O mercado empresarial está sempre em busca de novas tendências e ferramentas para divulgar, lançar e vender seus produtos e serviços. O roadshow é um formato diferenciado de evento corporativo em alta no cenário mundial pelo fato de garantir bons resultados, tanto em marketing quanto em vendas para as empresas que o promovem.
Quem tem experiência com a organização e o planejamento de eventos sabe que investir em inovação, dinamismo e interatividade são requisitos fundamentais para obter sucesso nos projetos, especialmente no ambiente empresarial. Logo, manter-se atualizado é uma condição essencial.
Se você é empresário e quer alavancar exponencialmente o seu negócio, continue acompanhando este artigo para saber o que é o roadshow e quais são as vantagens desse formato de evento corporativo para os projetos da sua empresa.
O que é um roadshow?
Road, em inglês, significa estrada, e show quer dizer exposição. Portanto, um roadshow é um formato de evento itinerante que percorre diferentes locais do país por um determinado tempo.
O objetivo desse modelo é apresentar uma empresa ou criar oportunidades de negócio por meio de lançamentos de produtos, demonstrações, treinamentos, divulgações e vendas para o público-alvo da organização.
Por isso, empresas que pensam em montar um roadshow para os clientes em potencial devem começar apresentando história da marca, os dados relevantes sobre a atuação no mercado, os principais produtos e o tempo de experiência. Todo esse contexto gera mais credibilidade ao público.
Vale destacar que as apresentações desse tipo de evento corporativo geralmente são curtas. Logo, uma vez que o objetivo é atingido, a atividade é encerrada. Por não ter local fixo para acontecer, os roadshows não são engessados. Este é um ponto positivo que permite que todo evento se adapte às necessidades pontuais de cada empresa.
Estrutura do roadshow
Em geral, os equipamentos para eventos são transportados pelas cidades por grandes caminhões e montados em lugares de fácil acesso da população, onde ocorrem as exposições: praças, áreas descampadas, estacionamentos de supermercados ou shoppings, entre outros.
Algumas empresas utilizam o próprio baú do veículo como sala, personalizando o espaço para divulgar sua marca para o público presente. Outras, porém, levantam suas próprias tendas customizadas.
Existem ainda organizações que alugam auditórios particulares. Tudo vai depender do orçamento disponível aliado à estratégia de marketing em questão.
Em todos os casos, além de música ambiente, a área ao redor do local do evento é preenchida com materiais publicitários que chamam a atenção de quem está nas proximidades, criando uma atmosfera agradável aos negócios.
As mídias regionais também podem ser utilizadas para promoção do roadshow, como emissoras de rádio, de televisão, agências de marketing e redes sociais, é claro.
Conheça as vantagens desse formato de evento corporativo
O roadshow é reconhecido mundialmente como um formato de evento eficiente, sobretudo, para alavancar campanhas promocionais e de divulgação, viabilizando projetos bem segmentados e próximos do público-alvo, seja para potencializar uma apresentação de vendas ou fortalecer uma marca no mercado. Confira algumas vantagens!
Excelente suporte à equipe de vendas
Por que esperar que os clientes venham até a empresa se a sua organização pode ir até eles? Essa pergunta ilustra uma das principais vantagens do roadshow, visto que a aproximação entre as partes interessadas pode criar as melhores oportunidades de negócios, seja durante o evento ou num futuro próximo.
Além disso, a interação olho no olho entre o público-alvo da marca e os agentes de venda da companhia possibilita ótimas chances de networking e conexões comerciais, relação que ultrapassa os tradicionais telefonemas acompanhados de envio de e-mail.
Atração de clientes em potencial
Imagine que um fabricante de tecnologia agrícola deseja levar seus produtos para a estrada a fim de exibi-los aos seus clientes em potencial.
Porque as necessidades dos agricultores podem diferir bastante de um local para outro, organizar um roadshow é mais eficiente, pois permite exibir os melhores produtos e explicar suas particularidades, segundo os desejos dos clientes de cada localidade.
Nesse tipo de evento corporativo, o público-alvo é bem definido, favorecendo o uso de uma comunicação mais direta e assertiva.
Fortalecimento da imagem da marca no mercado
O roadshow é geralmente realizado em sequência, sendo uma ótima opção para espalhar a mensagem da marca e fortalecê-la com ações específicas, capaz de alcançar pessoas que talvez não pudessem ser atingidas sem um evento dessa magnitude e formato.
Com todas essas possibilidades, fica mais fácil garantir a participação e o engajamento do público, por meio de conteúdos personalizados e diferenciados, com o auxílio de soluções e ferramentas digitais — algo indispensável para um roadshow.
Além disso, esse tipo de evento corporativo se revela como uma estratégia muito útil para o estabelecimento de parcerias com players locais, dando maior velocidade na expansão do alcance do produto ou serviço em questão no mercado nacional e até internacional.
Como tornar seu roadshow um case de sucesso?
Gerar ainda mais engajamento por meio do roadshow exige um planejamento ousado das empresas. Para a produção de um evento dinâmico como esse, é essencial pensar na implantação de tecnologias integradas, capazes de atrair, gerar desejo, interesse e ação do público participante.
Há muitos cases de sucesso nesse formato no Brasil. Um exemplo de inovação tecnológica, que cresce a cada ano é o RD On The Road, organizado pela RD Station. A empresa, localizada no sul do Brasil, comercializa seus serviços por meio de uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management), e realiza eventos móveis de marketing digital e vendas por todo o país.
Todo ano, a RD Station organiza um evento de grande porte em Florianópolis-SC, com grande oferta de conteúdo, shows musicais e diversas atividades de entretenimento, cativando e atraindo cada vez mais pessoas.
Outro caso que vale a pena conferir é o do Ricardo Jordão Magalhães, um dos cursos de vendas mais famosos do Brasil, o Vendedor Rainmaker. Jordão adaptou o treinamento a um formato itinerante de evento, denominado Vendedor Rainmaker na Estrada, que circula por todo o país, oferecendo oportunidades para potenciais clientes regionais participarem de um curso mais intensivo por um período de dois dias.
Aliás, fica a dica: se você se interessa por vendas e não conhece os cursos do Jordão, aproveite para assistir aos vídeos dele.
Agora, para sua empresa ser bem-sucedida no planejamento e na execução de um roadshow, veja 4 passos que toda companhia deveria seguir antes de tirar um projeto do papel.
1- Definição dos objetivos do evento
Definir metas claras é fundamental para um evento corporativo como o roadshow. Quando os objetivos são visíveis para todos os envolvidos, tal direcionamento faz com que cada decisão a ser tomada nos bastidores da empresa fique muito mais fácil. Logo, é essencial se certificar previamente de que os objetivos sejam mensuráveis, assim como o retorno sobre o investimento (ROI).
Também vale a pena garantir que o momento pós-evento seja aproveitado estrategicamente, visto que informações de diversos leads estarão à disposição da organização e devem ser trabalhadas conforme os objetivos traçados inicialmente.
O trabalho desenvolvido em um roadshow não se encerra com o evento. Aliás, em muitos casos, pode-se dizer que o esforço maior começa após o término da programação em cada cidade. Esse é o momento em que as oportunidades criadas podem ser discutidas entre a equipe organizadora e aproveitadas mediante um plano de ação bem elaborado.
2- Segmentação da audiência
Quem é a audiência desejada e quais os principais interesses dela? Onde ela costuma comprar? Quais as profissões que ela exerce? Qual a configuração familiar? Qual a renda per capita da cidade onde as pessoas moram? Quantos habitantes existem no município? Com base nessas perguntas, é possível planejar os diferentes conteúdos e as atividades que serão apresentadas no roadshow, atendendo as necessidades do público participante.
A segmentação pode ser traçada conforme a localização geográfica de cada evento, de modo que sejam definidos os produtos que serão divulgados, os palestrantes, os horários das principais atividades, o estilo de abordagem dos staffs, entre outras informações importantes.
3- Escolha dos melhores parceiros para produzir seu evento
Um parceiro de produção é o aliado mais importante da empresa dona do evento durante a organização dos detalhes e promoção do roadshow. Ao escolher um associado, é importante selecionar um que tenha sólida experiência e capacidade para oferecer serviços de qualidade. É perigoso trocar de parceiro a pouco tempo do evento acontecer, pois pode impactar, de forma negativa, na experiência dos participantes e, com certeza, os custos e esforços da operação ficarão maiores.
Portanto, para elaborar um roadshow eficiente, a empresa deve estar presente em todo o processo de planejamento e execução para reduzir os custos do evento e garantir os resultados esperados.
4- Uso estratégico da tecnologia
Um roadshow de sucesso não sobrevive sem o uso de ferramentas tecnológicas de qualidade e ágeis. Afinal, elas criam um maior engajamento entre a companhia e os prospects, contribuem para a coleta de dados e ajudam na redução de erros operacionais, além de viabilizarem uma comunicação mais rápida e eficiente entre todos os envolvidos.
Eventos de roadshow são experiências únicas de relacionamento com o público-alvo. Por isso, para criar vivências marcantes para a audiência, é preciso fugir do convencional. A utilização de apostilas, folhetos e demais materiais impressos tradicionais pode ser enriquecida ou substituída por opções inovadoras e sustentáveis, como o uso de tablets.
O interessante é que esses gadgets não precisam ser comprados pela sua empresa para atender às necessidades de um evento corporativo. Você pode alugar tablets com total segurança e garantia de funcionamento, conforme a necessidade de uso. Tais ferramentas tecnológicas permitirão uma maior aderência do público ao programa ofertado, bem como a assimilação da mensagem distribuída.
A título de exemplo, o uso de totens contendo tablets localizados em pontos específicos do roadshow favorece a interação dos participantes, melhora a recepção do evento, eliminando filas de cadastro e triagem e contribuindo para a captação de leads de forma totalmente digital.
Roadshow: escolha o parceiro certo e faça seu evento corporativo ser um sucesso
Para ter sucesso em iniciativas modernas e dinâmicas como os roadshows, o ideal é contar com o apoio de parceiros experientes que saibam criar meios para o uso inteligente da tecnologia na aproximação entre a marca e os clientes do seu evento. A Tec Mobile oferece inovações tecnológicas para eventos e opções mais econômicas para que sua empresa possa aproveitar esses recursos disponíveis no mercado e gerar experiências únicas à sua audiência.
Agora que você entendeu o conceito de roadshow e as vantagens de utilizá-lo na sua empresa, dê o próximo passo, e avalie se esse formato de evento corporativo é oportuno para seu negócio, assim como tem sido para inúmeras organizações mundo afora.
Se você deseja melhorar os resultados obtidos em seus eventos corporativos, aumentar o engajamento e a interatividade dos clientes com sua marca, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e contratar a que mais se adequa às necessidades de marketing e vendas da sua empresa!
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