Descubra 6 impactos positivos da transformação digital nos eventos

Descubra 6 impactos positivos da transformação digital nos eventos

Já sabe o que é transformação digital? Talvez você se surpreenda e entenda que seu negócio ainda está caminhando a passos curtos nessa direção. É comum que algumas empresas pensem que a transformação está conectada apenas com ter uma conta no Facebook e Instagram. Você está nesse grupo?

Para entender o que é, de fato, transformação digital, nós preparamos este texto com tudo que você precisa saber, inclusive os principais impactos positivos que ela pode ter nos seus eventos. Boa leitura!

O que é transformação digital?

Transformação digital é um conceito que tem ficado mais forte nas mais variadas empresas. Entretanto, nem todos sabem o que, de fato, ela engloba. Vários acreditam que está relacionada com a criação de páginas em redes sociais e com a comunicação com os consumidores nos canais em que eles mais estão.

Isso é verdade, mas a transformação digital vai muito além, abarcando técnicas e estratégias para fazer com que os processos da empresa fiquem mais inteligentes e eficazes, de modo a melhorar os resultados.

Por exemplo, uma empresa que realiza eventos pode adotar tablets, em vez das listas impressas com os nomes dos convidados. Ainda, no lugar de fazer pesquisas intermináveis, é possível utilizar QR Codes para achar todos os dados com enorme facilidade.

Ou seja, a transformação digital atua em todas as tarefas manuais que podem ser substituídas pelas automáticas. Em um nível ainda maior, big data e inteligência artificial podem ser usados para entender melhor o público e prever quais assuntos chamam atenção dos participantes. Legal, não é mesmo? 

Quais são os impactos positivos da transformação digital?

Veja, agora, os principais pontos positivos de se trabalhar com transformação digital nos eventos.

1. Conexão com o público

Se a transformação digital não pode ser resumida a uma comunicação eficaz com usuários nas redes sociais, isso, com certeza, faz parte de uma estratégia digital bem-feita. Não dá mais para fingir que o público não está nas redes ou não se interessa por elas.

Há muitas instituições que ainda fingem usar redes sociais, uma vez que a utilização se resume a falar da empresa com o tom de voz dos colaboradores, mas a transformação digital mostra que o cliente deve estar no centro de cada ação realizada.

Por isso, deve-se aplicar o máximo de inteligência para prever as ações e caminhar de forma mais conectada com os interesses dos consumidores. Desse modo, é essencial definir de que maneira o usuário gosta de ser tratado, fazer postagens que possam ajudar na resolução de suas principais dificuldades e demandas, além de interagir da melhor forma possível.

2. Melhora das experiências

A transformação digital aumenta as possibilidades para encantar os usuários. Em vez de fazer tudo como sempre, é possível entender como agir para agradar e executar ações que ajudarão nisso.

Em um evento, por exemplo, quando o check-in é feito de maneira rápida e eficiente por meio de tablets, a tendência é que as experiências sejam mais fortes e interessantes para cada participante. O mesmo com aplicativos próprios para o evento, com todas as informações e documentos das programações.

O mais interessante é que a transformação digital é um conceito em construção. Por isso, há sempre novas formas de deixar a experiência dos participantes mais interessante.

3. Integração dos canais

Quando uma marca atua em diversos canais, como é o caso das empresas omnichannel, eles precisam ser integrados de maneira que as falhas sejam minimizadas. 

Por exemplo, uma empresa que vende produtos na internet e em uma loja física deve prestar todo o atendimento também em seu ponto comercial, mesmo que a compra tenha sido feita virtualmente. Para isso, é essencial que os sistemas sejam integrados, dando ao atendente acesso às informações.

Outro exemplo é quanto ao atendimento. Por vezes, as empresas estão presentes nas redes sociais, mas, quando os usuários têm demandas de suporte, são encaminhados para o SAC, recebendo um número de telefone. Com isso, o usuário fica frustrado, por não conseguir resolver seus problemas de maneira rápida e eficiente.

4. Otimização da comunicação

Falando em atendimento e comunicação, a inteligência tem se tornado uma característica essencial para as empresas. É quase impossível ter bons resultados quando se trabalha com achismos e opiniões dos próprios colaboradores.

Por isso, muitas vezes, as campanhas empresariais apresentam resultado oposto ao desejado, já que não consideraram o que o público-alvo pensa delas.

Ou seja, a comunicação precisa se tornar mais profissional, trabalhando com os aspectos que os consumidores desejam. Nesse sentido, o monitoramento das redes sociais, utilizando mineração de dados, é eficiente para entender quais são as pautas mais interessantes para os consumidores.

Mais do que isso, é uma forma de entender o que os seguidores estão pensando da empresa. Dessa maneira, fica mais fácil definir estratégias para reforçar ou minimizar algumas visões sobre a companhia.

5. Redução de custos

Que empresa não deseja reduzir os custos? Com a transformação digital, torna-se possível fazer mais com menos, uma vez que os processos são automatizados e se tornam mais eficientes que os manuais.

Voltando a pensar nos eventos, a empresa pode reduzir custos com pessoal quando trabalha com tablets para fazer o check-in. Se o processo se torna mais rápido e mais pessoas podem ser atendidas, menos colaboradores serão necessários.

6. Maior possibilidade para parcerias

Com processos mais inteligentes e eficientes, mais empresas gostarão de colocar a marca delas junto à sua, já que as corporações mais tecnológicas são vistas como instituições que estão no futuro e têm mais credibilidade para trabalhar no presente.

Dessa maneira, é possível aumentar a cota para os parceiros ou mesmo ampliar as possibilidades de publicidade no evento.

Agora que você sabe o que é transformação digital, é hora de começar a se planejar para andar nesse caminho, fornecendo sensações e emoções para os participantes, diminuindo custos e tendo melhores resultados. Se, antes, essa postura era vista como algo para o futuro; agora, trata-se da sobrevivência da sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Já que você chegou até aqui, veja agora como organizar um workshop e consiga melhores resultados. Esperamos por você!

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