Descubra 6 impactos positivos da transformação digital nos eventos

Já sabe o que é transformação digital? Talvez você se surpreenda e entenda que seu negócio ainda está caminhando a passos curtos nessa direção. É comum que algumas empresas pensem que a transformação está conectada apenas com ter uma conta no Facebook e Instagram. Você está nesse grupo?
Para entender o que é, de fato, transformação digital, nós preparamos este texto com tudo que você precisa saber, inclusive os principais impactos positivos que ela pode ter nos seus eventos. Boa leitura!
Resumo
ToggleO que é transformação digital?
Transformação digital é um conceito que tem ficado mais forte nas mais variadas empresas. Entretanto, nem todos sabem o que, de fato, ela engloba. Vários acreditam que está relacionada com a criação de páginas em redes sociais e com a comunicação com os consumidores nos canais em que eles mais estão.
Isso é verdade, mas a transformação digital vai muito além, abarcando técnicas e estratégias para fazer com que os processos da empresa fiquem mais inteligentes e eficazes, de modo a melhorar os resultados.
Por exemplo, uma empresa que realiza eventos pode adotar tablets, em vez das listas impressas com os nomes dos convidados. Ainda, no lugar de fazer pesquisas intermináveis, é possível utilizar QR Codes para achar todos os dados com enorme facilidade.
Ou seja, a transformação digital atua em todas as tarefas manuais que podem ser substituídas pelas automáticas. Em um nível ainda maior, big data e inteligência artificial podem ser usados para entender melhor o público e prever quais assuntos chamam atenção dos participantes. Legal, não é mesmo?
Quais são os impactos positivos da transformação digital?
Veja, agora, os principais pontos positivos de se trabalhar com transformação digital nos eventos.
1. Conexão com o público
Se a transformação digital não pode ser resumida a uma comunicação eficaz com usuários nas redes sociais, isso, com certeza, faz parte de uma estratégia digital bem-feita. Não dá mais para fingir que o público não está nas redes ou não se interessa por elas.
Há muitas instituições que ainda fingem usar redes sociais, uma vez que a utilização se resume a falar da empresa com o tom de voz dos colaboradores, mas a transformação digital mostra que o cliente deve estar no centro de cada ação realizada.
Por isso, deve-se aplicar o máximo de inteligência para prever as ações e caminhar de forma mais conectada com os interesses dos consumidores. Desse modo, é essencial definir de que maneira o usuário gosta de ser tratado, fazer postagens que possam ajudar na resolução de suas principais dificuldades e demandas, além de interagir da melhor forma possível.
2. Melhora das experiências
A transformação digital aumenta as possibilidades para encantar os usuários. Em vez de fazer tudo como sempre, é possível entender como agir para agradar e executar ações que ajudarão nisso.
Em um evento, por exemplo, quando o check-in é feito de maneira rápida e eficiente por meio de tablets, a tendência é que as experiências sejam mais fortes e interessantes para cada participante. O mesmo com aplicativos próprios para o evento, com todas as informações e documentos das programações.
O mais interessante é que a transformação digital é um conceito em construção. Por isso, há sempre novas formas de deixar a experiência dos participantes mais interessante.
3. Integração dos canais
Quando uma marca atua em diversos canais, como é o caso das empresas omnichannel, eles precisam ser integrados de maneira que as falhas sejam minimizadas.
Por exemplo, uma empresa que vende produtos na internet e em uma loja física deve prestar todo o atendimento também em seu ponto comercial, mesmo que a compra tenha sido feita virtualmente. Para isso, é essencial que os sistemas sejam integrados, dando ao atendente acesso às informações.
Outro exemplo é quanto ao atendimento. Por vezes, as empresas estão presentes nas redes sociais, mas, quando os usuários têm demandas de suporte, são encaminhados para o SAC, recebendo um número de telefone. Com isso, o usuário fica frustrado, por não conseguir resolver seus problemas de maneira rápida e eficiente.
4. Otimização da comunicação
Falando em atendimento e comunicação, a inteligência tem se tornado uma característica essencial para as empresas. É quase impossível ter bons resultados quando se trabalha com achismos e opiniões dos próprios colaboradores.
Por isso, muitas vezes, as campanhas empresariais apresentam resultado oposto ao desejado, já que não consideraram o que o público-alvo pensa delas.
Ou seja, a comunicação precisa se tornar mais profissional, trabalhando com os aspectos que os consumidores desejam. Nesse sentido, o monitoramento das redes sociais, utilizando mineração de dados, é eficiente para entender quais são as pautas mais interessantes para os consumidores.
Mais do que isso, é uma forma de entender o que os seguidores estão pensando da empresa. Dessa maneira, fica mais fácil definir estratégias para reforçar ou minimizar algumas visões sobre a companhia.
5. Redução de custos
Que empresa não deseja reduzir os custos? Com a transformação digital, torna-se possível fazer mais com menos, uma vez que os processos são automatizados e se tornam mais eficientes que os manuais.
Voltando a pensar nos eventos, a empresa pode reduzir custos com pessoal quando trabalha com tablets para fazer o check-in. Se o processo se torna mais rápido e mais pessoas podem ser atendidas, menos colaboradores serão necessários.
6. Maior possibilidade para parcerias
Com processos mais inteligentes e eficientes, mais empresas gostarão de colocar a marca delas junto à sua, já que as corporações mais tecnológicas são vistas como instituições que estão no futuro e têm mais credibilidade para trabalhar no presente.
Dessa maneira, é possível aumentar a cota para os parceiros ou mesmo ampliar as possibilidades de publicidade no evento.
Agora que você sabe o que é transformação digital, é hora de começar a se planejar para andar nesse caminho, fornecendo sensações e emoções para os participantes, diminuindo custos e tendo melhores resultados. Se, antes, essa postura era vista como algo para o futuro; agora, trata-se da sobrevivência da sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo.
Já que você chegou até aqui, veja agora como organizar um workshop e consiga melhores resultados. Esperamos por você!