Saiba como usar a tecnologia móvel a favor da área de marketing

Homem negro em escritório, utilizando um aparelho celular

A tecnologia móvel é aquela que permite o seu uso durante a movimentação do usuário. Ela pode ser considerada uma revolução, visto que passou a fazer parte da vida de diversas pessoas e empresas, ajudando na tomada de decisões.

Com um dispositivo mobile, como o celular com acesso a uma rede de internet, por exemplo, muitas organizações podem se relacionar, interagir e influenciar um determinado público a fechar um negócio.

Dessa forma, conseguirá ter mais facilidade em investir em ações de marketing que visem destacar a empresa no mercado de atuação, além de otimizar a comunicação e o tempo dos profissionais. Quer descobrir como utilizar a tecnologia móvel a favor da área de marketing? Continue a leitura do artigo! Vamos lá?

SMS marketing

Por meio do SMS marketing, é possível enviar mensagem de texto para quem fez um cadastro prévio na lista de contato da organização. Essa ferramenta é fundamental para conseguir manter um bom relacionamento com os consumidores. Isso porque, por meio dessa estratégia, conseguirá enviar status de pedidos, informações sobre os últimos lançamentos, lembrete de data de pagamento, promoções, realização de cobranças, entre outras ações.

A partir disso, a empresa terá um contato mais próximo com os seus clientes. Além disso, essa é uma forma de fazer com que a companhia seja sempre lembrada pelas pessoas, aumentando as chances de os consumidores virarem clientes fiéis do empreendimento. 

Bluetooth marketing

O bluetooth marketing, também conhecido como marketing de proximidade, é considerado como uma estratégia que utiliza o bluetooth dos equipamentos mobile como forma de compartilhamento de arquivos multimídias com os consumidores. O seu objetivo é transmitir informações relacionadas aos seus serviços e produtos. O compartilhamento pode ser feito por meio de lista de produtos do empreendimento, arquivos em formato de vídeo, catálogo de compras, entre outros.

Essa estratégia é gratuita, ou seja, você não terá nenhum custo pela manutenção dessa ferramenta. Contudo, é preciso lembrar os clientes de ativar o bluetooth dos seus aparelhos, quando estiverem no estabelecimento, para que, assim, seja possível receber o envio do material no smartphone. 

E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal fundamental para a captação e a nutrição de leads. Mas, para isso, é necessário contar com uma boa lista de contatos. Assim, conseguirá interagir com o seu público, da melhor forma possível. Essa estratégia permite, por exemplo, saber em qual etapa do funil de vendas o lead se encontra, de forma que seja possível identificar o momento ideal para vender o seu serviço ou produto.

Cada e-mail enviado deixará a empresa mais próxima dos consumidores, pois eles percebem que o empreendimento tem a solução ideal para o seu “problema”. Mas, lembre-se que, antes de enviar os e-mails para os leads, é preciso ter uma autorização prévia de cada uma das pessoas que fazem parte da sua lista de contatos. Essa ação é necessária, para que o empreendimento esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

QR code marketing

Com o avanço da tecnologia móvel, também foi possível otimizar as novas estratégias de marketing. Um exemplo disso é o QR code, que nada mais é do que um código de barras em 2D, no qual a pessoa faz a leitura por meio de uma câmera do smartphone e, em seguida, ele é direcionado para outra página.

Por meio do QR code marketing, conseguirá fazer um redirecionamento dos consumidores do seu negócio para qualquer endereço da internet. Essa ferramenta é rápida e segura, podendo ser utilizada de diversas formas, como no panfleto do empreendimento, para que o cliente saiba mais informações sobre sua empresa.

Outra opção é utilizar o QR code na embalagem de produtos, para que os clientes consigam ver um tutorial de como usar corretamente o item que eles acabaram de comprar, por exemplo. Com essa estratégia, será possível facilitar ainda mais a comunicação com seu público-alvo, deixando a clientela cada vez mais satisfeita com os serviços ofertados. 

Aplicativos

A tecnologia móvel também permite que os aplicativos facilitem muito a vida dos consumidores que desejam ter praticidade na hora de efetivar uma compra on-line. Em poucos minutos, será possível conseguir aquele item tão desejado, sem precisar sair de casa. Outras funcionalidades também podem ser incorporadas a essa plataforma, como formas de pagamentos facilitados, descontos na primeira compra pela ferramenta etc. 

Redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, as empresas que desejam aumentar suas vendas também precisam estar conectadas nessas plataformas, como Instagram, Facebook, Tik Tok, entre outros. Quando o seu negócio está conectado nas redes sociais, ele consegue ficar cada vez mais próximo do seu público-alvo, seja por meio de posts de engajamento, informativos ou promocionais, por exemplo. Por isso, é fundamental gerar conteúdos regulares que sejam do interesse dos seus clientes. 

Mas, para que essa ação funcione como planejado, é preciso saber qual o perfil desses consumidores, os seus gostos, interesses e preferências de consumo. Ao fazer uma breve pesquisa, até mesmo pela própria rede social, conseguirá ter acesso a essas informações, produzindo um material rico e que gere interesse das pessoas que seguem o perfil da empresa. 

Páginas responsivas

Conseguir visualizar corretamente a página de uma empresa é uma estratégia de marketing indispensável para o sucesso do negócio. Essa ação permite uma melhor experiência do usuário no site, evitando que ele entre e saia da página na mesma hora. Com a criação de páginas responsivas, as pessoas vão poder visualizar o seu portal, de forma facilitada, seja por meio do smartphones, tablets ou computadores. Além disso, essa estratégia também garante um melhor posicionamento do site nas buscas do Google, por exemplo. 

Como você pode perceber ao longo do artigo, a tecnologia móvel pode ser utilizada de diversas formas a favor da área de marketing, como por meio das redes sociais, SMS, bluetooth, e-mail, QR Code, aplicativos e criação de páginas responsivas.

A partir dessas ações, conseguirá oferecer uma melhor experiência aos clientes, registrar dados estratégicos para o negócio, ter uma equipe mais conectada, reduzir custos, fortalecer a marca e criar boas experiências. Além disso, também será possível ter mais flexibilidade na rotina, gerar mais produtividade da equipe, criar um fluxo de inovação, entre outros benefícios. 

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