Conheça as técnicas de storytelling para criar conteúdos que atraem | Tec Mobile
conhecaastecnicasdestorytellingparacriarconteudosqueatraem
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Já imaginou atrair o seu público por meio de histórias? Pois bem, essa tática faz parte da nova realidade do mercado e vem conquistando bastante espaço no mundo corporativo — uma forma que as empresas utilizam para se conectar emocionalmente com os clientes e, assim, ganhar destaque perante a concorrência.

Para desenvolver um bom enredo, além de ideias criativas é preciso dominar algumas técnicas de storytelling. Mas fique tranquilo, pois essa missão não é um “bicho de sete cabeças”. Neste post, mostraremos a relevância de contar boas histórias a fim de conquistar o público do seu evento, bem como as principais estratégias para garantir esse objetivo. Siga a leitura e confira!

O que é storytelling?

Storytelling é um termo em inglês que se refere a uma prática muito comum no nosso dia a dia: contar histórias. Entretanto, no mundo corporativo o seu significado é muito mais profundo — tais narrativas são utilizadas como uma ferramenta de alta persuasão para encantar e convencer potenciais clientes a investir nos produtos ou serviços disponibilizados por uma empresa.

O ato de contar uma história desperta sensações nas pessoas, fazendo que que elas estabeleçam um vínculo afetivo com a marca. Por esse motivo, o storytelling passou a ser uma estratégia amplamente adotada nas campanhas de marketing.

É, portanto, um conjunto de técnicas narrativas aptas a transformar conteúdos em uma experiência única para o cliente na sua jornada de compra — tornando-o um consumidor fidelizado.

Quais as principais técnicas de storytelling para promover maior interação?

Embora não exista uma fórmula mágica que garanta o sucesso do storytelling, compreender alguns aspectos importantes do seu processo de construção pode facilitar bastante essa tarefa. Vejamos algumas técnicas relevantes a seguir.

Conheça o seu público-alvo

O ponto de partida para uma boa história é conhecer quem serão os seus destinatários. Dessa forma, ao definir os seus objetivos com esta ação, é preciso ter uma ideia bem clara do perfil de quem você deseja impactar com este trabalho.

Mas, ao contrário do que muitos podem imaginar, tal etapa vai muito além de compreender o público-alvo. O escritor deve conhecer o psicológico das pessoas que vão receber a mensagem: suas dores, anseios, objetivos e visão de mundo.

Ambientalize a sua história 

Além de delimitar a audiência, a escolha do cenário da narrativa e o local da sua divulgação também é uma etapa decisiva para que ela cause os resultados esperados. 

No caso dos eventos, construir um ambiente que guarde relações com o que a sua empresa pretende apresentar facilita o exercício dos ouvintes de se imaginarem naquele local e criarem expectativas sobre a sua realização — é um espaço aberto ou fechado? Quais os detalhes marcantes da decoração? —, entre outras características.

Ademais, é interessante pesquisar quais os canais de comunicação ideais para promover o seu conteúdo, afinal, não faz sentido disponibilizá-lo em uma mídia onde o público não se encontra. Caso contrário, a estratégia perde efetividade.

Transmita sua mensagem de maneira inesquecível

O principal objetivo do storytelling é trazer humanidade ao fato, de modo que as pessoas se sintam realmente atraídas. Nesse contexto, a mensagem transmitida deve oferecer soluções realistas e claras para um conflito, gerando aprendizado a partir desse contato.

Assim, se você fará um evento de enriquecimento profissional, use toda a sua criatividade para educar esse público e aguçar o seu interesse de participação. Os conteúdos promovem muita interação e feedbacks positivos para melhor atender os participantes do evento.

Como você pôde ver, as técnicas de storytelling não envolvem ações mirabolantes — é uma questão de conhecer algumas boas práticas para transmitir sua mensagem com eficiência e estilo próprio, que proporcione um contexto ao público e a segurança necessária para que tomem uma ação. Lembrando que as histórias são mais impactantes e fáceis de lembrar do que outras táticas utilizadas pelo marketing!

Gostou do artigo? Viu como o storytelling é uma estratégia poderosa a fim de atrair mais pessoas para o seu evento? Então, deixe que seus amigos também aprendam sobre o tema e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!


Atualizar preferências