Com a expansão da Internet e a evolução das práticas digitais, as novas soluções em tecnologia da informação são ferramentas que ocupam lugar de destaque na transformação digital das empresas.
A exemplo das ferramentas de videoconferência que passaram a ser ainda mais usadas no contexto da pandemia, ou do software de reconhecimento de imagem que oferece novas possibilidades de identificação de produtos para os clientes, muitas soluções tecnológicas foram integradas no processo de digitalização das empresas.
E essas soluções também passaram a ser aprimoradas pelas próprias empresas desenvolvedoras responsáveis por fornecê-las. Afinal, o aumento dos usuários exigiu que as funções oferecidas fossem otimizadas.
Como apontou o Gartner em estudo recente, essas inovações podem oferecer novas oportunidades estratégicas às empresas nos próximos anos.
Podem, por exemplo, ajudar as empresas a otimizar seus processos internos, ou a se adaptar a novas práticas de aquisição de clientes.
Benefícios das soluções em tecnologia da informação
Nesta era digital, a implementação de novas tecnologias nas empresas tornou-se essencial para garantir a sua competitividade e a sua durabilidade no mercado. Estas representam grandes vantagens para a empresa, nomeadamente:
Fique por dentro do seu mercado
Não é mais segredo que a tecnologia está onipresente em nosso cotidiano, e que se renova a cada dia. Assim, adotar novas tecnologias dentro de sua empresa só pode beneficiá-lo e garantir que você esteja sempre na vanguarda das últimas inovações.
Em casa e no trabalho, todos esperam interagir ou utilizar ferramentas modernas e práticas para facilitar a execução de suas tarefas.
Atender a esse requisito garantirá que você enfrente a concorrência e mantenha seu lugar no mercado.
Produtividade melhorada
Introduzir novas tecnologias em um negócio não é fácil e geralmente requer um grande investimento. No entanto, é um investimento que vale a pena e que irá ajudá-lo a melhorar a sua produtividade.
Com efeito, estas novas tecnologias permitem-lhe adaptar os seus produtos e serviços de acordo com as reais necessidades dos seus clientes, bem como aumentar a sua visibilidade, o que lhe permitirá transformar os seus clientes potenciais em clientes, o que vai melhorar o seu desempenho global a longo prazo.
Economize tempo, esforço e dinheiro
Com a capacidade de automatizar determinadas tarefas, a introdução de novas tecnologias é uma grande economia de tempo, dinheiro e carga de trabalho dos funcionários.
Além disso, ao introduzir estas inovações nos métodos de trabalho, a empresa permite que os seus colaboradores se dediquem a missões mais importantes e de maior valor acrescentado, algo que os ajudará a explorar todo o seu potencial e a melhorar o seu trabalho.
Esta é uma iniciativa bem-sucedida de descobrir os talentos dos funcionários, desenterrar novas oportunidades, que certamente afetarão o faturamento da empresa.
Tecnologia e estratégia de negócio
Isso significa que a tecnologia digital tem sido utilizada como uma ferramenta para melhor atingir os objetivos estratégicos e otimizar as operações, não apenas como uma influência sobre como conceituar e desenvolver novas estratégias.
Embora essa abordagem já tenha servido bem a muitas empresas, para algumas delas, no entanto, não é mais suficiente, especialmente se quiserem prosperar no ecossistema econômico dominado pelo digital.
A tecnologia está em constante evolução, as empresas, as sociedades e o mundo precisam entender melhor a tecnologia digital e seu vasto potencial para considerá-la mais ativamente a fim de estabelecer melhores estratégias de negócios.
Como as empresas podem conseguir isso? Através de uma nova estratégia de negócios orientada para a tecnologia. O que é uma estratégia de negócios orientada para a tecnologia? Por que é necessário?
A abordagem clássica e mais comum que as empresas adotam para gerenciar sua estratégia digital é desenvolvê-la juntamente com suas estratégias de negócios mais amplas.
No entanto, o novo mercado global cada vez mais digitalizado tornou mais crítica a necessidade de uma abordagem mais unificada e holística.
Fatores-chave na estratégia
De acordo com a consultoria global Deloitte, cinco fatores-chave exigiram uma maior fusão de tecnologia e estratégias de negócios, a saber:
- Convergência: A indefinição das fronteiras entre o mercado digital e o mercado físico, a fusão das cadeias de abastecimento e valor, bem como a eliminação das fronteiras industriais pré-existentes.
- Proliferação de dados: As empresas devem encontrar maneiras de processar, entender e aplicar insights das quantidades cada vez maiores de dados gerados pelas interações com os clientes e suas próprias operações.
- Horizontes competitivos: Os líderes empresariais de hoje muitas vezes precisam equilibrar a administração de seus negócios com o planejamento estratégico para enfrentar um futuro desconhecido e disruptivo.
- Capacitação do cliente: A tecnologia digital criou um ecossistema multistakeholder muito mais dinâmico para o envolvimento do cliente, que apresenta desafios e oportunidades para empresas que buscam melhorar a experiência do cliente.
- Velocidade e volatilidade: À medida que novas tecnologias disruptivas continuam a surgir em taxas crescentes, as empresas devem estar preparadas para mudanças contínuas em seu cenário de negócios. Eles devem ser capazes de aproveitar novas oportunidades e não depender excessivamente de vantagens competitivas que podem ser rapidamente corroídas por novos desenvolvimentos.
As empresas que até agora separaram sua estratégia de tecnologia de sua estratégia de negócios precisarão encontrar novas maneiras de mesclá-las para se organizarem melhor, se estruturarem e se orientarem para o sucesso em um mundo digital.
Isso permite que as empresas utilizem melhor os recursos de TI para melhorar a experiência do cliente, otimizar as cadeias de suprimentos, tornar-se mais resilientes a interrupções e, por fim, melhorar o desempenho financeiro.
Ao fundir sua estratégia digital com sua estratégia de negócios, as empresas podem usar esses ativos para criar valor. Esses são os princípios básicos de uma estratégia de negócios orientada para a tecnologia.
Abaixo, listamos as 7 soluções em tecnologia da informação que sua empresa precisa implantar com a máxima urgência, para colher os benefícios que listamos.
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1. Inteligência artificial
Memorizar, analisar e compreender para produzir novos conceitos: este é o conceito de inteligência artificial generativa. Com base no princípio de Machine Learning, esse tipo de IA pode processar um grande volume de dados e aprender com diferentes conteúdos ou objetos, com o objetivo de gerar seus próprios conceitos originais.
A inteligência artificial generativa pode atender a diferentes atividades de negócios. Um dos seus exemplos de aplicação foi particularmente destacado no setor do design, tendo assim permitido à Decathlon proceder à criação de um protótipo de uma bicicleta futurista, com base na análise dos processos de fabricação e modelagem por software generativo de inteligência artificial.
É também na área da saúde que essa tecnologia tem sido utilizada. Por exemplo, a empresa francesa Iktos uniu-se a vários laboratórios no âmbito da otimização dos processos de investigação de novos fármacos, com base numa base de dados analisada por software de inteligência artificial generativa.
2. Gêmeos digitais
Há vários anos, os gêmeos digitais (digital twins) as duplas digitais se posicionam como uma das grandes tendências tecnológicas da atualidade, principalmente se falamos do setor industrial.
Eles não são apenas cópias digitais de objetos, espaços, sistemas físicos ou processos que podem ser usados para produzir produtos mais precisos, reduzir custos ou prever possíveis erros.
Eles também abrem um mundo de possibilidades para testar e modelar se o comportamento de uma instalação industrial, por exemplo, está adequado.
Esta nova tecnologia nos permite modificar os componentes que precisamos no mundo digital até que sejam otimizados e alcancem sua melhor versão no mundo real.
Ele mudará completamente a forma como os processos de negócios são aprimorados, aumentará a eficiência e reduzirá exponencialmente os custos nas indústrias de construção, aeroespacial, saúde, educação e outras.
3. Blockchain
Até agora, os processos de pagamento online bilaterais eram realizados por um intermediário que verificava os dados por meio de um sistema centralizado, o que poderia causar muitos problemas.
No entanto, com o advento da tecnologia blockchain e seu modelo descentralizado, o controle final da organização é removido e os dados são armazenados de forma criptografada e muito mais segura.
A descentralização cria novas formas de fazer negócios e comunicar, além de facilitar a automação, levando a um aumento significativo na propriedade digital.
A Gartner prevê que, até 2025, o valor empresarial desta tecnologia aumente para mais de 176 mil milhões de dólares, razão pela qual evoluiu de uma tecnologia exclusivamente destinada ao setor financeiro ou mais relacionada com criptomoedas para uma tecnologia que começa a ser adotada em muitos setores.
4. Inteligência artificial e segurança
Uma das grandes tendências em soluções em tecnologia da informação será a proteção dos dados trocados por redes elétricas “inteligentes”.
Melhorar os recursos de segurança desses dispositivos se tornará uma prioridade para as empresas, e a inteligência artificial vai desempenhar um papel central na solução desse desafio.
O desenvolvimento do 5G significa comunicação mais rápida e a capacidade de conectar mais dispositivos. A inteligência artificial e o aprendizado de máquina permitem uma abordagem mais proativa às decisões de segurança e permitem a automação rápida dos processos de tomada de decisão e a criação de modelos com base em dados incompletos ou corrompidos.
5. Hiperautomação: maximize a automação
Com a hiperautomação, as empresas identificam e automatizam o maior número possível de processos de negócios usando várias técnicas, como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), processamento de linguagem natural e automação robótica de processos (RPA). Resultado: muito mais pode ser automatizado.
A hiperautomação garante que os funcionários se tornem mais eficientes e criativos, os sistemas podem ser integrados e a agilidade digital é criada. Você pode até automatizar automações com ele.
Devido ao coronavírus, a abordagem de hiperautomação está em ascensão, em parte porque muitas organizações se comprometeram totalmente com uma estratégia remota e digital em primeiro lugar depois da pandemia.
6. Nuvem distribuída: o melhor dos dois mundos
A migração para a nuvem é uma das ferramentas mais importantes para muitas empresas na transformação digital. Uma tendência tecnológica estratégica em ascensão é a nuvem distribuída, que está sendo rapidamente adotada pela comunidade empresarial.
Essa forma de nuvem preenche a lacuna entre a nuvem pública e a fechada. Com a nuvem distribuída, você pode ter opções de nuvem pública em diferentes locais físicos, como seu próprio data center e dispositivos na periferia de seu cenário de TI. O provedor de nuvem é responsável por gerenciar os serviços de nuvem.
A distância física para a nuvem distribuída é mínima, então você tem menos congestionamento de pacotes dados e atrasos na comunicação de dados (latência). Além disso, você cumpre os regulamentos de soberania de dados, pois os armazena no país onde foram gerados.
7. Metaverso
A palavra metaverso tornou-se popular nos últimos tempos. Depois do Facebook, a empresa-mãe mudou o nome para Meta e anunciou que o foco será inteiramente no desenvolvimento do metaverso. Mas, o que exatamente significa o termo e o que os usuários podem fazer com ele?
Metaverso é uma combinação das palavras meta e universo e é visto como a próxima evolução da internet. Trabalhar, divertir-se, comunicar, aprender, fazer compras: todos esses tipos de atividades diárias devem ser possíveis em ambientes virtuais. Assim como a introdução da internet mudou profundamente o mundo, o metaverso deve fazer o mesmo.
Alguns aspectos do metaverso já existem em jogos mundialmente populares, como Minecraft, Fortnite e Roblox. Estes jogos oferecem uma experiência social e virtual imersiva e permitem que os jogadores interajam com pessoas de todo o mundo. O metaverso deve permitir experiências semelhantes por meio de realidade virtual e aumentada.
Com dispositivos como headsets de realidade virtual, óculos digitais, smartphones e outros dispositivos, o metaverso deve se tornar popular no futuro e também impactar as empresas. Um fato importante é que a tecnologia para fazer o metaverso ainda não existe. Também não está claro se as empresas e as pessoas estão realmente esperando por essa inovação.
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Como aproveitar as novas tecnologias nos negócios?
A implementação de novas soluções em tecnologia da informação em sua estrutura pode ajudá-lo a melhorar seus processos e otimizar seu fluxo de trabalho. No entanto, e para aproveitá-lo da melhor forma, é importante ter em conta alguns parâmetros.
Avalie suas necessidades e objetivos
A integração de uma nova tecnologia deve sobretudo responder a uma necessidade de otimização. Para fazer isso, primeiro avalie quais necessidades e objetivos podem ser atendidos com a adoção de uma dessas ferramentas, considerando os seguintes caminhos.
Quais são as tarefas recorrentes e demoradas que poderiam ser reduzidas ou mesmo eliminadas por meio da automação? Como você planeja medir o impacto e os benefícios do uso dessas ferramentas?
Acompanhe as novidades das novas tecnologias nos negócios
A experiência de grandes empresas pode ser uma fonte de aprendizado a ser considerada. O feedback deles, bem como a evolução de suas práticas nessa área, podem ajudá-lo a avaliar a viabilidade dessas tendências tecnológicas no longo prazo.
Da mesma forma, realizar uma inteligência competitiva das práticas de seus concorrentes é um critério fundamental a ser levado em consideração em seu processo de tomada de decisão.
Assim, é possível coletar dados relacionados aos desafios e benefícios relacionados à integração dessas ferramentas para o seu setor.
Chame a expertise de suas equipes
Por meio de suas práticas digitais, sejam elas profissionais ou de interesse pessoal, suas equipes podem ter conhecimentos interessantes.
Por exemplo, você pode incentivá-los a compartilhar suas descobertas e conhecimentos por meio de workshops e treinamentos colaborativos internos ou incentivá-los a fornecer feedback sobre processos que podem se beneficiar da implementação de ferramentas inovadoras.
Defina claramente sua visão e a tecnologia em questão
Tenha em mente que a resistência dos funcionários à mudança e adoção da tecnologia da informação vem principalmente do conforto dos “hábitos” de como as coisas são feitas e da ignorância de que elas podem ser feitas de maneira diferente.
E assim, para remediar isso, nada melhor do que uma introdução clara, precisa e transparente da mudança e, neste caso, da nova tecnologia.
A mudança deve começar no topo, o que significa que a administração deve assumir a responsabilidade de reunir os funcionários e apresentar sua visão e o porquê e como adotar essa nova tecnologia.
É importante, nesse sentido, criar um senso de urgência sobre a necessidade de mudança, discutindo de forma aberta e convincente não apenas as condições de mercado, mas também as vantagens e benefícios dessas novas tecnologias.
Seria útil nesta situação ter palestrantes entusiasmados ou evangelistas de tecnologia na empresa que possam lançar o produto e convencer os funcionários de que é do melhor interesse da empresa e de seu desenvolvimento.
Adote a tecnologia sob pena de obsolescência das tecnologias já adotadas ou de concorrentes muito mais ágeis.
Melhore a comunicação com os funcionários
A comunicação é um elemento chave para o sucesso ou não da adoção de soluções em tecnologia da informação dentro de uma empresa, e é por isso que é necessário aprender a comunicar de forma eficaz, mas acima de tudo convidar os colaboradores a participar desde o início. Eles devem ser capazes de expressar suas ideias, preocupações e sugestões, sentindo-se ouvidos e considerados.
Como todos sabemos, os seres humanos são criaturas de hábitos, então qualquer mudança pode perturbá-los. É por isso que é importante preparar seus funcionários com meses de antecedência e não quando chegar a hora.
No início do processo, converse com seus funcionários sobre a nova tecnologia que planeja adotar. Isso lhes dará tempo para se acostumar com a ideia, motivá-los a pensar, a fazer perguntas…
A inovação é um esforço de equipa baseado na boa comunicação e na colaboração adequada entre os seus membros. Você deve, então, se comunicar com força e eficácia sobre esta tecnologia, envolvendo todas as pessoas envolvidas.
Envolver as pessoas desde o início reduz sua resistência e a taxa de rejeição do produto. Nesse sentido, uma comunicação consistente ajudará você a entender suas preocupações e preocupações e, então, responder a elas de forma eficaz.
Isso pode incluir o uso de boletins informativos ou outras ferramentas de comunicação para garantir que seus funcionários conheçam a tecnologia, bem como formar um comitê para facilitar a adaptação da tecnologia.
Forneça treinamento de qualidade
Costuma-se dizer que uma empresa é tão boa quanto seus funcionários, e o mesmo vale para as novas tecnologias. Você está prestes a investir tempo e dinheiro para introduzir essa tecnologia, e ela será tão boa quanto seus usuários.
Não há nada pior do que ver um elefante branco tecnológico que precisa ser descartado. E é por isso que é fundamental dar formação de qualidade aos seus colaboradores nesta nova tecnologia.
Este último permitirá que você aproveite suas vantagens em termos de produtividade, economia de escala e eficiência se e somente se for manuseado por pessoas competentes e bem treinadas.
A formação ministrada deve ser completa e aprofundada, explicar-lhes como funciona esta nova tecnologia, o seu papel nas suas missões, as suas repercussões… sem esquecer de introduzir, se necessário, formação informática para pessoas que não a conhecem. Envolva-os em reuniões com fornecedores de tecnologia e demonstrações de sistemas.
Garanta uma transição suave e rápida
É importante esclarecer que isso não é contra a introdução que deve ser feita antes, mas uma vez que todos os funcionários estão cientes dessa nova tecnologia e suas respectivas vantagens, é melhor fazer a transição sem atrasos ou arrastos desnecessários.
Caso contrário, o impacto dessa tecnologia pode ser perdido e a equipe enfrentará incertezas e frustrações ao se apegar com mais força aos métodos antigos.
Aqui, a administração deve mostrar determinação e definir uma data final em que a empresa mudará para essa nova tecnologia.
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Como a Tec Mobile pode te ajudar
Como fica claro, a adoção de soluções em tecnologia da informação para as empresas é um caminho sem volta para todas aquelas que desejam se manter competitivas no mercado. Além disso, é preciso uma adesão da equipe, para que tais tecnologias realmente cumpram seu papel no negócio.
Para isso, é essencial também que a empresa tenha equipamentos modernos de tecnologia da informação. Afinal, como exigir mais tecnologia, se os computadores estão ultrapassados? Ou mesmo usar novos softwares que não rodam nas máquinas atuais.
Como solução, a locação de equipamentos de tecnologia da informação é uma saída excelente para reduzir os custos envolvidos na atualização tecnológica da empresa, ao mesmo tempo que proporciona que ela tenha máquinas modernas e de última geração.
Aqui na Tec Mobile somos especialistas na locação de equipamentos eletrônicos para empresas, com soluções feitas sob medida de acordo com suas demandas. Desta forma, é possível aderir às novas soluções em tecnologia da informação de forma prática e acessível.
Por fim, saiba que as soluções em tecnologia da informação que apresentamos aqui não estão mais em um futuro distante: em muitos casos, já fazem parte do dia a dia das empresas. Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a mudança no seu negócio. Clique aqui e veja como a Tec Mobile pode te ajudar neste processo!
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