Quer saber como criar um site para eventos? Veja nossas dicas

site de eventos

Com o avanço das tecnologias e especialmente a popularização da internet, desenvolver um site de eventos tem se mostrado uma boa alternativa para otimizar a execução de tarefas, bem como estabelecer uma relação mais próxima com os participantes.

A inovação estimula o diálogo com o público, de forma que ele permaneça sempre atualizado e se sinta engajado com a proposta do evento; sem deixar de mencionar a agilidade gerada pela automatização de algumas atividades como venda de ingressos, cadastro de usuários etc. Essa é, portanto, uma ferramenta importante para potencializar diversos aspectos.

Diante dessas vantagens, elaboramos um post para ajudá-lo a entender os principais requisitos para elaborar um site de eventos de qualidade. Siga a leitura e confira!

O que deve ser levado em consideração no momento de criação de um site de eventos?

Para criar um bom site de eventos, é interessante considerar alguns pontos importantes, que serão apresentados a seguir.

Focar no seu público-alvo

A primeira coisa a ser pensada no momento da criação de um site de eventos é que ele será uma ferramenta facilitadora da comunicação e demais interações com o seu público. Por esse motivo, é importante que ele seja projetado de maneira que agrade as preferências dos seus destinatários.

Isso significa que o layout, que talvez seja agradável para um grupo de pessoas, nem sempre terá a mesma repercussão positiva para outros. Então, para que a sua estratégia obtenha os resultados esperados é fundamental conhecer para quem ele será dirigido.

Um projeto de elaboração de um site de eventos é bem-sucedido quando existem pesquisas aprofundadas sobre o que vai proporcionar uma experiência diferenciada para os usuários. Nesse contexto, os organizadores devem ter em mente, por exemplo:

  • qual é a faixa etária desse público;
  • quais os seus hábitos para buscar informações sobre local, horário e programação dos eventos pela internet;
  • qual a sua familiaridade em fazer inscrições online.

Enfim, procure saber detalhes que facilitem o contato com a empresa e que ajudem a transmitir credibilidade. Ademais, esse canal de comunicação também deve ser pensado em termos de facilidade para a navegação do usuário — com interfaces mais intuitivas e que funcionem bem nos dispositivos móveis.

Arquitetar bem as informações

A etapa de arquitetar informações está relacionada com o planejamento da maneira como elas serão estruturadas na página. Para isso, é necessário determinar uma ordem lógica a fim de que o usuário encontre aquilo que deseja, sem dificuldades.

Além disso, é recomendado que os conteúdos sejam hierarquizados e apresentados na sequência das informações mais para as menos importantes, ou seja, os dados mais relevantes devem aparecer em destaque.

Na era digital, as pessoas querem consumir informações que gerem valor, porém de forma rápida e dinâmica. Assim, o mapeamento correto do site vai criar uma boa impressão e ajudar a mantê-lo atrativo para os visitantes.

Ser visualmente atraente e fácil

A missão de tornar um site atraente diz respeito ao desenvolvimento do seu layout, isto é, à personalização dos textos, imagens, cores e linguagem adotada para a comunicação — todas essas características devem estar muito bem alinhadas com o objetivo do evento.

A parte estética é responsável por criar uma identidade visual para o seu site, então é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade de informações ou nos detalhes. Lembre-se sempre de que quanto mais clara e objetiva for a sua página, mais eficiente será a comunicação com o público.

Ser responsivo em várias plataformas

Em tempos modernos, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, entretanto, boa parte dos acessos não acontecem somente por meio de computadores ou notebooks. Ao contrário, o uso de dispositivos móveis para navegar na rede cresce em ritmo acelerado.

Nesse cenário surge o conceito de site responsivo ou mobile friendly, uma estrutura planejada para facilitar a navegação por dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Diante dessa nova realidade, o importante é garantir uma plataforma de acesso rápido e descomplicado. Vale lembrar que em tais dispositivos a internet nem sempre tem uma boa velocidade e as telas são menores. Então é preciso otimizar os processos para disponibilizar uma ótima experiência ao usuário.

Atualmente já existem inclusive aplicativos específicos para eventos que permitem uma série de funcionalidades para garantir a excelência na prestação do serviço e impulsionar o engajamento do público.

Com o app da Tec Mobile, por exemplo, é possível criar formulários de inscrições online, de acordo com as preferências da empresa. Assim, o processo se torna mais simples e ágil, pois as pessoas vão diretamente no aplicativo para se inscreverem, e a sua equipe terá mais tempo para focar em outras tarefas.

Contratar uma boa hospedagem

No quesito hospedagem, o principal aspecto é a qualidade que o host é capaz de oferecer para o seu site de eventos e respectivos usuários. Um serviço satisfatório deve atender todas as suas necessidades, apresentando como principais características:

  • confiança;
  • velocidade;
  • segurança de dados;
  • suporte técnico ao usuário.

Fornecer conteúdos de qualidade

Além da estrutura visual e das boas condições de navegabilidade, a permanência dos visitantes na página depende de conteúdos de qualidade, temas importantes e atuais relacionados à ideia central do seu evento, e que instiguem a vontade das pessoas aprenderem mais e até mesmo compartilhar as informações.

Os organizadores precisam demonstrar conhecimento sobre o assunto que será foco do evento, com artigos que transmitam autoridade, agreguem valor e atraiam um número cada vez maior de pessoas; isso ajudará a conseguir uma boa visibilidade para o site.

Outro ponto que merece atenção quanto ao fornecimento de conteúdos de qualidade é o cuidado para manter o seu website sempre atualizado com notícias, imagens ou até mesmo vídeos. O segredo para que ele não seja esquecido é justamente a expectativa de novidade, caso contrário, todo o trabalho inicial será perdido.

Investir em SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são responsáveis por viabilizar o posicionamento do site entre os primeiros colocados nos mecanismos de busca. Trata-se de um excelente aliado para direcionar o público-alvo para a sua página e, por isso, é um investimento necessário.

Para alcançar bons resultados, geralmente são levados em consideração alguns critérios como:

  • relevância do conteúdo;
  • palavra-chave;
  • link building;
  • experiência do usuário.

Então, quanto maior for o seu domínio sobre as técnicas de SEO, mais chances o site tem de se destacar.

Planejar e colocar em funcionamento um site de eventos é uma proposta inovadora e que contribui bastante com as estratégias de divulgação e logística do seu evento. Uma página na web é capaz de gerar autoridade para os organizadores e facilitar vários procedimentos indispensáveis para a prestação de um serviço satisfatório. Inscrições em eventos, por exemplo, podem ser feitas de forma online e é possível criar um formulário personalizado, que atenda as demandas e necessidades dos organizadores e do público.

E aí, gostou das dicas? Elas foram úteis para ajudar no processo de criação do seu site de eventos? Então aproveite para compartilhar o que aprendeu nas suas redes sociais!

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