Sistema de pesquisas: qual é a importância e como escolher o melhor?

Sistema de pesquisas: qual é a importância e como escolher o melhor?

O avanço tecnológico, o big data e a rede mundial de computadores, celulares e tablets revolucionaram o sistema de pesquisas de mercado. Os eletrônicos portáteis permitem aos usuários carregarem a escola ou o trabalho, bem como o restaurante predileto ou a loja de roupas preferida ao alcance das mãos.

Em casa ou fora dela estamos 24 horas por dia conectados uns aos outros graças à Internet. Nessa rede de fios incontáveis, cada ação e cada clique deixam um rastro e cada rastro é um dado valioso. Para completar, o armazenamento massivo desses registros confere acesso a uma investigação mais ágil, mais precisa e mais barata.

Entretanto, para realizar um estudo de impacto é necessário entendermos o que é um sistema de pesquisa, como ele funciona, quais as suas vantagens e formas. Se você deseja saber mais sobre essa ferramenta é só nos acompanhar.

O sistema de pesquisa e como ele opera

Um sistema de pesquisa, como o Telescope, é um instrumento de coleta, seleção, arquivamento e análise de informações. Elas são de origem e de conteúdos diversos, e em virtude de seu imensurável volume, a princípio, são pouco informativas. É aí que o software de pesquisa exerce melhor o seu papel.

Um aplicativo de estudo de mercado é capaz de identificar, apurar e computar informações retiradas do interior dessa montanha chamada big data. A única coisa que você precisa fazer é dizer ao programa pelo que buscar.

Mas, o que investigar e quais são os ganhos ao fim desse processo? A princípio é fundamental que você saiba qual seu objetivo, quem é a sua persona, quais problemas ela enfrenta e qual solução você quer oferecer.

A partir disso, o software permite que você tenha um número maior de informações sobre o mercado no qual você pretende atuar, o tráfego, o comportamento de seus clientes por faixa etária, escolaridade, estado civil etc. Com esse conhecimento consolidado a tomada de decisão se torna mais segura e mais eficaz para sua empresa.

Esses recursos, cruciais para o sucesso das estratégias do seu negócio, são de fácil acesso. Você precisará apenas de um tablet, notebook ou um celular.

Com alguns toques e mais alguns minutinhos, o sistema de pesquisa é capaz de filtrar, entrecruzar e interpretar os registros, cujo resultado cabe ao usuário analisar.

Com o estudo em mãos, definir estratégias, driblar riscos e reconhecer lacunas em seu nicho empresarial será mais fácil e rápido. Essa tecnologia está aí, basta utilizá-la a seu favor!

Porém, cuidado, o estudo por si só não elimina as adversidades. Contudo, ele garante que o seu empreendimento possa prevê-las e evitá-las dentro de uma margem segura de tempo. Além, claro, de contribuir para o conhecimento mais profundo dos desejos e das dores de sua clientela.

As vantagens de se trabalhar na companhia de um sistema de pesquisa e da aplicação das informações por ele apresentadas não param por aí. O desenvolvimento tecnológico permitiu que métodos tradicionais evoluíssem em sofisticação com o marketing digital.

Dessa forma, esse instrumento apresenta diversas vantagens, entre as quais destacamos as de maior relevância, como: a agilidade na realização de um estudo, a velocidade para processar os dados recolhidos, a variedade possível de levantamentos e isso é somado ao custo-benefício atraente.

A velocidade

Uma das grandes vantagens do sistema de pesquisa é a sua velocidade. O software é responsável por preparar todos os registros e torná-los de fácil compreensão para o usuário.

Dessa forma, não é necessário que saibamos ler e analisar as informações processadas por um algoritmo, pois o aplicativo se responsabiliza por esse trabalho. Cabe ao usuário apenas o estudo dos resultados em tempo real.

A tecnologia, portanto, tornou o processo de pesquisa de marketing mais rápido em razão de automatizar as antes duras e lentas etapas de coleta, classificação e contabilização de respostas.

Segundo estudo realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 93% das empresas consultadas alegaram que a aquisição de um software de pesquisa melhorou a organização dos processos realizada pelas empresas.

Outra transformação, acusada por 88% dos negócios, foi a produção de informações mais relevantes para a tomada de decisões.

A agilidade

A agilidade é também uma das vantagens do sistema de pesquisa, que reduz a distância entre o consultor, o questionário e o público-alvo. Além disso, garante inúmeras formas de contato: seja por e-mail, rede social, link e até mesmo pela televisão a partir de um QR Code. O mais surpreendente é que você pode fazer isso sozinho e do sofá da sua sala.

Para seus clientes, o software é também muito vantajoso. Responder a um estudo passa a ser uma atividade menos maçante e mais prática. Não exige de maneira incômoda a atenção, seja por telefone ou formulário presencial do consumidor.

Ele pode esperar chegar em casa, sentar no sofá enquanto toma um café para contribuir com as informações desejadas ou apresentar o próprio ponto de vista sobre seu negócio.

Em outras ocasiões, como em um evento, os convidados terão o conforto de acessar a uma entrevista no momento que lhes parecer mais propício a partir de um QR Code.

Até aqui percebemos que o software de pesquisa não é apenas mais rápido nas respostas e ágil nas coletas, ele é também mais sofisticado, oportuno e discreto.

Diversidade de pesquisas

Uma terceira vantagem é a possibilidade de executar diversos tipos de exames de mercado. Eles podem estar relacionados ao comportamento, às opiniões sobre determinado tema, às páginas que o público-alvo frequenta, ao que os fornecedores têm a dizer sobre a relação com o pessoal de sua empresa etc.

Porém, é importante delinear com cuidado os objetivos dos estudos requeridos, pois uma carga informativa em excesso pode terminar em decisões equivocadas.

Portanto, antes de executar um estudo, é indispensável estabelecer qual é o público-alvo em função da persona específica de seu empreendimento. Para, em seguida, elencar quais características desse público são relevantes para que você alcance seus objetivos.

Porém, lembre-se: a tecnologia é uma ferramenta útil ao seu negócio, não o contrário!

Baixo custo, excelente Benefício

Há pouco menos de duas décadas, os métodos de um exame de opinião eram os seguintes: realizar uma ligação para o quase extinto telefone fixo do consumidor; a contratação de pessoal para visitar os clientes de porta em porta ou disponibilizar um formulário para depósito em urna (como uma espécie de modelo 1.0 dos atuais totens).

Todas essas opções demandavam mais tempo, mais pessoal e, portanto, mais gastos. Além do que, todas elas envolviam o uso de documentos físicos, os quais, por sua vez, exigiam espaço para arquivamento de pilhas e pilhas de caixas e de papel.

Não que esses modelos deixaram de existir de todo, não cumpriram a sua finalidade ou ainda não tenham eficácia. Entretanto, a tecnologia expandiu e aprimorou as capacidades desses métodos.

A Internet fomentou o desenvolvimento de muitas outras ferramentas de marketing. Ao mesmo tempo, os aparelhos móveis não só aceleraram o processo, como compõem uma estrutura mais prática, mais barata e de maior alcance.

Hoje, a sua empresa é recebida pelo público-alvo no aconchego de suas casas. Sim, a televisão e o rádio já tinham esse poder, porém com um alcance menor e com custos elevados.

Entretanto, para aproveitar essas vantagens é essencial saber quais os critérios fundamentais para que uma pesquisa seja eficaz.

Definição de objetivos em função de uma persona

A partir do momento que você definir a persona para seu produto ou serviço e identificar qual problema a enfrentar, o seu objetivo será resolver ou apresentar soluções para o impasse vivido pelo seu público-alvo.

Essa é somente uma das fórmulas para estipular os critérios a serem investigados por um estudo de mercado. Vejamos outras a seguir.

Escolha e análise de palavra-chave

Agora que você já sabe quais os objetivos e quais os problemas você deseja solucionar, é necessário estabelecer os códigos de acesso ao seu público-alvo.

Tais códigos de acesso são as palavras-chave, que, a princípio, podem ser definidas pelas características sociais de seus clientes: escolaridade, origem, idade, possíveis hobbies, em que área atuam etc.

Método de pesquisa

Por trás de toda pesquisa há também um método e é necessário escolhê-lo com clareza. No caso de análise de mercado, há duas metodologias: a primária e a secundária. A diferença entre elas é o que você procura, qual resultado você deseja obter e em quanto tempo.

O método primário consiste em um levantamento específico e direto em relação a sua empresa e ao seu objetivo. Contudo, ele demanda um pouco mais de tempo e paciência, pois é necessário que o usuário acesse e responda a um questionário, assine uma newsletter ou deixe uma avaliação sobre seu produto, ou serviço.

Já o método secundário é mais rápido, porque o material já foi coletado e muitas vezes vem acompanhado inclusive de uma primeira análise. Ele consiste em dados como aqueles oferecidos pelo IBGE, SEBRAE, FGV e estudos institucionais, em geral.

Processamento e análise de dados

Nesse caso, como você terá em mãos um tablet ou celular com um software de pesquisa como o Telescope, não será necessário a tipificação e contabilização das informações recolhidas pelo estudo.

No entanto, será fundamental a escolha adequada dos itens de análise em função da persona, dos objetivos e dos problemas a solucionar, como dito acima.

Dessa maneira, resta, enfim, interpretar essas informações concedidas pelo software e elaborar um planejamento e estratégias com base nelas.

Qual software escolher?

Elencamos para você cinco características indispensáveis a um software de pesquisa para que não haja dúvidas na hora da escolha.

Confiabilidade

É crucial para o bom andamento da investigação de mercado e da articulação de estratégias que o software não tenha ou apresente falhas de busca e processamento de dados. Caso contrário, os efeitos podem ser catastróficos.

Segurança

É também um critério fundamental, pois a proteção dos arquivos sigilosos de seu empreendimento deve ser uma de suas prioridades. Além disso, você se sentirá mais seguro se contratar um software que disponha de assistência técnica 24 horas, sobretudo se os aparelhos utilizados forem alugados.

Interface amigável

É essencial, em razão da facilidade de uso do software pelos seus funcionários e também pelo seu público. Um software mobile friendly, por exemplo, alcançará um público muito maior.

De acordo com estudo efetuado pelo IBGE durante o quarto trimestre de 2018, 79.3% da população brasileira a partir dos 10 anos de idade tem um celular.

Nos centros urbanos, essa taxa chega a 82,9% dos habitantes. É importante considerar também a acessibilidade do software no quesito inclusão digital como no caso, por exemplo, de usuários cegos.

Facilidade de implementação

Esta deve também ser considerada. Se o software contratado não for compatível com o sistema Android, por exemplo, seu público alvo será reduzido drasticamente.

Agilidade na coleta e atualização dos dados

é uma característica que demanda cuidado. Vejamos o software Telescope, ele tem acompanhamento online, resultados em tempo real, inclui função de coleta offline e uma plataforma de fácil configuração.

Tendo isso em mente, um software que é executável apenas quando conectado à Internet pode não ser uma opção adequada, se o evento promovido for em um local mais afastado ou se o público for muito grande ao ponto de comprometer o sinal 4G na área.

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