Descubra agora mesmo como fazer Q&As em eventos empresariais
A realização de eventos é uma grande oportunidade para qualquer negócio. Nesse tipo de projeto, a empresa pode apresentar produtos, encontrar novos clientes e fortalecer parcerias. Ao mesmo tempo, eles podem ser utilizados para a realização de Q&A’s com os clientes.
Os questionários de pesquisa são um ótimo ponto de partida para negócios obterem dados que podem ser úteis para os seus projetos futuros. Quando feitos em eventos, eles permitem ao time ter acesso à informação mais qualificada e precisa. Tudo isso sem gastar muito.
Quer saber mais sobre o tema e como fazer Q&A durante um evento? Então confira o texto a seguir!
O que é um Q&A?
O Q&A é um questionário voltado para pessoas coletarem informações com fins específicos. Ele é executado quando o negócio precisa de dados focalizados, ou seja, de um tipo de público-alvo específico. Assim, é possível encontrar informações de alta qualidade sem grandes dificuldades.
Por que é interessante realizar Q&A durante eventos empresariais?
Eventos corporativos são utilizados por empresas para vários fins. Mas quando se busca dados sobre clientes e parceiros comerciais, eles são uma ótima alternativa para a realização de um Q&A. Afinal de contas, o público presente já estará previamente filtrado pela empresa por meio dos convites.
Em outras palavras, os eventos corporativos permitem ao empreendimento encontrar dados de alto valor para projetos futuros, rotinas de análise de informações e o seu planejamento de médio e longo prazo. Tudo isso sem precisar de um grande gasto. Afinal de contas, todas as pessoas que podem ajudar o negócio a obter bons insights já estão presentes no mesmo lugar.
Como implementar um Q&A durante os seus eventos?
Para implementar uma rotina de Q&A durante eventos, o gestor deve executar algumas estratégias. Elas facilitam o trabalho do time na busca pelas informações e a sua análise posterior.
Confira, a seguir, o que as empresas devem executar para implementar um bom Q&A em seus eventos.
Contar com a infraestrutura necessária
O primeiro passo para ter um bom Q&A é o investimento em uma infraestrutura que torne a coleta de dados ágil e precisa. Tablets são a melhor alternativa que um negócio pode utilizar para esse fim. Esse tipo de gadget tem uma interface amigável e pode ser utilizado com aplicativos focados na coleta de registros.
Se a empresa não contar com uma infraestrutura de tablets, ele pode optar pelo outsourcing dos equipamentos. Essa alternativa permite que o gestor tenha os equipamentos pelo tempo que for necessário com um baixo custo. Assim, a empresa contará com uma infraestrutura sob medida para encontrar as informações necessárias.
Identificar o que a empresa busca com as perguntas
Um bom Q&A é feito por perguntas que são capazes de entregar dados relevantes para a empresa. Diante disso, a empresa deve ter uma visão clara sobre o que ela busca com o questionário para que os registros coletados sejam sempre úteis. Ou seja, é importante ter uma pesquisa orientada por objetivos claros, com escopo limitado e preciso.
Uma vez que o escopo esteja delimitado, o gestor conseguirá montar perguntas que são relevantes para as suas metas. Desse modo, o time passará menos tempo realizando a pesquisa durante o evento e o seu retorno será maximizado.
Conhecer bem o seu público-alvo
Outro ponto relevante para estruturar as perguntas é conhecer o público-alvo. Fator muitas vezes negligenciado, saber quem será questionado permite ao responsável montar perguntas mais eficientes e que ampliem as chances de uma resposta ser efetiva. Ou seja, melhora a qualidade dos dados que o Q&A trará para a empresa.
Por isso, o time deve sempre ter um perfil completo de quem será o entrevistado. A partir desses dados, a linguagem, o modo como as perguntas são feitas e o ambiente de coleta poderão ser estruturados de um modo mais inteligente e robusto.
Escolher os sistemas certos
A tecnologia pode ser de grande apoio para que a empresa possa fazer um Q&A rápido, eficiente e seguro. Mas para que esses fatores sejam a realidade do seu questionário, é importante escolher os sistemas adequados. Isso permitirá uma coleta de dados mais precisa e com menos erros.
O sistema utilizado para realizar o Q&A deve ter boa usabilidade, mecanismo de inserção de dados de fácil uso e bons recursos de armazenamento. A segurança de dados também deve ser priorizada. Afinal de contas, é fundamental que a empresa mantenha as respostas salvas em um ambiente com alta integridade.
Incentivar a participação
Uma pesquisa realizada em eventos deve sempre contar com o máximo de respostas possível. Isso garante ao negócio dados mais diversificados, ou seja, com um escopo mais abrangente. Desse modo, a organização conseguirá obter insights mais robustos a partir de uma base que representa, de fato, o seu público-alvo.
Para facilitar a resposta das perguntas, a empresa pode sempre buscar incentivos para os seus clientes e parceiros comerciais. Da escolha do momento em que o entrevistado é abordado até incentivos como descontos em produtos ou pequenos brindes, tudo deve ser pensado. Assim, você conseguirá mais informações para pensar o futuro da sua empresa.
Como analisar as respostas do seu Q&A?
Uma vez que as respostas do Q&A tenham sido coletadas, é hora de analisar os dados. Esse processo é fácil de ser realizado se a empresa contar com as ferramentas e estratégias adequadas. Isso passa pelos seguintes passos:
- adoção de uma solução de análise de dados, como as baseadas em Big Data e Business Intelligence;
- organização, filtro e classificação dos dados;
- identificação dos registros prioritários;
- análise das informações com objetivos claros e precisos.
Os eventos corporativos são processos estratégicos na jornada de uma empresa e continuaram a ser realizados mesmo durante a pandemia. O motivo é simples: além de ser uma ótima oportunidade para apresentar produtos, eles também permitem ao negócio fortalecer a sua marca e os vínculos com consumidores.
Durante os eventos, realizar algum tipo de Q&A deve ser visto como algo prioritário. Isso permitirá à empresa conhecer em detalhes o seu público-alvo e, ao mesmo tempo, poupar gastos na coleta de dados estratégicos. Por isso, não deixe de contar com as nossas dicas para fazer a busca de informações com precisão e qualidade.
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