Com a pandemia da Covid-19, muitas organizações começaram a adotar o regime de trabalho home office, no qual as pessoas podem executar suas atividades em casa, sem haver necessidade de comparecer todos os dias na empresa.
Esse modelo de trabalho, à primeira vista, é considerado algo confortável e que traz mais autonomia para o colaborador. Entretanto, com o passar do tempo, é possível que a produtividade no home office comece a cair.
Para evitar que isso aconteça, é preciso adotar as estratégias certas para que o trabalho seja otimizado. Quer descobrir como aumentar a produtividade no home office? Então, confira as seis dicas que preparamos ao longo do artigo. Boa leitura!
1. Fique em um local tranquilo da casa
Quando estamos trabalhando, precisamos nos concentrar para que o trabalho seja executado corretamente. E sabemos que trabalhar com tranquilidade se torna um desafio para quem atua no home office. Isso porque, geralmente, os funcionários moram com outras pessoas na residência, o que pode ocasionar conversas paralelas em diversos cômodos da casa, dificultando a concentração do profissional em suas atividades.
Para evitar esse problema, é fundamental escolher um local tranquilo da casa para trabalhar. O ideal é optar por um ambiente reservado e que não tenha uma grande circulação de pessoas, para que, assim, seja possível executar suas demandas corretamente e sem interferência externa. Além disso, quando tiver alguma reunião on-line, não esqueça de informar aos demais integrantes da casa, para que você não seja incomodado durante esse período.
2. Deixe as distrações de lado
As distrações dos aparelhos eletrônicos é outro grande problema que prejudica muito a produtividade no home office. Isso porque, quando estamos trabalhando em casa, é comum pararmos para assistir televisão, mexer no smartphone e interagir com as pessoas pelas redes sociais. Quando isso é feito com moderação, não há com o que se preocupar. Mas, na maioria dos casos, essas distrações tendem a ocupar muito tempo no dia a dia das pessoas.
Isso pode fazer com que os funcionários não consigam entregar o seu trabalho dentro do prazo. Por isso, caso deseje aumentar sua produtividade no home office, deixe as distrações de lado e se concentre no que é mais importante naquele momento. Por exemplo, se você tem uma demanda para entregar até as 11 h, deixe a televisão desligada, coloque o celular no silencioso e desative as notificações das redes sociais. Essas ações podem ser fundamentais para que não perca o foco sobre o que precisa ser feito.
3. Crie metas
Criar metas é outro passo importante no seu trabalho home office. Você deve elaborar uma lista das demandas que precisam ser feitas ao longo do dia e o prazo para executar cada uma delas. E, não esqueça: mesmo que o seu gestor não tenha estabelecido um horário específico para a entrega dos trabalhos, você deve fazer isso para que tenha o controle em relação às tarefas que precisam ser desenvolvidas e também para que não acumule o trabalho.
Ao criar as metas, conseguirá desempenhar suas atividades de forma bem mais produtiva. Isso porque, além de conseguir desenvolver todas as demandas que foram solicitadas pela liderança, perceberá que o seu tempo também será otimizado, pois será possível eliminar a procrastinação.
4. Faça intervalos
Criar intervalos para sua rotina home office é uma estratégia importante para conseguir manter um bom ritmo de trabalho. Nesse momento, você pode estabelecer intervalos de dez a 15 minutos para cada período de atividade, que devem ser determinados conforme sua carga horária diária de trabalho. A partir disso, conseguirá perceber que o seu rendimento será bem melhor do que se estivesse trabalhando por várias horas seguidas sem parar.
Isso acontece porque essa ação permite que nossa mente descanse por alguns minutos. Durante esse período de descanso, você poderá dar aquela olhadinha nas redes sociais, fazer um lanche ou assistir um pouco de TV, por exemplo. Dessa forma, conseguirá se distrair um pouco e manter a mente leve, para que volte às atividades de forma mais tranquila.
5. Mantenha a mesa de trabalho organizada
Deixar a mesa de trabalho organizada também ajuda a aumentar a produtividade no home office, pois, quando um local tem muitos objetos, aumentam as chances de você se distrair com algum deles. Por isso, ao desempenhar suas atividades em casa, coloque todos os objetos em seu devido lugar, deixando na mesa só o que for realmente necessário para a execução de suas atividades.
Por exemplo, se o seu trabalho é diretamente no notebook, deixe próximo a você o carregador do aparelho, além de uma caneta com um bloquinho para anotar suas metas do dia e demais informações importantes. Você também não deve se esquecer de deixar uma garrafa com água na sua mesa, para se manter hidratado durante o período de trabalho.
6. Planeje o seu dia
Planejar tudo que vai ser feito durante o seu dia é outra estratégia que precisa ser adotada por quem deseja ser mais produtivo no trabalho home office. Isso permite que não desperdice o seu tempo com atividades que não vão ter serventia para você. Assim, caso trabalhe das 8 h às 18 h, você deve ter em mente que precisa acordar antes do horário estipulado para iniciar as atividades.
Da mesma forma, não poderá colocar outros compromissos pessoais no mesmo horário do seu expediente. Não é porque você está trabalhando de casa que poderá driblar o seu horário de trabalho, pois o seu supervisor poderá solicitar uma demanda urgente e você não estará próximo ao notebook para executá-la. Isso pode prejudicar o fluxo de trabalho de toda a empresa.
Além das dicas que elaboramos ao longo do artigo sobre como aumentar a produtividade no home office, você precisa ter atenção aos aparelhos tecnológicos que são utilizados na execução das demandas. Isso porque o uso da tecnologia adequada tem influência direta na sua produtividade, pois muitos trabalhos deixam de ser executados corretamente por serem realizados em aparelhos lentos, que travam constantemente e que não possuem softwares adequados.
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