A transformação digital levou a infraestrutura de TI para todas as rotinas corporativas. Afinal, empresas que levam a tecnologia a todos os seus ambientes são mais ágeis, eficientes e inovadoras. Justamente por ter um papel estratégico, é importante que os times fiquem preparados para evitar os impactos de problemas de hardware.
Eles reduzem a disponibilidade da infraestrutura de TI, o que prejudica a credibilidade da marca e a sua competitividade. Os profissionais serão menos produtivos e terão mais dificuldades para entregar resultados.
Mas, se o negócio está preparado para lidar com eles, fica mais fácil para o time retomar às suas atividades com agilidade. Se você quer saber mais sobre o tema e como prevenir problemas de hardware, confira o texto a seguir!
Por que é importante ter uma boa infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI se tornou uma das bases para que empresas consigam executar as suas operações com qualidade. Seja em eventos ou no modelo de trabalho home office, quem investe em tecnologia da forma certa consegue inovar mais a partir de um regime de trabalho mais flexível e inovador. Ou seja, pode entregar serviços e produtos de maior valor agregado para os seus clientes e parceiros comerciais.
Isso só é possível se a empresa conta com uma infraestrutura de qualidade, ou seja, que está disponível para os profissionais e que apresenta uma boa performance, de maneira contínua. Quando isso ocorre, o negócio consegue atingir, com mais facilidade, as suas metas de médio e longo prazos. Portanto, toda empresa que conta com a tecnologia para entregar resultados deve adotar boas rotinas de manutenção e gestão de hardware.
Quais são os tipos mais comuns de problemas de hardware?
Para maximizar a performance e a disponibilidade da sua infraestrutura de hardware, a empresa deve adotar medidas moldadas de acordo com os principais problemas que podem afetar cada equipamento. Confira quais são, a seguir!
Problemas de fabricação
Esse é um tipo de problema que, em alguns casos, pode ser corrigido durante o período de garantia ou pela própria empresa. Os problemas de fabricação, em geral, surgem em longo prazo e com o uso de um equipamento em larga escala. Nesse cenário, muitos dispositivos são colocados em situações que não foram previstas pelos fabricantes.
Problemas com USB
Os problemas com USB impedem o dispositivo de se conectar a um grande número de periféricos, como smartphones, tablets, webcams e pendrives. Além disso, podem impactar a performance desses equipamentos. Por isso, a empresa deve sempre estar atenta e fazer as correções adequadas.
Superaquecimento
O superaquecimento ocorre quando o dispositivo não consegue manter o seu processador e outros equipamentos críticos refrigerados corretamente. Isso pode acontecer em função de condições locais, alta demanda por processamento ou má limpeza. Quando ocorre, o sistema operacional reduz a performance da máquina, até que a temperatura volte a níveis recomendados e, em casos graves, reinicia o dispositivo para impedir danos permanentes.
Lentidão
A lentidão é um dos problemas de hardware mais comuns. Equipamentos ficam lentos por aquecimento, abertura excessiva de programas ou malwares. Independentemente da causa, o impacto gerado por esse tipo de situação afeta diretamente a produtividade da empresa e a sua habilidade de cumprir metas.
Como evitar problemas de hardware?
Para evitar problemas de hardware, além de conhecer os mais comuns, o negócio também deve ter medidas de prevenção e mitigação de incidentes. Elas conseguem auxiliar os times a tomarem ações efetivas quando algo acontecer. Confira as mais tradicionais, a seguir!
Limpe os equipamentos
A limpeza dos equipamentos evita aquecimentos e mantém os aparelhos mais agradáveis de serem utilizados. As rotinas de limpeza externa devem ser feitas diariamente e é importante evitar produtos que sejam abrasivos. Já a limpeza profunda deve ser feita de acordo com o ambiente de trabalho: locais com muita poeira, por exemplo, sujam mais as partes internas de notebooks, o que amplia a necessidade de eles serem limpos mais vezes.
Mantenha sistemas atualizados
A atualização de sistemas pode corrigir bugs que impactam diretamente na performance dos aparelhos. Além disso, ela ajuda a empresa a ter acesso rápido a novas funcionalidades e correções de brechas de segurança. Por isso, o negócio deve ter uma rotina de testes, validação e aplicação de atualizações que seja ágil e confiável.
Tenha cuidado durante o transporte de equipamentos
O transporte de equipamentos acontece quando a empresa está realizando mudanças ou eventos. Esse é um momento crítico em que todo cuidado deve ser tomado. Afinal, quedas podem danificar telas e partes internas que não são recuperadas facilmente. Diante disso, o negócio deve sempre utilizar boas práticas para o transporte dos equipamentos. Eles devem ser embalados e protegidos contra quedas, água e outros riscos à sua integridade.
Faça manutenções periódicas
As manutenções periódicas ajudam na detecção antecipada de problemas e na prolongação da vida útil dos aparelhos. Isso mitiga os problemas de hardware e ajuda na sua correção precoce. Ter uma rotina focada nisso, portanto, é garantir que o negócio tenha maior disponibilidade de seus recursos.
Aposte no aluguel de equipamentos de TI
O aluguel de equipamentos de TI é uma ótima forma de um negócio conseguir manter a sua infraestrutura funcional, sem ter que disponibilizar recursos para medidas de prevenção e mitigação de problemas de hardware. Esse serviço permite ter acesso a equipamentos robustos e alinhados com as suas demandas, como notebooks, tablets e roteadores. Assim, a empresa pode focar no que é mais importante para o seu dia a dia: entregar valor aos seus clientes e parceiros comerciais.
Toda empresa pode enfrentar problemas com a sua infraestrutura de TI. Apesar de existirem medidas de prevenção de riscos, não há como a equipe de tecnologia mitigar todos os possíveis problemas. Nesse sentido, as instituições que conseguem maior nível de sucesso são as que se preparam, considerando o seu perfil e as suas demandas.
A prevenção de problemas de hardware, quando efetiva, reduz as chances de eles acontecerem e consegue ajudar as equipes a lidar com esses problemas com mais agilidade. Assim, o impacto causado por essas falhas é sempre o menor possível. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas.
Quer saber mais sobre como o outsourcing de equipamentos pode te ajudar a lucrar mais e ter menos problemas com o seu hardware? Então, fale com a gente!
Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!