5 dicas de como criar um plano de marketing para eventos
Quer fazer com que seus eventos sejam mais impactantes e atinjam ainda mais pessoas. Então, é importante dar maior atenção para o plano de marketing. A partir dele, a empresa definirá e organizará tudo que será feito para conseguir espalhar a marca de forma efetiva para o maior número de pessoas.
Com isso, melhores resultados serão alcançados com menor preço. Para tanto, você verá neste post qual é a importância do plano de marketing e quais são as melhores dicas para criá-lo.
Boa leitura!
Qual a importância de um plano de marketing?
Embora alguns empresários acreditem que os eventos precisam de marketing para atrair mais participantes e fazer com que a marca da empresa seja reconhecida, é comum que vários deles não contem com um plano de marketing consistente.
Nesse caso, conseguir bons resultados fica mais difícil, já que o planejamento é parte fundamental do marketing. Sem essa etapa, algumas ações ficam atrapalhadas, o que fará com que a empresa perca dinheiro investindo onde não deveria, além de perder tempo com soluções que não são as ideais para o evento naquele momento.
Você quer ter melhores resultados? Então, acompanhe agora mesmo as nossas dicas!
Quais são as melhores dicas?
Para fazer um bom plano de marketing, algumas ações são necessárias. Confira abaixo.
1. Estabelecer os objetivos a serem alcançados
Para conseguir bons resultados é importante definir o que a empresa considera como satisfatório. Caso contrário, colaboradores podem ter compreensões diferentes sobre os resultados, além de gerar confusão quanto à execução da estratégia.
2. Definir o orçamento
Antes de definir as melhores estratégias, é necessário saber quanto recurso será alocado para a área de marketing. Senão, a empresa pode gastar indistintamente e ter utilizado mais do que deveria e poderia nas soluções. Além disso, um bom planejamento considera quanto há de orçamento para definir quais são as melhores ações naquele momento.
3. Estudar o público-alvo
Além disso, é essencial estudar o público-alvo. Caso os participantes tenham perfil digital, pode não ser muito interessante divulgar o evento em jornais e revistas ou mesmo no rádio. Conhecer quem são os participantes dá dicas fundamentais para não errar. Uma das melhores formas para isso é a coleta de dados.
4. Criar um cronograma de atividades
Já pensou o que pode acontecer se um fornecedor atrasar a entrega em cima da hora? Isso pode ocorrer em qualquer evento. Por isso, é importante ter um cronograma de atividades para definir em pequenas etapas como o evento deve seguir. Assim, fica mais fácil gerir os imprevistos e tomar as decisões cabíveis em cada situação.
5. Definir as ações do evento
Outra vantagem do cronograma de atividades é a definição de tudo que precisa ser feito antes, durante e depois das programações. Entre as ações, devem estar:
- canais de divulgação (digital, tradicional etc.);
- materiais promocionais;
- prospecção de patrocínio.
Vale lembrar que o plano de marketing não termina com o fim do evento. Ao contrário, deve-se considerar os resultados obtidos para que os erros não sejam cometidos nas próximas programações. Além disso, é importante manter contato com os participantes, chamado de pós-evento, para ouvir o feedback e realizar pesquisas de satisfação.
Continue conosco e saiba quais são os melhores aplicativos para coletas de dados. Esperamos por você!