Ao contrário do que muitos podem imaginar, a organização de um evento é uma tarefa bastante desafiadora e que exige o mesmo grau de profissionalismo de qualquer outra atividade.
Para se certificar de que as decisões certas estão sendo tomadas e aumentar as chances de sucesso do seu trabalho, uma competência bem específica deve ser utilizada: saber como fazer pesquisa de mercado. Você conhece o passo a passo para extrair o máximo de potencial dessa ação?
Neste post, mostraremos como a pesquisa de mercado é relevante para realizar um evento da maneira correta. Siga a leitura e confira!
Qual é a importância da pesquisa de mercado para o sucesso de um evento?
Além de um bom planejamento e metas bem definidas, a pesquisa de mercado é um item decisivo para o êxito dos projetos de eventos. Nesse segmento, há um vasto leque de atuação — esportivo, entretenimento, gastronômico, corporativo, educacional, tecnológico —, cada nicho com o perfil de público diferenciado. Portanto, eles demandam estratégias próprias.
Os dados levantados nas pesquisas serão fundamentais para conduzir ao melhor trabalho possível. Ao analisar as informações coletadas, a organização do evento será capaz de determinar com maior precisão alguns aspectos como:
- local;
- data;
- horário;
- público-alvo;
- concorrência;
- atrativos etc.
Enfim, quando a equipe desenvolve uma pesquisa bem-feita, os resultados colhidos auxiliam no processo de tomada de decisões, bem como contribui para o atendimento das expectativas dos consumidores e a criação de excelentes campanhas de marketing.
Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente?
Defina os objetivos
O primeiro cuidado ao elaborar uma pesquisa de mercado é definir os seus objetivos, a motivação para a empresa realizar tal atividade. É a partir desse ponto que serão estruturados o tipo de abordagem, o público a que ela se destina, o preparo das perguntas e os melhores critérios para extrair dados relevantes.
Estipule o público-alvo
Outro passo importante para obter resultados satisfatórios com a sua pesquisa é delimitar para quem ela será direcionada. Afinal, a ideia é identificar o perfil dos potenciais clientes, saber o que eles esperam do seu evento e como criar experiências únicas.
Dessa forma, se estou realizando um festival de música, por exemplo, vale ponderar sobre os seguintes aspectos: qual é a faixa etária do meu público? São pessoas que trabalham? O que elas procuram nesse tipo de evento?
Decida o método
Conhecido o objetivo e o seu público, a próxima fase essencial do planejamento de uma pesquisa de mercado é a escolha do método que a sua equipe utilizará para coletar as informações. São muitas as alternativas — enquete, entrevista online ou presencial, dinâmica em grupo, observação.
Nesse caso, não há uma receita que se aplique a todos os tipos de negócios. O organizador deve ponderar sobre qual logística trará maior efetividade e segurança dos dados recolhidos.
Apure os dados
Após reunir todas as informações pretendidas, é hora de observar as respostas, analisando cada detalhe registrado, e elaborar um relatório sobre o que foi mensurado. Por meio desse documento, torna-se possível compreender quais são os desejos dos futuros participantes e tomar as medidas necessárias para produzir o evento ideal.
Aprender como fazer pesquisa de mercado não é um bicho de sete cabeças. No entanto, estudar o seu passo a passo é indispensável para que ela cumpra a finalidade para qual foi desenvolvida, gerando ótimos insights. Nesse sentido, ainda é importante ressaltar que, apostando na tecnologia como principal aliada na coleta e leitura de dados, a execução desse trabalho ganha agilidade e precisão.
Viu como a pesquisa de mercado pode ser determinante para o sucesso do seu evento? Agora que você já sabe que as tecnologias são capazes de aprimorar ainda mais esse desempenho, conheça as soluções que a Tec Mobile tem a oferecer. Contate-nos!
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