O que é omnichannel e como usar na organização de eventos?
o que é omnichannel
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Você sabe o que é omnichannel? Esse termo é, normalmente, utilizado para designar uma forma de prestar serviços inovadora e que surgiu nos últimos anos para responder às demandas do mercado.

Com o omnichannel, o negócio se torna mais disponível para clientes. Na organização de eventos, ele permite a empresa atingir mais pessoas e fechar um número maior de vendas.

Se você quer saber mais sobre o tema, continue a leitura e saiba o que é omnichannel!

O que é omnichannel?

Omnichannel é o termo utilizado para definir uma estratégia de mercado em que a empresa busca estar disponível em vários canais. Isso envolve tanto meios online quanto offline. Portanto, no cenário atual, podemos dizer que uma empresa é omnichannel quando ela pode entrar em contato com o seu consumidor por vários meios, como redes sociais, telefones, fisicamente, e-mail e até por SMS.

Como essa forma de comunicação pode ser utilizada pelo negócio no seu dia a dia?

Uma estratégia omnichannel pode ser utilizada pela empresa tanto para otimizar o relacionamento com o cliente quanto para prestar serviços de maior qualidade. Em ambos os casos, a companhia conseguirá fidelizar consumidores e criar as bases para futuras vendas.

No caso do relacionamento, o negócio passa a ter um maior nível de disponibilidade para atender solicitações de clientes. Como consequência, problemas e dúvidas serão solucionados com mais agilidade. Já uma estratégia de vendas multicanal permite que a empresa feche negócios facilmente. Seja em redes sociais, seja em páginas web, seja via telefone, o negócio sempre poderá fornecer soluções para os seus consumidores conforme as suas demandas.

Como adotar o omnichannel na organização de eventos?

Como vimos, ser omnichannel é fundamental para estreitar laços com consumidores e atingir melhores resultados comerciais. Mas como essa ideia pode ser aplicada nos eventos corporativos?

Ao organizar um evento, saber o que é omnichannel é crucial para que o negócio divulgue o evento para o máximo de pessoas que possam ter interesse. Cruzando meios de publicar anúncios online e offline, a companhia terá mais chances de atingir o seu público-alvo e, assim, atrair atenção para a sua conferência.

Em um evento corporativo, você pode utilizar tablets para gerar interação com as pessoas, que estão fisicamente no evento. Por exemplo, você pode deixar um tablet com uma landing page carregada para possíveis inscrições.

Outro exemplo são os QR Codes. Qualquer um pode fazer a leitura dos códigos em um estande e serem levadas para sua rede social, ou a página que desejar. Existem diversos sites onde você pode gerar seu próprio código. Inclusive inserir um PDF na leitura para que seu cliente faça o download.

Portanto, ao planejar um evento, a empresa deve sempre estar atenta a necessidade de ter uma divulgação que se espalhe por vários canais. Aproveitando os melhores recursos de cada mídia, a companhia será capaz de otimizar os gastos com publicidade e, assim, evitar que o seu evento fique vazio ou não traga os resultados esperados.

Quais são os dados e suas análises essenciais?

Estar presente no máximo de canais para encontrar seus potenciais clientes é de extrema importância, a maximização do proveito desde processo se dá com a coleta de dados e análises das informações que elas trazem. Pesquisas internas, descontraídas, e com o auxílio de tecnologia de ponta, como o uso de tablets e softwares de pesquisa, vão ajudar a obter êxito no resultado final do seu evento e também na experiência do convidado.

Quais os benefícios de ser omnichannel?

Como apontamos acima, existem alguns impactos positivos quando se é omnichannel. Eles, em resumo, tornam o negócio mais competitivo e capaz de realizar novas vendas. Confira os três maiores abaixo!

Maior proximidade com o consumidor

Ao estar disponível em mais canais, a empresa aumenta a sua proximidade com os clientes. Isso permitirá que problemas sejam resolvidos e vendas sejam realizadas com mais agilidade e menos atrito.

Aumento da visibilidade da marca

O aumento de canais também torna o negócio mais visível para o consumidor. Isso reforça a imagem da marca na mente do seu público-alvo, o que permite a criação de vendas futuras.

Maior fidelização de clientes

Uma estratégia omnichannel consegue criar uma nova experiência para o seu consumidor, sendo mais integrada com as suas necessidades, de alta disponibilidade e convergente. Consequentemente, todas as vendas resultarão em um cliente fidelizado e que sempre dará preferência à sua marca.

Em um mercado global, empresas devem investir em várias estratégias para se destacarem. O investimento em tecnologias é um exemplo de medida que pode tornar o empreendimento mais flexível, escalável e alinhado com as demandas de clientes.

Nesse sentido, saber o que é omnichannel também deve ser visto como uma forma de garantir que a companhia estará sempre a frente de concorrentes. O negócio poderá atingir consumidores e parceiros comerciais em mais locais para realizar novas vendas, prestar suporte e divulgar eventos. Tudo isso reforçando o desejo da marca estar ao lado de seu público-alvo sempre.

Gostou das nossas dicas? Então, conte para nós como o seu negócio consegue se manter competitivo! Deixe um comentário abaixo!

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