Networking em evento: guia completo para melhorar a captação de leads

Networking em evento: guia completo para melhorar a captação de leads

Os eventos trazem excelentes oportunidades de aprendizado. Eles ajudam na evolução da carreira e agregam novos conhecimentos. Contudo, essas não são as únicas vantagens que eles trazem aos que desejam otimizar os resultados de seu negócio. Afinal, representam ótimos espaços para conhecer outros profissionais e apostar na captação de leads.

Em outras palavras, é mais que possível expandir sua rede de contatos em locais desse tipo. Na hora de garantir sucesso, conhecer algumas dicas voltados ao networking em evento pode fazer a diferença. Neste guia, apresentaremos diversas informações capazes de ajudá-lo nesse sentido — e ainda melhorar a captação de leads de sua empresa.

Se você deseja se aprofundar no assunto, continue lendo!

Importância do networking em evento

Mesmo que estejamos na chamada “era digital”, boa parte dos relacionamentos entre profissionais são realizados no ambiente offline. Inclusive, da troca de experiências em relação às marcas é realizada pelo boca a boca. Os eventos presenciais são excelentes exemplos disso.

Muitas pessoas os enxergam apenas como formas de enriquecer seus conhecimentos. Contudo, por mais que esse seja, de fato, um dos principais propósitos por trás deles, está longe de ser o único. Na maioria das vezes, encontros dessa natureza tendem a reunir centenas de profissionais de diversas áreas — o que abre espaço para imensas oportunidades de networking.

Relembrando o conceito por trás desse termo, network diz respeito à expansão de uma rede de contatos. Ele visa ao encontro de grupos ou indivíduos com interesses de carreira afins. Se for executada corretamente, sua estratégia é capaz de gerar excelentes frutos, garantindo que todas as partes envolvidas se amparem e alavanquem suas carreiras.

Inovação tecnológica

Em geral, a captação de leads em um evento tende a ser feita manualmente, como por meio da troca de cartões. Contudo, você sabia que esse processo pode ser organizado e se tornar ainda mais eficiente?

Para isso, basta estruturar as estratégias, usar as ferramentas certas e ter o marketing digital como aliado — mesmo no offline. Ao longo deste guia, vamos trazer algumas sugestões que otimizam essa etapa da venda.

De forma geral, ao considerar que os eventos tendem a reunir diversos profissionais em um só local, é possível afirmar que eles oferecem o cenário perfeito àqueles que desejam conhecer parceiros de negócios ou, até mesmo, pessoas que os conectem a empresas nas quais têm interesse.

Além disso, permitem que a captação de leads se torne simples e eficaz. Esse benefício se torna ainda mais relevante se você for o host do evento! É por essa razão que é tão importante encarar o networking como uma oportunidade além do enriquecimento intelectual.

Captação de leads

Falando especificamente da busca pelas informações de contato de participantes do evento, há muito o que fazer na hora garantir que sua abordagem traga sucesso. O caminho entre a prospecção e o fechamento de uma venda é, geralmente, longo.

Diversos esforços precisam ser feitos na busca pelo sucesso — e um deles, possivelmente o principal, é a construção de um relacionamento com o potencial cliente. Existem muitas formas de nutri-lo. Porém, uma delas é a aposta em diálogos construtivos.

Nesse momento, é uma boa ideia usar a temática por trás do encontro ao seu favor. Afinal, as pessoas estão no evento por se interessarem pelo assunto abordado nele, certo? Então, por que não aproveitar a ocasião e conversar com o lead sobre algo que você sabe que gera engajamento?

Essa pode ser uma excelente abordagem, até mesmo, para que você encontre leads qualificados. Caso a conexão não culmine em negócios, não se preocupe. Você terá a pessoa em sua rede de contatos — o que também é extremamente valioso. Inclusive, é o propósito por trás da construção do networking.

Se o indivíduo chegou até você por meio do evento em questão, essa já é uma boa notícia. Agora, é hora de aproveitar a oportunidade e demonstrar que sua solução é capaz de sanar suas dores e auxiliar na conquista de metas.

Estruturação do networking em evento

Você se esforçou, conversou sobre assuntos afins, trocou experiências e percebeu que existe chance da abordagem ser bem-sucedida. E agora, de que forma é possível tornar a captação de leads mais ágil e eficiente? Como registrar os dados obtidos? Essas são respostas que a estrutura correta de seu networking em evento pode trazer. Confira!

Planejamento

De modo a não perder nenhuma oportunidade, a primeira dica voltada a uma estruturação organizada é o planejamento. Não deixe para pensar nesses pontos em cima da hora — esteja preparado. Uma excelente ajuda, nesse momento, é a tecnologia. Ela oferece ferramentas diversas e que realizam o registro de dados em segundos, por exemplo.

Caso acredite que o networking em evento tende a culminar em uma grande captação de leads, é interessante, até mesmo, levar um colaborador com você. Ele poderá ampliar a gama de contatos da rede do negócio. Certifique-se, apenas, de que o parceiro escolhido esteja devidamente treinado e tenha experiência com a tarefa.

Além disso, é interessante preparar-se para determinadas oportunidades. Caso saiba que alguém em específico estará presente — e acredite que captá-lo seja valoroso — pesquise previamente sobre ele. Essa atitude tende a ajudar na construção da abordagem perfeita.

Finalmente, invista na captação de leads em momentos apropriados, como os coffee breaks. Não interrompa palestras ou discursos na intenção de chegar até o potencial cliente. Isso poderá afastá-lo.

Abordagens

Mesmo que você esteja empolgado com a ideia de contar ao lead todas as soluções que seu negócio é capaz de oferecer a ele, é muito importante investir na aproximação correta. Antes de ofertar qualquer serviço, lembre-se de ouvir. Essa atitude impede que você perca oportunidades e, até mesmo, abre brechas para que você apresente seu produto de forma natural.

Busque, também, por conversas objetivas — sendo sempre cortês. Caso perceba que o networking em evento não tem chances de gerar frutos, ou não se trata de um lead qualificado, peça licença e retome o foco.

Conexão

As redes sociais são excelentes aliadas na captação de leads. Elas permitem que você inicie seu processo de networking antes mesmo do evento. É possível dizer isso, em especial, em relação ao LinkedIn.

Com esse conhecimento em mente, busque por players que estarão presentes no local, entenda mais sobre seus negócios, pesquise os interesses profissionais deles, aproveite essas informações e tire o melhor da construção de sua rede de contatos.

Estratégias de marketing digital e offline

Lembra que dissemos que você pode usar técnicas digitais como aliadas, mesmo estando em um evento presencial? Esse é o momento de falarmos sobre elas! Ainda que o networking em evento possa começar antes de sua realização, o que tende a facilitar o processo, algumas dicas são capazes de gerar excelentes resultados se aplicadas na hora.

A primeira delas entra em cena durante o credenciamento. Esse é um momento em que, geralmente, as pessoas esperam pela validação e pelo cadastro. Você sabia que, ao contratar um sistema específico e automatizado a essa função, você otimizará a coleta de dados?

De fato, 56% dos especialistas em marketing afirmam que basear suas estratégias em números aprimora os resultados. Essas informações poderão ser usados para a nutrição posterior de seus leads, ou seja, aquela que ocorre após o evento. O live marketing também é uma ótima forma de conquistar resultados. Confira, a seguir, duas formas de impressionar os presentes por meio dessa estratégia.

Marketing de experiência

Investir em experiências memoráveis e inovadoras é uma tática simples de ser usada na atração, engajamento e fidelização dos que estão presentes. Durante o networking em evento, saia do convencional.

Use a estrutura do local ao seu favor, comunique-se de forma clara, invista em digitalizar a interatividade para eventos em tempo real e monitore as reações. O marketing sensorial também tende a ser de grande valia nesse momento. Na hora de aplicá-lo, use dos cinco sentidos dos que estão no local. Música e aromas são os mais comuns.

Brindes

Entregar prêmios aos participantes faz com que eles se aproximem da marca de uma forma divertida e natural. Essa ação de live marketing é fácil de executar e faz a diferença. Busque por opções alinhadas às necessidades dos leads que você deseja captar.

Percebeu que é possível usar o marketing digital ao seu favor? Na hora de saber como engajar o público em eventos, basta colocar a criatividade em ação! Dessa forma, você mitiga a troca de cartões e os esforços manuais durante a construção de seu networking.

Qualificação e registro dos contatos captados

Há pouco, falamos sobre o registro dos leads. Você sabia que a automatização de processos tende a torná-lo mais simples? Conforme dito, a tecnologia é aliada poderosa — garantindo que você não perca nenhuma informação e ainda acesse funcionalidades diferentes na gestão do evento.

Os tablets em eventos são excelentes aliados nesse sentido. Além de serem equipamentos portáteis, eles permitem que diversas das sugestões dadas neste guia sejam realizadas facilmente. Por exemplo, o credenciamento. É possível rodar o sistema que valida os presentes no local por meio de seu tablet, o que ajuda na qualificação.

Além dele, as estratégias de live marketing também podem ser realizadas de forma simplificada, como no caso do controle da música ambiente ou do monitoramento das reações. Finalmente, vem o registro dos dados de seus leads.

Com um aplicativo de eventos em mãos, você consegue focar o que realmente interessa, que é a construção do relacionamento com o lead — em vez de se distrair anotando dados manualmente ou usar papéis — que são perdidos ou rasgados com facilidade.

Nutrição posterior dos leads

Com todos os dados em mãos — de maneira simples e automatizada — é chegado um dos momentos mais importantes: a hora de otimizar os resultados de seus esforços. Nutrir os leads captados após a construção de seu networking em evento é fundamental, uma vez que é essa atitude que os levará, de fato, na direção da empresa.

Use as informações coletadas em seu tablet e siga as sugestões a seguir para garantir sucesso!

E-mail marketing e fluxo de nutrição

O endereço digital dos leads é um de seus principais dados. É por meio dele que você aplicará estratégias de Inbound Marketing, garantindo que ele se aproxime ainda mais da marca e, de acordo com as etapas do funil de vendas, feche a compra de seus produtos e serviços.

Nesse momento, o e-mail e marketing e o posterior fluxo de nutrição atuam como excelentes ferramentas. Elas podem ser usadas desde antes do evento, mas se mostram, também, importantes na nutrição posterior a ele.

Planeje o envio de mensagens eletrônicas periódicas e que mantenham seus leads antenados nos acontecimentos do negócio: postagens, materiais ricos e futuras cerimônias são exemplos disso. O fundamental, nessa hora, é marcar presença de forma natural e relevante.

Produção de conteúdo

Certifique-se de manter seu blog e site profissional atualizado. O marketing de conteúdo é um grande aliado nesse sentido, permitindo que você eduque seu lead e o encaminhe durante a nutrição de cada etapa do funil. Invista na produção de materiais voltados às dores da persona de sua empresa e mantenha-a engajada.

Relacionamento

As redes sociais também são boas ferramentas para nutrir seus leads após o evento. Elas permitem que você construa um relacionamento próximo com eles, colete feedbacks com facilidade e aprimore suas estratégias. Verifique em quais o seu público está presente e invista nelas!

Monitoramento

Assim como nas outras etapas, acompanhar os resultados por meio de métricas e softwares personalizados ao seu negócio é essencial. É somente ao monitorar que você saberá o que funciona e o que deve ser evitado na hora de trazer mais clientes à empresa.

Conforme visto com as informações deste guia, o networking em evento é uma forma eficiente de se aproximar do público, encontrar novas oportunidades e realizar a captação de leads. Com as informações e dicas acima, você estará pronto para tornar esses processos eficientes e deixar de lado práticas obsoletas, como a troca de cartões. Automatize e otimize a conquista de potenciais clientes!

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