Aprenda como definir e mensurar metas para eventos
Você já pensou em utilizar metas para eventos corporativos? Em qualquer iniciativa do negócio, medir os resultados é fundamental. A avaliação do retorno sobre o investimento e a performance das equipes auxilia na busca por melhorias mais precisas e inteligentes.
Nesse cenário, adotar métricas em seus eventos pode ser uma ótima estratégia. Afinal, isso dará ao gestor uma ampla visão sobre cada detalhe da produção. Além disso, evitará que práticas ruins sejam replicadas em eventos futuros.
Para te ajudar a definir metas para eventos corporativos feitos pelo seu negócio, preparamos as dicas a seguir. Confira no texto abaixo a melhor maneira de definir métricas para cada evento da sua empresa!
Adote a técnica SMART
Uma alternativa para definir metas é escolher a estratégia SMART. Essa abordagem utiliza um conjunto de critérios para auxiliar os times a avaliarem se há mesmo a possibilidade de chegar ao resultado esperado. Nesse sentido, as métricas devem ser feitas considerando os seguintes aspectos:
- cada objetivo deve ser específico;
- todos os indicadores precisam ser mensuráveis com precisão;
- é importante que as escolhas sejam alcançáveis;
- todo indicador precisa ser relevante para o negócio e mensurado em intervalos iguais de tempo.
Essa formula traz uma nova cultura para a definição de métricas para eventos. A empresa conseguirá estruturar metas levando em conta o perfil do negócio e do evento. Além disso, o trabalho será sempre focado em construir uma cultura de bons resultados e otimização contínua.
Faça metas para vários aspectos do evento
O evento corporativo moderno lida com vários aspectos. A qualidade dos equipamentos, a infraestrutura de rede, o tamanho da equipe e o local são alguns. Há também os canais de divulgação e o engajamento de convidados como alguns dos pontos que podem influenciar o resultado final.
Ao definir as suas metas, o gestor deve estar atento a todos esses pontos. Por isso, crie métricas que passem por pontos como a venda de ingressos, o nível de disponibilidade da rede e o lucro médio. Dessa maneira, será mais fácil avaliar como cada estratégia do planejamento influenciou o resultado final.
Avalie os resultados com o método OKR
Uma vez que os indicadores sejam estruturados e o evento realizado, é hora de avaliar os números. Uma boa forma de estudar cada métrica é com o apoio do método OKR. Sigla para Objectives and Key Results (ou Objetivos e Resultados-Chave, em português). Essa metodologia auxilia na análise de resultados e na obtenção de bons insights.
A metodologia OKR orienta os profissionais envolvidos no projeto a combinarem aspectos qualitativos e quantitativos nas suas análises. Ela é flexível e tem como base o incentivo a um trabalho descentralizado: na busca por melhores resultados, os times são estimulados a trabalhar de modo independente, mas sempre com um conjunto de metas conhecidas por todos.
Os eventos corporativos são uma grande oportunidade para empresas. Eles conseguem engajar os profissionais em novas práticas. Além disso, permitem ao negócio ter contato com os clientes para apresentar produtos mais inovadores.
Portanto, sempre busque estruturar metas para eventos. Essa abordagem tornará mais fácil identificar o resultado das aplicações e garantir menos prejuízos. Assim, o time conseguirá atingir sempre os melhores resultados possíveis.
Gostou dessa dica? Então assine a nossa newsletter para ter acesso a novidades do blog em primeira mão!