Para as empresas, deve ser essencial ter como aliado o melhor fornecedor de TI. Dessa maneira é possível ter as melhores soluções tecnológicas que incluem uma série de produtos e serviços essenciais para a eficiência e a produtividade de seus processos.
Atualmente as empresas dependem amplamente de seus ativos tecnológicos, a grande maioria dos processos em sua empresa estão atrelados ao uso de algum tipo de sistema tecnológico.
Isso significa apenas que o desempenho do negócio depende em grande parte de ter uma infraestrutura de TI eficiente, capaz de suportar de forma estável e segura todas as ferramentas ou serviços de TIC (tecnologia da informação e comunicação) de sua empresa, mantendo 100% de desempenho.
Hoje, sua empresa não pode ficar parada porque um sistema falhou ou porque houve um problema e você não teve medidas de suporte para continuar trabalhando. Isso reforça a importância de contar sempre com um prestador de serviços de tecnologia altamente capacitado para fornecer soluções que atendam às necessidades de sua empresa ou o suporte necessário naqueles momentos mais inesperados.
Para te ajudar neste processo de escolha do melhor fornecedor de TI, preparamos o artigo abaixo no qual compartilhamos os principais pontos que você deve observar antes de fechar contrato. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!
Quais as vantagens de terceirizar a área de TI?
A terceirização de serviços e processos de TI é cada vez mais demandada pelas empresas. Deve-se levar em consideração que nos tempos atuais tanto as demandas de negócios quanto às inovações tecnológicas estão em constante mudança e são poucas as organizações que possuem equipes com conhecimento e experiência suficientes para alinhar TI e negócios de forma ágil, rápida e precisa.
No caso de empresas com equipes de TI próprias e treinadas, é bastante procurado cobrir processos de TI muito rotineiros que não agregam valor direto, mas que devem ser executados. Ter pessoal externo para executá-lo permite que os profissionais da área sejam redirecionados para tarefas mais estratégicas.
Seja de uma forma ou de outra, os fornecedores de serviços terceirizados e gerenciados estão se tornando não apenas parceiros tecnológicos, mas também parceiros de negócios. O seu apoio é decisivo para garantir que existe uma infraestrutura de TI sempre pronta para responder a qualquer oportunidade de negócio ou mudança estratégica crítica.
Outras vantagens da terceirização de TI
A primeira vantagem da terceirização de TI é entender que a terceirização vai além de contratar uma linha de helpdesk. Outsourcing de TI significa delegar a um único interlocutor a gestão tecnológica dos processos ou de toda a infraestrutura que suporta o negócio.
Isso, sim, traz benefícios econômicos porque desobriga as organizações de contratar ou manter suas próprias equipes de TI e de investir continuamente em sua capacitação para que estejam atualizadas com as inovações tecnológicas, que são praticamente imparáveis hoje.
Mas, além disso, com a terceirização de TI, a empresa garante a atualização contínua da TI para poder enfrentar qualquer tipo de projeto de melhoria do negócio. É aqui que entra a implementação de tecnologias como a hiper convergência, cloud híbrida, Inteligência Artificial, Blockchain, IoT… que são atualmente aliadas essenciais para descobrir novos negócios, melhorar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade. Tudo isto é complementado por serviços, suporte de TI corretivo, evolutivo e proativo.
Papel da transformação digital
A Transformação Digital é inevitável e com ela a terceirização de TI com um fornecedor é algo fundamental. A Forbes informou que 70% das empresas têm uma estratégia de transformação digital em vigor ou estão trabalhando em uma. Outras 55% das startups adotaram uma estratégia de negócios digital em comparação com 38% das empresas tradicionais. Os principais setores para estratégias de negócios digitais são serviços (95%), serviços financeiros (93%) e saúde (92%).
A pandemia impulsionou empresas em direção à mudança digital em um ritmo sem precedentes. De acordo com um estudo da IFS, 70% das empresas aumentaram ou mantiveram seus gastos com transformação digital.
Enquanto as empresas estabelecidas e existentes estão aumentando seus recursos e operações, pequenas empresas estão recorrendo a fornecedores de tecnologia para ajudá-los a criar um site, desenvolver um aplicativo ou criar um produto para otimizar suas operações e oferecer serviços aos clientes.
Estamos caminhando para a era digital e, para fazer parte dessa maré, devemos adotar sistemas e processos que facilitem nossa transição. Pensar, planejar e construir digitalmente nos tornará ágeis, flexíveis e prontos para crescer.
Escolher um fornecedor de tecnologia que entenda as necessidades do seu negócio e em quem você possa confiar pode ser uma tarefa desafiadora. Um produto bonito, fácil de usar e rápido representa apenas metade do sucesso.
Além disso, o tempo é caro. Não lançar seu elemento tecnológico no momento certo custará muito caro. Você tem que tomar decisões mais rápidas, objetivas e explicáveis, de preferência com apenas um fator — uma pontuação.
Características de um bom fornecedor de TI
Desde as necessidades do negócio, a flexibilidade dos serviços, a experiência do cliente e a assistência tecnológica às empresas são alguns dos fatores que você deve avaliar cuidadosamente ao comparar os diferentes fornecedores para escolher a melhor opção.
As características que diferenciam um excelente fornecedor de TI de seus concorrentes são:
Flexibilidade
Uma grande empresa costuma ser muito clara sobre onde está atualmente, para onde está indo e como chegará lá. No entanto, o caminho para o sucesso pode não ser tão linear à medida que novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento começam a surgir.
Essa incerteza significa que é importante escolher um fornecedor que valorize a flexibilidade e seja capaz de oferecer soluções escaláveis que possam crescer com o negócio e reduzir conforme necessário.
Entendimento do negócio
Um aliado tecnológico de qualidade ajuda a melhorar o desempenho da empresa. Não há dúvida de que, além de vender um produto ou uma solução, sua intenção deve ser integrar uma equipe.
Diante disso, é fundamental observar sua capacidade de adoção com diferentes mercados e antecipar como será a relação entre empresa e fornecedor. Este último aspecto condiciona quase nada os níveis de eficácia do projeto.
Proatividade
Nada pior do que descobrir que seus clientes estão com problemas técnicos em seus sistemas e não poderão realizar suas transações por várias horas. Este e muitos outros problemas podem ser evitados ao contratar os serviços de uma equipe de suporte de TI proativa.
Ela não espera que os problemas ocorram, mas os antecipa e os previne, não apenas economizando custos e tempo, mas ajudando você a manter uma boa reputação, e oferecendo a melhor experiência aos seus clientes.
Inovação
Os recursos tecnológicos são condutores de processos nas empresas, por isso é importante que permitam quebrar barreiras através da inovação para que sejam adaptáveis às necessidades do seu negócio.
Assim como os requisitos do seu empreendimento evoluem, as soluções que você possui também devem evoluir e isso é alcançado com inovação.
Além disso, sua empresa vai querer ter soluções alinhadas com as últimas tendências, para se manter competitiva frente à concorrência.
Consultoria de TI
Sua empresa pode estar fazendo um ótimo trabalho executando seus próprios serviços de tecnologia, mas precisa de ajuda em áreas-chave de desenvolvimento estratégico, como aumentar a produtividade ou desenvolver planos de atualização de hardware de longo prazo e mapeamento de rede.
Talvez sua empresa tenha concluído recentemente uma aquisição e precise de orientação para integrar os dois sistemas de tecnologia. Muitas empresas de soluções de TI podem ajudar a orientá-lo sobre como gerenciar suas equipes e metas internas de tecnologia.
Além disso, empresas de soluções e infraestrutura de TI com base em sua experiência individual, podem fornecer serviços de consultoria em tecnologia para ajudá-lo a descobrir o tipo certo de solução de que sua empresa precisa para operar com mais eficiência.
Tempos de resposta
Embora tempos de resposta rápidos e contratos de serviço atraentes sejam considerações importantes até mesmo para as maiores empresas, ter uma equipe interna altamente qualificada é fundamental para um melhor tempo de resposta diante de um problema.
Uma empresa menor pode não ter necessariamente as habilidades no local para oferecer suporte a novas tecnologias, o que significa que a tranquilidade de que os problemas podem ser resolvidos rapidamente para minimizar o tempo de inatividade é vital.
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5 dicas para escolher o melhor aliado tecnológico
Agora que já conhecemos as virtudes de contratar um fornecedor de TI, é fundamental também saber escolher o melhor entre tantas opções no mercado. Uma tarefa que se complica quando quase todas as opções afirmam ter as melhores soluções.
Neste contexto, faz todo o sentido avaliar detalhadamente os aspectos que nos vão ajudar a prevenir os desgastes causados por uma má escolha e assumir efetivamente um processo de onboarding.
1. Analise o desempenho do fornecedor
Resultados e certificações são a melhor prova do conhecimento do fornecedor de tecnologias ou habilidades específicas. É uma forma de antecipar a expertise que determinada empresa pode ter. Estas certificações são geralmente obtidas através de auditorias e testes realizados por entidades qualificadas.
Vale esclarecer que, embora nem todas as competências técnicas devam ser certificadas, esses documentos nos permitirão saber se o fornecedor atende aos requisitos para atender à necessidade do seu projeto digital.
Da mesma forma, uma das melhores formas de avaliar quem pode ser o melhor parceiro de tecnologia do mercado é avaliar as soluções que eles implementaram em outras empresas.
Para antecipar a experiência de trabalhar com determinado fornecedor, podemos buscar os resultados e opiniões de quem já contratou seus serviços. Essa experiência, sem dúvida, atenuará a possibilidade de qualquer risco, erro ou despesa assim que o projeto começar.
2. Verifique o suporte oferecido
Este aspecto representa o analgésico para possíveis dores de cabeça. Por diversos motivos, uma solução pode apresentar falhas intermitentes, ou até mesmo cibercriminosos podem tentar atacá-la. Nesses casos, o parceiro deve ser capaz de resolver o problema em tempo real.
Teríamos que saber com antecedência sobre os provedores de tecnologia e seu tempo de resposta. Além disso, o prazo para resolução de problemas e outras questões relevantes para fornecer suporte técnico.
Infelizmente, é comum encontrar empresas que nos oferecem soluções para todos os tipos de problemas e necessidades, mesmo que não sejam tão adequadas.
Quando o gestor ou empresário entende seus objetivos ou tem clareza sobre para onde levar a empresa, fica mais fácil encontrar no mercado a solução digital mais adequada.
3. Compreensão do negócio
Um parceiro de tecnologia de qualidade ajuda a melhorar o desempenho da organização. Não há dúvida de que além de vender um produto ou uma solução, sua intenção deve ser integrar uma equipe.
A qualidade do serviço geralmente está relacionada à segurança oferecida pelo provedor que iremos contratar. Portanto, é fundamental conhecer o grau de envolvimento no projeto, a garantia do serviço e outros aspectos relevantes (recursos, processos, infraestrutura ou equipamentos) que permitirão ao aliado tecnológico atender ao serviço solicitado.
A grande vantagem de contratar um fornecedor é que ele costuma ser expert em atender negócios como o seu, vide que provavelmente ele atende negócios similares e oferece soluções parecidas. Essa experiência faz com que antecipe situações, evite problemas ou mesmo solucione qualquer empecilho de modo ágil.
4. Relação preço-qualidade
O inútil sempre sai caro, mesmo que custe barato. Aspectos como experiência, reconhecimento, exclusividade e perfil da equipe são os componentes a partir dos quais os provedores de tecnologia definem o valor de seus serviços.
Embora nem sempre o serviço mais caro seja garantia de sucesso, é fundamental ver o equilíbrio entre o que você está disposto a investir e a qualidade do serviço oferecido. Caso contrário, poderíamos reduzir a possibilidade mínima de sucesso ao escolher uma opção com base em um único viés (como dinheiro).
Existe uma oferta cada vez maior de serviços relacionados à transformação digital, integrações, desenvolvimento de software, criação de aplicativos, construtor de sites e uma infinidade de opções. Mas neste cenário, o poder de uma boa escolha nos permitirá nos destacar da concorrência evitando reprocessamentos sem sentido ou qualquer dívida técnica.
Trabalhar com o melhor parceiro tecnológico é essencial para alcançar o sucesso nos objetivos traçados. Nesse sentido, é preciso superar a linha entre cliente e fornecedor para estabelecer, desde o início, uma verdadeira parceria.
De qualquer forma, não devemos subestimar o fato de que os benefícios da tecnologia só aparecerão refletidos quando fizermos o investimento e uso corretos dela.
Quais os tipos de TI que podem ser terceirizadas?
Hoje existe uma forma muito difundida de prestação de serviços de TI. Além da já conhecida e consolidada área interna de Tecnologia, Tecnologia da Informação, Sistemas ou afins, há uma demanda crescente em todo o mundo por serviços de terceirização de TI.
Empresas de todos os níveis exigem este serviço. Agora, existem diferentes maneiras de fornecer o serviço de terceirização de TI. Mas antes é importante saber que esse tipo de serviço não pretende substituir o clássico atendimento presencial, mas sim complementá-lo.
Dito isso, é um sinal claro de que o ambiente de TI está crescendo. É justamente aqui que entra o Outsourcing, através do qual as empresas estabelecem a estrutura e as facilidades que muitos precisam.
Tipos de Terceirização
Porém, seja por falta de orçamento da empresa para investir em novas tecnologias ou por exigências específicas de um projeto, buscam-se alternativas dentro do Outsourcing. Tudo isto em função das necessidades e exigências da referida empresa.
A terceirização com um fornecedor de TI pode ser classificada de duas maneiras. Primeiro, de acordo com o local de onde os serviços são prestados em relação à empresa contratante:
- Off-Shore: Quando a empresa busca em lugares que podem estar muito distantes geograficamente, com os quais pode ter acesso aos melhores talentos em uma área geográfica com menor custo de mão de obra. Esse tipo é muito comum hoje em dia e gera um benefício mútuo, tanto para a empresa contratante quanto para o fornecedor.
- On-Shore: Essa busca é feita pela própria empresa dentro de sua própria cidade ou país, eliminando assim as barreiras linguísticas e culturais.
- Near-Shore: É um modelo que busca talentos em países com o mesmo idioma e com o mesmo ou pouca diferença de fuso horário. Pode-se dizer que é um equilíbrio entre as opções mencionadas.
Em segundo lugar, eles podem ser classificados por seu papel ou função dentro da empresa que o solicita. Temos os três seguintes:
- Ampliação de Pessoal: Modelo utilizado quando se busca o crescimento de uma área ou departamento de tecnologia já existente. Ou seja, o talento da empresa se soma ao externo, enriquecendo o ambiente profissional e cultural.
- Equipes dedicadas: Equipes de trabalho completas dedicadas a uma empresa contratante, que pode ser remotamente ou na mesma empresa.
- Por projeto: Quando a empresa, por motivos de tempo ou impossibilidades práticas ou técnicas, não pode assumir sozinha um projeto. Portanto, adote a estratégia de colocar em ação uma equipe terceirizada com experiência no assunto.
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Outsourcing de equipamentos
Uma categoria que também se enquadra na categoria de Outsourcing de TI, e que não listamos acima, é o de outsourcing de equipamentos de TI. Nele se enquadram dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, celulares, impressoras, scanners, projetores, entre outros.
As principais vantagens são:
Maior economia
Não é necessário fazer um grande investimento para aproveitar aquele computador, tablet ou celular que você tanto precisa. Embora seja de alta qualidade, você só pagará pelo tempo em que for usá-lo.
Sempre o que há de mais moderno em tecnologia
Basta rescindir o contrato e assinar um novo que se refira a um produto mais moderno. Assim, a empresa tem a certeza de estar sempre na vanguarda da tecnologia e não perder espaço para a concorrência por falta de orçamento.
Suporte técnico incluído
Sendo um aluguel, o equipamento não é propriedade do locatário. Portanto, é a empresa que fornece o aluguel tecnológico que se responsabilizará por qualquer problema que o aparelho venha a sofrer durante a vigência do contrato.
Controle de despesas
O desembolso da taxa de aluguel é sempre o mesmo durante todos os meses. Assim, você pode facilmente fazer um orçamento e, consequentemente, estabelecer os itens exatos para o seu pagamento.
Vantagens fiscais
Todas as empresas podem deduzir impostos da mensalidade do aluguel. Da mesma forma, o valor da locação entra no balancete como custo ou despesa e é dedutível da apuração do lucro real, reduzindo impostos.
Processo final de tomada de decisão
Você deve estar pronto para perceber que muitos fornecedores com os quais você fala podem não ser os certos para você. Nesse caso, você terá que seguir em frente e considerar outro fornecedor.
Ao tomar a decisão final, você também pode considerar obter uma opinião independente e imparcial de seus contatos técnicos simplesmente compartilhando o documento de avaliação com eles.
Negocie os aspectos de tecnologia, custos, suporte, manutenção e qualquer outra coisa que você queira ou não em seu produto. Alguns fornecedores são muito negociáveis e reduzirão seu preço pela metade com as condições certas, enquanto outros mantêm seu preço de varejo.
Existem várias maneiras diferentes de pagar pela terceirização de sua tecnologia, e você deve escolher uma que se adapte às suas necessidades de fluxo de caixa, em vez daquela refletida na proposta de seu fornecedor. Após as negociações, você pode usar o mesmo modelo para reavaliar os três primeiros e escolher um fornecedor final.
Você pode concluir todo o processo fazendo uma verificação de referência no fornecedor de sua escolha, solicitando referências. Você só precisa fazer uma ligação e fazer perguntas semelhantes às que você mesmo fez.
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Como a Tec Mobile pode te ajudar
E aí? Conseguiu compreender como escolher o melhor fornecedor de TI para a sua empresa? Como viu, este é um processo complexo, que requer tempo e muita avaliação para uma boa escolha.
Aqui na Tec Mobile somos especialistas em outsourcing de TI, com locação de notebooks, tablets, computadores, desktops, mini desktops e celulares smartphones, com equipamentos modernos e adaptáveis de acordo com as suas necessidades.
Dessa maneira, podemos suprir suas necessidades como fornecedor de TI para equipamentos, permitindo que sua empresa possa vivenciar a transformação digital com equipamentos modernos e de qualidade.
Por fim, esperamos que tenham compreendido como escolher o melhor fornecedor de TI para a sua empresa e, caso precise de uma solução completa em equipamentos, entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento!
Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!