Saiba como fazer marketing promocional em eventos com essas 4 dicas
Ao promover um evento, é muito importante que ele seja visto pelo público como algo memorável e divertido. Já para as marcas, é interessante que ele impulsione as vendas e os resultados. Uma excelente ferramenta capaz de unir esses dois fatores é o marketing promocional.
Esse tipo de estratégia visa demonstrar o valor de produtos e serviços de uma empresa ao público por meio do estímulo da compra. Em outras palavras, ela facilita a aquisição de determinadas soluções e espera que, com isso, o consumidor realize ações, como a de se aproximar da marca, buscar conhecê-la melhor e se fidelizar.
Se você deseja aprender a aplicar boas técnicas de marketing promocional em seus eventos, não deixe de conferir as dicas deste artigo!
1. Oferecer experiências diferenciadas de engajamento com a marca
Ao falarmos sobre promoções, nem sempre estamos nos referindo a preços menores. Afinal, o consumidor atual espera mais do que meras aquisições, mas também uma jornada de compra completa.
Assim, oferecer uma customer experience única e inesquecível é uma excelente maneira de atrair os clientes na direção de seus produtos. Durante o evento, busque apresentar as opções ao público de forma interativa.
Um exemplo é o uso do marketing sensorial, que estimula os cinco sentidos do consumidor. Assim, ele não se esquecerá facilmente do item. Unindo essa técnica a outras opções, como as que serão explicadas a seguir, as chances de sucesso aumentam.
2. Distribuir brindes corporativos
Essas opções são extremamente funcionais e atuam como gatilhos na hora de levar seus serviços ao público. Afinal, a experiência, conforme dito, é um dos principais fatores que levam os consumidores na direção de algum produto.
Pense na recomendação boca a boca, que nada mais é do que o compartilhamento público da experiência que um usuário teve com uma solução. Ela leva outras pessoas a desejarem aquele item, o que culmina em maiores vendas.
Quer forma melhor de convencimento de que seus produtos valem a pena do que ofertá-los aos presentes no evento? Mesmo que você não entregue o produto em si, peças que despertem o interesse do consumidor tendem a gerar excelentes resultados em termos de engajamento!
3. Utilizar as redes sociais para interagir
Uma vez que um dos grandes benefícios do marketing promocional é a melhoria da imagem corporativa, uma ótima ideia é abusar da interação nas redes sociais. Elas são extremamente capazes de promover o seu conteúdo sem que você precise, necessariamente, abaixar os preços.
Ao alimentar um relacionamento aberto, objetivo e divertido com os seguidores, eles estarão mais abertos a conhecer seus serviços. Isso pode ser feito antes, durante e depois do evento. Novamente, é importante diferenciar o conceito desse tipo de estratégia da promoção em si, método que utiliza o poder de compra do cliente na intenção de atrair vendas.
4. Relacionar-se com o público durante o evento
Além das investidas on-line, uma excelente forma de engajar os que estão no ambiente é a interação direta. É possível usar a tecnologia nesse sentido, por meio, por exemplo, da locação de tablets. Eles facilitarão a comunicação, o monitoramento das reações dos consumidores e a coleta de feedbacks sobre o sucesso das estratégias. Aqui, o importante é se fazer presente!
O marketing promocional simplifica o contato de sua marca com o público-alvo dela. Ao utilizar essa ferramenta de forma criativa e centralizada nas necessidades dos clientes, grandes resultados poderão surgir! Aposte nessa estratégia.
Se você deseja aprimorar ainda mais a qualidade de seus eventos, não deixe de conferir ideias de live marketing capazes de otimizá-los!