A experiência do consumidor é, hoje, um dos principais pilares da criação de estratégias de sucesso. Esse é um tema recorrente no Brasil, desde meados de 2010. Nos anos seguintes, já se tornou um pilar constante na construção de imagem de diferentes marcas, trazendo resultados extremamente positivos.
Sabendo disso, é fundamental entender do que se trata o marketing de experiência em eventos. Esse conjunto de estratégias permite que essa importante ferramenta organizacional seja usada em seu máximo potencial, otimizando a jornada do público e, finalmente, a empresa anfitriã.
Se você quer tornar seus encontros com potenciais compradores muito mais eficientes, continue lendo este conteúdo!
O que é marketing de experiência?
Em poucas palavras, esse termo diz respeito aos esforços feitos para tornar uma ação de marca inesquecível. Tanto no caso de uma propaganda quanto de uma ativação, é imprescindível que as organizações se destaquem em relação à concorrência — o que se torna possível ao serem lembrados por seus consumidores.
Dessa forma, o uso de estratégias pontuais na intenção de conquistar, fidelizar e se tornar parte constante da rotina de seu público depende de sua experiência. Em eventos, esse ponto é ainda mais importante.
Afinal, eles representam as oportunidades perfeitas à conversão de leads e na hora de mantê-los por perto, por meio do brand experience. Nesse momento, tornar a ocasião inesquecível e aplicar as técnicas certas faz toda a diferença. Continue acompanhando este post e saiba como fazer isso!
Qual a importância do marketing de experiência em eventos?
Imagine que você se inscreve para participar de um workshop, seja virtual, seja presencial. Lá, você percebe que as informações passadas não se relacionam ao que você estava esperando, além de serem entregues de maneira confusa e entediante.
Mesmo que você fique até o final do encontro, é provável que não procure mais pela empresa por trás do evento, certo? Com o tempo, é possível que você, até mesmo, se esqueça da ocasião. É isso que o marketing de experiência em eventos busca evitar, quando bem aplicado.
Baseado em três pilares (vontade, valor e verdade), esse conjunto de estratégias faz toda a diferença na memória que o evento trará em seus participantes. Caso vivam experiências divertidas, informativas e alinhadas às soluções que buscam, é provável que a marca permaneça na mente do potencial cliente. Contrariamente, ela será esquecida.
Portanto, a grande relevância de investir no marketing de experiência em eventos está diretamente conectada aos resultados que você busca. Quanto mais envolvidos, engajados e entretidos os participantes estiverem, maiores são as chances de que consumam as soluções de seu negócio. A seguir, traremos as principais dicas capazes de ajudá-lo nesse sentido. Acompanhe!
Como utilizar essas estratégias?
O primeiro passo na hora de conquistar e engajar seu público é, inevitavelmente, conhecê-lo. É fundamental que você invista em boas pesquisas, antes de definir os detalhes do evento. Isso inclui a criação adequada das personas, a delimitação das dores dos potenciais clientes e o comportamento do mercado. Todos esses passos dizem respeito ao pré-evento.
Ao saber o que o público está buscando, será muito mais simples definir as estratégias que o fidelizará, garantindo o sucesso do seu marketing de experiência em eventos. Comece pela coleta de dados. Em seguida, saiba como agir enquanto o evento acontece e após sua finalização!
Durante o evento
Agora que você já utilizou estratégias para atrair as pessoas certas à ocasião — e está munido de todas as informações possíveis na hora de engajá-las, é chegado o momento da aplicação de técnicas que tornam a experiência do público surpreendente.
Esse é um processo que se inicia no credenciamento. Ele é uma espécie de porta de entrada ao evento. Contudo, mais do que isso, ele permite que você colete dados sólidos em relação aos participantes. Eles poderão ser usados durante o encontro, potencializando as experiências, guiando ações de live marketing e criando interações divertidas.
É importante, também, investir em uma comunicação simples e objetiva — falada, visual e auditiva. Isso significa escolher a trilha sonora certa, falar a mesma língua que os convidados e contar com uma decoração coerente com a intenção do evento. O marketing sensorial tende a ser um grande aliado nesse momento.
Finalmente, trabalhe a conversão dos leads. Aproveite oportunidades de networking, gere enquetes a serem respondidas digitalmente — por meio de tablets alugados, por exemplo — colete feedbacks em tempo real e esteja preparado para qualquer adversidade, algo capaz de ser feito com um bom planejamento.
Pós-evento
Ao final do encontro, muitos gestores de comunicação podem acreditar que os esforços também acabaram. Contudo, isso não é verdade! O marketing de experiência em eventos considera todos os pontos da jornada do consumidor. Inclusive, o momento da absorção de todas as informações obtidas no evento.
Nessa hora, o marketing digital tende a ser seu melhor amigo. Abuse de estratégias de e-mail marketing e de interações nas redes sociais. Invista, ao mesmo tempo, na produção de conteúdos alinhados às personas (já convertidas) e na coleta de feedbacks pós-evento.
É importante que você seja lembrado e que as memórias criadas na ocasião persistam na mente dos consumidores. Assim, você completará um ciclo de experiências incríveis — e que foram nutridas por você, desde o primeiro contato do cliente com sua marca.
Como otimizar o uso do marketing de experiência em eventos?
Sem a vivência de momentos inesquecíveis, é improvável que os participantes continuem a nutrir um bom relacionamento com sua marca. Sabendo disso, que tal maximizar a aplicação de suas estratégias? A tecnologia é uma excelente aliada, nesse sentido.
Para aproveitar o melhor que ela pode oferecer em seu evento, é interessante investir em softwares de credenciamento digital. Além disso, o aluguel de bons tablets e roteadores e, até mesmo, a criação de apps específicos às necessidades do público, promovem uma experiência realmente personalizada.
Contar com negócios especializados na intenção de maximizar o marketing de experiências nos seus eventos é uma excelente ideia. Eles contam com soluções voltadas às demandas pontuais da ocasião. Ofertam, também, uma equipe pronta para amparar um planejamento de sucesso. Invista na criação de encontros inesquecíveis!
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