Conheça as 5 principais inovações tecnológicas para eventos
inovações tecnológicas
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Como criar uma experiência inesquecível para as pessoas que participam do seu evento? Quais são as soluções que o negócio pode utilizar para que as pessoas que visitam o seu stand se lembrem da marca no futuro? Entre todas as opções disponíveis, aquelas que apostam em inovações tecnológicas são as mais interessantes.

Quando o negócio investe em tecnologia, as chances de ter um bom retorno são elevadas. Se o esforço está direcionado para eventos, isso é ainda maior. Afinal de contas, nessa hora, a empresa precisa direcionar todos os seus esforços para garantir que o consumidor tenha uma ótima experiência.

Quer saber como isso pode ser feito? Então veja abaixo 5 inovações tecnológicas que a sua empresa pode utilizar durante os eventos!

1. Tablets

Os tablets são fundamentais para empresas que buscam mais flexibilidade e mobilidade em seus eventos. Esses dispositivos conseguem ser mais práticos do que notebooks ou computadores desktops, além de serem capazes de substituir várias das atividades que normalmente são executadas em PCs ou com o apoio de ferramentas físicas, como é o caso de:

  • validação de contratos;
  • coleta de dados para pesquisas de opinião;
  • validação de ingressos;
  • exibição de portfólios de produtos e mercadorias;
  • finalização de vendas.

Portanto, sempre considere o investimento em tablets como uma forma de otimizar o trabalho dos seus profissionais durante o evento. Além de terem uma ótima bateria, eles conseguem facilitar a execução de atividades que tornam a experiência do consumidor mais agradável e única.

Caso a empresa não tenha um conjunto de tablets disponível em seus ativos, uma boa alternativa é investir no aluguel de tais aparelhos. Essa solução, conhecida por ser econômica e prática, garante que a companhia terá o número exato de dispositivos necessários sem comprometer os seus gastos.

2. Gamificação

Nada como um visitante engajado em seu evento, não é mesmo? Portanto, sempre aposte na gamificação para maximizar a participação das pessoas em suas atividades, criando uma experiência mais interativa e que possa gerar mais satisfação.

Essa é uma abordagem em que a companhia cria um sistema de pontos. Assim, os participantes pontuam após cumprir algumas atividades. Aqueles que tiverem um melhor posicionamento no ranking final podem ganhar brindes, descontos em produtos e outros benefícios.

3. Roteadores portáteis

Uma boa conexão de internet é algo crítico para o sucesso de qualquer evento. Garantindo o acesso à web para os seus visitantes, eles poderão verificar informações, compartilhar dados sobre o evento de maneira orgânica em suas redes sociais e dar mais visibilidade para as suas iniciativas. Além disso, os profissionais terão mais meios para compartilhar dados e fechar negócios na hora em que o evento é realizado.

Entretanto, para que isso tudo ocorra, é crucial que exista uma boa conexão WiFi e cabeada em todos os ambientes do evento. Ou seja, a empresa deve garantir que os visitantes e profissionais que estiverem presentes possam trocar dados em qualquer local, mesmo naqueles de difícil acesso.

Por isso, sempre avalie a infraestrutura disponível e realize investimentos, caso julgue necessário. Com o apoio de roteadores portáteis, por exemplo, a companhia consegue ampliar a cobertura do sinal WiFi e levar conexões cabeadas para mais locais. Dessa forma, haverá mais facilidade para todos utilizarem a web sempre que for necessário.

4. Aplicativos mobile

Os aplicativos mobile são inovações tecnológicas que também facilitam a criação de uma boa experiência para o cliente. Com eles, a empresa pode disponibilizar:

  • os horários de todas as atividades (sempre com alto nível de precisão);
  • alertas personalizados a partir dos interesses do visitante;
  • a programação completa de cada dia;
  • mecanismos para validar o ingresso com o apoio de QRCode;
  • os dados sobre quem participará do evento;
  • notícias que sejam relevantes sobre o evento.

Como os aplicativos mobile podem receber novos conteúdos a qualquer momento, eles também tornam a exibição de novidades ou alterações na grade do evento mais prática. Além disso, a adoção de aplicativos permite que a empresa reduza gastos e possa ter um evento mais sustentável: o uso de papel cairá, assim como o de vários outros materiais impressos.

5. Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que tornam os eventos mais interativos. Com elas, a empresa pode criar mais possibilidades de diversão para o cliente, além de demonstrar produtos e serviços de maneira inovadora.

A realidade aumentada é uma tecnologia que leva objetos virtuais a um ambiente real. Um exemplo tradicional são as máscaras de aplicativos como o Instagram: após rastrear o rosto do usuário, o software pode inserir animações na tela do smartphone que se posicionam em frente ao rosto da pessoa em tempo real.

Essa tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, em um evento de lançamento de produtos de maquiagem. A empresa pode criar um aplicativo que permita aos visitantes verem como uma maquiagem ficaria em seu rosto sem necessariamente realizar a aplicação do produto em sua pele. Dessa maneira, a empresa consegue apresentar mais mercadorias gastando menos.

Já a realidade virtual cria um ambiente digital em que o usuário tem uma imersão completa com o apoio de um óculos especial e de dispositivos para controlar as interações. Isso pode ser aplicado, por exemplo, para demonstrar a planta de um imóvel em tempo real. Dessa forma, uma imobiliária pode participar de um feirão de vendas com mais chances de fechar negócios.

Eventos são uma grande oportunidade para as empresas terem um maior contato com os seus clientes. Neles, o negócio pode demonstrar produtos, lançar novas soluções, encontrar parceiros e ter acesso a novos mercados com facilidade.

No entanto, para que a realização (ou a participação) do negócio durante o evento seja a melhor possível, é crucial que a companhia crie uma experiência de ponta para o seu público-alvo. Uma das formas mais inteligentes de conseguir isso é com o apoio de boas inovações tecnológicas. Elas garantem que a empresa terá mais meios para dar ao seu cliente uma visita inesquecível, que permita a ele lembrar a marca no futuro e garanta maior sucesso comercial.

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