Você sabe como usar o Google Analytics? Hoje, a internet já é a principal forma de realização de negócios para várias empresas. No entanto, para compreender como criar páginas atraentes e que sejam capazes de converter consumidores, ter os dados corretos é fundamental.
Isso pode ser obtido com o apoio de muitas soluções, sendo uma das mais populares o Google Analytics, que garante que empresas e criadores de conteúdos para a web tenham um grande número de dados sobre os visitantes de suas páginas. Do volume de visitas até o tempo gasto em cada link, tudo pode ser exibido de um modo simples e prático.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa solução, leia o post abaixo e veja mais detalhes sobre como usar o Google Analytics!
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento criada pelo Google. Ele pode ser integrado facilmente ao código HTML de blogs, páginas de vendas ou mesmo sites de empresas para identificar informações, como:
- o número de visitas de um site;
- quais são os visitantes que estão acessando a página pela primeira vez;
- quais são as páginas mais acessadas pelos usuários;
- a quantidade de visitantes recorrentes;
- as palavras-chave que mais geram tráfego em páginas de busca;
- o tempo médio de visita;
- a fonte de origem de cada visitante.
Como usar o Google Analytics?
Para auxiliá-lo a visualizar essas informações de modo simplificado e intuitivo, uma boa estratégia é o uso de relatórios. Eles dão mais objetividade para a sua análise e reduzem o tempo gasto com a avaliação de métricas. Assim, você poderá investir mais recursos na otimização e no crescimento de suas páginas na web.
Entre os cinco principais relatórios, nós podemos apontar:
- o Bounce Rate vs. Exit Rate, que mostra quantas pessoas não realizaram qualquer ação na página em comparação ao número de visitantes que navegaram por mais de uma página do site antes de saírem;
- o relatório de páginas de entrada, que lista as origens do tráfego da página na web;
- o relatório de usuários antigos e novos;
- o relatório de performance para mobile, que lista o nível de otimização da página para dispositivos móveis;
- o relatório de conversões por redes sociais, que auxilia na identificação de quais são os conteúdos que mais geraram cliques em redes sociais.
Que erros evitar ao utilizar o Google Analytics?
Para analisar cada relatório do Google Analytics, é importante evitar erros. Eles comprometem a sua análise e podem levar à otimização de pontos que não necessitam de melhorias. Veja os mais comuns abaixo!
Avaliar a taxa de rejeição com base no segmento errado
Cada tipo de site tem uma taxa de rejeição de referência. Saber identificar a sua é fundamental para verificar o sucesso de cada página.
Utilizar um código de acompanhamento para múltiplos domínios
Apesar de ser possível, essa não é uma abordagem recomendada. Com códigos personalizados, os seus dados se tornam mais precisos e com menos ruídos.
Não compreender quais dados são relevantes para a sua estratégia
Toda empresa tem metas para as suas páginas na web. Para auxiliar no alcance de cada objetivo, é importante saber quais são os dados relevantes para a análise dos relatórios do Google Analytics. Assim, você poderá manter o seu foco apenas no que for importante.
Métricas de performance são fundamentais para encontrar problemas em qualquer estratégia de mercado. Hoje, com a importância que a web tem para a realização de negócios, os indicadores de performance também podem ser aplicados para todos os sites que a companhia mantém.
Quando a empresa sabe como usar o Google Analytics, o negócio tem uma série de dados para compreender melhor o seu público-alvo, as áreas mais acessadas de suas páginas e o que pode ser otimizado. Assim, será mais fácil estruturar sites agradáveis e capazes de atrair um maior número de clientes para a empresa.
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