Gestão de redes sociais: 7 dicas para divulgação de eventos | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Ainda que a televisão, os jornais e o rádio continuem sendo locais interessantes de marketing para anunciar eventos, a internet é um dos meios mais importantes, já que atualmente as pessoas passam diversas horas conectadas.

Nas redes sociais, elas estão em busca de publicações interessantes e relevantes. Quando encontram eventos e programações que possam ser úteis, poderão se engajar e divulgar para que mais pessoas o conheçam.

Entretanto, nem todas as empresas conseguem bons resultados, não é mesmo? Há aquelas que acabaram desistindo depois de passarem por decepções e investimentos sem retorno.

Para que esse não seja o seu caso, neste post, você verá quais são as principais dicas para fazer uma gestão eficiente das redes sociais e conseguir atrair mais pessoas para seus eventos e programações. Quer saber como isso é possível? Então veja agora. Boa leitura!

Por que fazer uma gestão de redes sociais?

Atualmente, a gestão de redes sociais é fundamental para qualquer tipo de negócio. Com ela, é possível segmentar, e atrair pessoas de acordo com o perfil do cliente desejado. Mais do que isso, pode-se comunicar de maneira efetiva, melhorando a percepção da marca para fidelizar o consumidor por muito tempo.

Quando o assunto é divulgação de eventos, a necessidade é ainda maior. Nesses casos, o engajamento faz com que a programação se torne ainda mais conhecida e requisitada. Então, quem deseja atrair pessoas, seja para um show, espetáculo ou conferência, precisa pensar em estratégias eficientes para fazer com que o evento chame atenção antes, durante e depois das programações.

Entretanto, embora pareça simples apenas fazer publicações e responder às perguntas das pessoas, é necessário ter um planejamento para que o resultado seja realmente positivo. Caso contrário, há a possibilidade de ter prejuízo para seu evento e sua marca.

Como usar as redes sociais para divulgação de eventos?

Veja agora algumas dicas interessantes para executar suas ações nas redes sociais com eficiência.

1. Entenda o funcionamento dos algoritmos

Algoritmos são fórmulas matemáticas que, por meio de uma programação estabelecida por cada rede social, definem a relevância de pessoas, marcas e conteúdos. Ou seja, tudo que acontece na plataforma.

Em geral, as redes privilegiam conteúdos de amigos e parentes. Por isso, se você observar as métricas da sua página, verá que nem todos os seguidores receberão suas postagens.

Dessa forma, entender o funcionamento faz com que o gestor tenha mais ferramentas para conseguir se sobressair em meio a tanta gente em busca por atenção. Se engana, porém, que é necessário ser programador para entender um pouco mais sobre como esse robôzinho funciona.

Nas redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, os algoritmos tendem a avaliar negativamente qualquer interesse de fazer spam ou mesmo apenas promover a sua marca em vez de engajar os usuários. Afinal, essas plataformas têm como principal objetivo o entretenimento.

Nisso, caímos em um erro comum: falar apenas da sua própria empresa. Quantas pessoas querem que os seguidores vejam a todo momento sobre os produtos e serviços do seu negócio? Além de não chamar atenção do público, esse tipo de comportamento não é considerado interessante para o algoritmo. Dessa maneira, a tendência é que os posts apareçam para menos pessoas.

Para melhorar os resultados, muitas empresas recorrem à mídia paga, como impulsionamento de postagens ou, mesmo, o remarketing. Com isso, a tendência é que mais pessoas recebam o conteúdo sobre o seu evento.

2. Estabeleça métricas

O que você considera como bom resultado para a sua página? Talvez, se uma determinada postagem rendesse 500 comentários, você iria gostar? Chamada de métrica de vaidade, esse tipo de indicador nem sempre é interessante para a empresa, uma vez que ele pode não ter nenhuma relação com os resultados que se pretende alcançar.

Os comentários, por exemplo, podem ser de pessoas que não tenham o perfil empresarial desejado. Ou, mesmo, podem ser todos negativos. Dessa forma, na prática, nenhum benefício, de fato, é alcançado.

Por isso, sua empresa precisa estabelecer quais são as métricas que de fato vão fazer a diferença na hora de acompanhar as métricas e avaliar os resultados. Pode ser, por exemplo, número de aberturas da página de vendas do site, compras de ingresso ou qualquer outro indicador que esteja de acordo com o objetivo da estratégia.

3. Invista em fotos e vídeos

Como você viu, as pessoas acessam as redes sociais, muitas vezes, para se divertirem. Então, poucas querem ler longos textos. Ao contrário, querem ver vídeos ou imagens que mostrem facilmente do que se trata determinado conteúdo. Dessa forma, se o assunto for realmente interessante para elas, poderão se aprofundar no material.

4. Mantenha o tom de voz pessoal

Algumas empresas pecam por ter um tom muito profissional nas redes sociais. Exceto em redes como o LinkedIn, próprias para negócios, as demais exigem um tom mais pessoal. Mais uma vez, o ambiente é de distração e informais mais informações.

Por isso, as páginas devem se aproximar desse ambiente e ser mais pessoais, falando no tom de voz que os consumidores desejam ouvir. Caso contrário, as postagens parecerão inadequadas.

5. Tenha um calendário de publicações

Como os eventos têm datas bem definidas, é fundamental que as empresas tenham um calendário de publicações bem claro, mesclando tanto informações sobre os eventos quanto conteúdos sobre hábitos e necessidades dos seguidores.

6. Seja constante

Outro erro comum das administrações de canais sociais é postar apenas quando há uma novidade da empresa. Com isso, a marca tende a perder relevância. Quanto mais constantes forem as publicações, maiores serão as chances de que os seguidores recebam mais postagens.

Por isso, não desista do canal mesmo quando os primeiros resultados não são tão interessantes. A constância é fundamental para que isso mude no futuro.

7. Defina uma política de comunicação

Quando um usuário fizer uma reclamação ou pedir ajuda, como a empresa deve responder? Padronizar as respostas é uma forma de deixar o discurso mais coeso, evitando que possíveis problemas aconteçam.

Dessa forma, a tendência é que todos os colaboradores lidem com questões parecidas da mesma maneira, mantendo o tom de voz que a empresa definiu como mais adequado para a estratégia adotada.

Agora que você já sabe como uma gestão de redes sociais é importante para que os eventos atraiam público, é hora de planejar suas ações para que os resultados apareçam corretamente. Pesquise quais são as melhores ferramentas para ajudar a sua empresa nessas tarefas e execute nossas dicas. Assim, torna-se mais fácil, até mesmo, conseguir patrocínio.

Falando em ferramentas, veja agora qual é a importância da automação de marketing digital para os eventos. Esperamos por você.

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