Políticas de segurança de dados devem ser otimizadas continuamente. Uma das frentes que elas podem atuar envolve rotinas focadas em gerenciar aplicativos. Como o uso de aparelhos profissionais para fins pessoais é muito frequente, é fundamental que o negócio tenha esse tipo de prática integrado ao seu dia a dia.
As políticas voltadas para gerenciar os aplicativos instalados em um tablet, smartphone ou computador profissional permitem ao negócio ter maior controle sobre a sua infraestrutura de TI e os riscos aos quais ela está exposta. Assim, a empresa pode funcionar com um padrão de confiabilidade mais elevado.
Se você quer saber mais sobre o tema e como investir em práticas que permitam ao negócio gerenciar aplicativos instalados em aparelhos como smartphones e tablets com mais confiabilidade, confira o nosso guia a seguir!
1. Para que serve o gerenciamento de aplicativos?
Bons aplicativos são fundamentais para o uso de qualquer aparelho tecnológico moderno. De smartphones a computadores de alta performance, todo dispositivo depende de bons softwares para atender às demandas do dia a dia de uma empresa. Eles ajudam a empresa a avaliar a qualidade de investimentos, executar projetos, integrar equipes e a ter mais mobilidade.
Nesse contexto, a gestão de aplicativo surge para ajudar o negócio a aproveitar por completo os recursos disponíveis. Ela é feita com foco em medidas que otimizam a configuração dos softwares e tornam as suas bases mais seguras. Ao mesmo tempo, é focada em medidas que ajudam os profissionais a entender como utilizar o sistema por completo.
Em outras palavras, o gerenciamento de aplicativos é focado em três pilares. Eles são orientados para ajudar a empresa a ter um alto retorno sobre o investimento feito em apps. São eles:
- as rotinas direcionadas para ajudar a empresa a entender como garantir que o uso dos aplicativos seja feito da melhor maneira possível;
- as atividades voltadas para otimizar o nível de segurança de cada aplicativo;
- os processos com foco em monitorar se os aparelhos de uso profissional contam apenas com aplicativos robustos e confiáveis;
- as medidas direcionadas para garantir que os profissionais saibam como utilizar os softwares corretamente;
- as rotinas com foco em manter todos os aplicativos devidamente atualizados.
2. Por que gerenciar os aplicativos dos funcionários?
Como apontamos, bons aplicativos tornam os negócios mais flexíveis, inovadores e eficientes. Por outro lado, o seu uso, quando feito do modo incorreto, pode colocar o negócio em uma situação de risco: a empresa pode adotar ferramentas que fazem mau uso de registros internos e expõe os profissionais a ameaças de segurança. Portanto, nesse contexto, o investimento nas rotinas que ajudam os times de TI a gerenciar aplicativos é fundamental.
Essas políticas dão mais controle ao negócio sobre quais são as ferramentas utilizadas, como elas são utilizadas e quais são os seus padrões de funcionamento. Para a empresa, isso se traduzirá em mais flexibilidade, confiabilidade e previsibilidade no que se refere à infraestrutura de TI. Afinal de contas, os times terão uma visão completa sobre o estado da infraestrutura e como ela impacta nos resultados da marca.
3. Como isso pode te ajudar?
Gerenciar aplicativos instalados em tablets, smartphones e computadores ajuda o negócio de várias maneiras. Confira em detalhes como cada um dos benefícios relacionados a essa política influenciam o dia a dia da empresa e a sua competitividade!
3.1. Ganho de produtividade
A produtividade é um dos fatores que mais impactam na competitividade de empresas. Hoje, os negócios precisam investir em todas as estratégias que auxiliam os times a sempre terem boa performance. Afinal de contas, isso se traduz em um ambiente de trabalho com menos erros, maior aproveitamento de recursos e prazos em dia.
A gestão de aplicativos garante que a empresa poderá integrar ferramentas mais robustas em seu dia a dia e, ao mesmo tempo, ampliar o impacto que a TI tem nos indicadores de produtividade internos. Afinal de contas, os softwares estarão otimizados para sempre se adaptarem para o fluxo de trabalho da empresa. Ao mesmo tempo, os times terão o apoio de soluções com alto nível de disponibilidade, o que reduz gargalos no ambiente de trabalho.
3.2. Mais previsibilidade sobre o funcionamento da infraestrutura de TI
Um dos fatores que impactam diretamente na qualidade de políticas de gestão de TI é a previsibilidade. A empresa deve ter meios para identificar como a infraestrutura funcionará em vários cenários. Assim, as suas medidas preventivas podem ser mais efetivas a médio e longo prazo.
Gerenciar aplicativos é um dos passos que um negócio pode adotar com esse objetivo. Ao adotar esse tipo de prática, a marca pode garantir que os aplicativos terão padrões de configuração uniformes, o que minimiza as chances de problemas acontecerem. Ao mesmo tempo, os processos de troubleshooting serão mais rápidos, mitigando o impacto que falhas terão.
3.3. Mais segurança de dados
A segurança de dados é algo fundamental para qualquer empresa. Com a LGPD, deixar de ter boas práticas nessa área leva a prejuízos operacionais e a problemas legais. Portanto, toda a infraestrutura de TI precisa ser otimizada para a redução de brechas de segurança.
Nesse sentido, o investimento na gestão de aplicativos é uma ótima forma de minimizar os riscos operacionais existentes. A empresa conseguirá manter um bom controle sobre os apps instalados nos aparelhos de usuários, avaliar quais são os dados compartilhados com terceiros e identificar possíveis ameaças rapidamente. Desse modo, as chances de um problema acontecer serão muito menores.
4. Como gerenciar os aplicativos que seus colaboradores instalam?
Para gerenciar aplicativos instalados em dispositivos de uso profissional, a empresa deve adotar um conjunto de medidas alinhadas com o seu perfil de trabalho. É importante que, durante a integração dessas práticas, o negócio foque na transparência. Afinal de contas, os processos só serão efetivos se contarem com o apoio dos profissionais.
Nesse sentido, há algumas medidas que devem ser adotadas por toda empresa que busca ter um alto nível de controle sobre o que está instalado na sua infraestrutura de TI. Veja quais são e como adotá-las a seguir!
4.1. Conte com apoio especializado
Nem toda empresa conta com profissionais preparados para adotarem políticas de gestão de TI complexas. Nessas horas, uma boa alternativa é buscar o apoio de um especialista. Ele poderá ajudar o negócio a:
- entender as suas demandas;
- avaliar os riscos existentes;
- definir um plano de ação;
- avaliar a melhor maneira de integrar novas normas de uso;
- auxiliar os profissionais;
- manter práticas em dia com o padrão do mercado.
4.2. Entenda as demandas e o perfil do negócio
Entender o perfil do negócio e as suas demandas é fundamental para que as políticas de proteção e gerenciamento de aplicativos sejam efetivas. O negócio saberá quais rotinas serão mais efetivas e o que deve ser priorizado. Além disso, evitará medidas que prejudicam a sua performance a médio e longo prazo.
4.3. Fique atento a normas do mercado e a legislação local
Ficar atento às normas do mercado e à legislação brasileira também é muito importante. Afinal de contas, problemas nessa área prejudicam a credibilidade da empresa e levam a perda de competitividade. Portanto, não deixe de avaliar se as normas combinam com a regulação do setor em que a empresa atua.
4.4. Trabalhe com o time de compliance
Para facilitar o trabalho de alinhamento de regras de uso de aplicativos e a regulação local, o negócio deve trabalhar ao lado do time de compliance. Caberá a ele avaliar o que pode ser feito para minimizar riscos e otimizar processos. Assim, a efetividade da gestão será muito maior.
4.5. Treine os profissionais
Os profissionais devem ser treinados para entender quais medidas foram adotadas e por qual motivo elas estão sendo integradas. Isso amplia a sua efetividade a médio e longo prazo. Afinal de contas, a resistência a elas será muito menor.
4.6. Revise rotinas regularmente
Padrões de segurança evoluem continuamente. Portanto, não deixe de revisar as suas políticas de gerenciamento de aplicativos. Desse modo, elas sempre serão capazes de atingir os objetivos esperados.
4.7. Adote as ferramentas já existentes nos sistemas operacionais
O gerenciamento de aplicativos deve se aproveitar das soluções nativas de controle e monitoramento de sistemas. Elas são feitas para permitir que marcas entendam o que é utilizado pelo profissional. Além disso, tornam a aplicação de normas mais uniforme e ágil.
5. Como o aluguel de notebooks e tablets pode ajudar com isso?
A gestão de aplicativos pode ser feita em qualquer cenário. Ou seja, ela vale para quando o negócio adota práticas como o aluguel de tablets em São Paulo ou quando os times de TI contam com uma infraestrutura local. Porém, a escolha pelo outsourcing pode trazer muito mais facilidade para quem pretende otimizar o seu processo de gestão de apps.
Nesse cenário, a empresa terá acesso a dispositivos que são pré-configurados sob medida. Do tipo de hardware à versão do sistema, tudo será padronizado conforme as demandas da marca. Isso torna o processo de gerenciamento de apps mais rápido e seguro.
Ao mesmo tempo, os times poderão dar mais atenção para o monitoramento e o controle dos apps. Isso garante que as políticas com esse foco serão mais efetivas e bem aplicadas. Afinal de contas, as equipes de TI terão menos problemas para lidarem com o seu dia a dia.
6. Quais seus benefícios?
O aluguel de tablets traz benefícios que vão além da melhoria do controle de aplicativos. Em conjunto, eles tornam o negócio mais eficaz e competitivo. Confira a seguir!
6.1. Redução de custos
Quem investe no aluguel de tablets, notebooks e celulares consegue reduzir os seus gastos com tecnologia. A empresa sempre terá uma infraestrutura alinhada com as suas demandas e o seu fluxo de trabalho. Ao mesmo tempo, os projetos internos e eventos não demandarão um grande investimento em novos equipamentos.
Como o aluguel de equipamentos dá ao negócio alta flexibilidade sob o tamanho da sua infraestrutura, os gastos nessa área se tornarão mais precisos. A empresa poderá ajustar os dispositivos integrados ao seu dia a dia conforme as suas demandas de curto e médio prazo. Assim, gastos com a manutenção de equipamento sem uso deixarão de ser uma realidade.
6.2. Acesso a aparelhos com manutenção em dia
O acesso a aparelhos com manutenção em dia também é outro benefício do investimento no aluguel de dispositivos como tablets e smartphones. A empresa responsável pelo fornecimento dos aparelhos sempre fará a entrega de produtos já ajustados conforme as demandas dos seus clientes. Ao mesmo tempo, será responsável por auxiliar na aplicação de políticas de manutenção regulares.
Como consequência, os problemas apresentados pelos dispositivos deixarão de ser algo frequente. Isso contribui para a sua integração em mais rotinas sem impacto nos riscos operacionais do negócio. Afinal de contas, a empresa terá alta confiabilidade nas suas ferramentas.
6.3. Possibilidade de ter dispositivos sob medida
Todo negócio conta com demandas próprias. Elas são orientadas pelos objetivos da empresa e as regras do seu setor. E, para evitar problemas, é crucial ter equipamentos de qualidade.
Nesse sentido, o aluguel de tablets, smartphones e computadores permite ao negócio investir em uma infraestrutura que sempre está alinhada com as suas demandas. Seja durante eventos ou na adoção de rotinas mais flexíveis: basta entrar em contato com o fornecedor para realizar os ajustes necessários.
6.4. Recursos de segurança digital mais robustos
A cibersegurança se tornou um ponto crítico para qualquer negócio. Hoje, empresas precisam investir em políticas que mitigam riscos e maximizam a qualidade das suas operações. Nesse sentido, o investimento no outsourcing de equipamentos pode ser utilizado como uma forma de minimizar os riscos existentes e ampliar o impacto das políticas de segurança digital.
A partir do aluguel de aparelhos, o negócio pode utilizar dispositivos que já são integrados ao seu dia a dia com bons padrões de segurança. Cada aparelho terá a versão adequada de sistemas operacionais e regras uniformes de controle e acesso a dados. Desse modo, os riscos sempre serão os menores possíveis.
A gestão da infraestrutura de TI de um negócio deve ser um processo avaliado com muito cuidado por qualquer empresa. Afinal de contas, a tecnologia está presente em eventos, projetos internos e durante o atendimento a demandas de clientes. Portanto, se problemas acontecerem com equipamentos, os prejuízos são garantidos.
Nesse sentido, as práticas de gerenciamento devem abordar todos os aspectos do uso de aparelhos. Ou seja, investir em medidas que ajudam a gerenciar aplicativos instalados em smartphones, tablets e notebooks permite que a empresa tenha mais previsibilidade sobre o que acontecerá na sua infraestrutura. Por isso não deixe de adotar práticas com esse foco!
Gostou da nossa dica? Então entre em contato com a gente para saber como ter os aplicativos da sua empresa gerenciados com facilidade!
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