6 ferramentas para um home office mais produtivo | Tec Mobile
6ferramentasparaumhomeofficemaisprodutivo
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

A COVID-19 mudou a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos em um futuro previsível, forçando as empresas a adotar o trabalho remoto como o novo normal. Mas, embora possa ser desafiador, ele não é nenhuma novidade.

Em um momento como este, não temos escolha a não ser nos adaptar e superar. Se a sua equipe estiver mudando para um ambiente de trabalho remoto, estamos aqui para ajudar. Reunimos seis ferramentas para home office que você pode usar para fazer uma transição suave de sua equipe para o remoto. Acompanhe!

1. Trello

O Trello é uma ferramenta de colaboração popular, simples e fácil de usar que permite organizar projetos e tudo relacionado a eles em painéis. Com ele, você pode gerenciar informações como:

  • o que está sendo trabalhado;
  • quem está trabalhando em qual atividade;
  • qual é o progresso do projeto.

Ao contrário de um aplicativo de lista de demandas tradicional, que exibe tarefas que podem ser marcadas depois de concluídas, o Trello incorpora o uso de colunas para rastrear o andamento das atividades em suas diferentes fases. Por exemplo, a primeira coluna pode reunir tarefas que precisam ser feitas, enquanto a segunda pode ser para listar as tarefas que já foram iniciadas.

A terceira coluna seria então usada para mostrar tarefas que foram concluídas, e uma possível quarta coluna poderia ser para colocar tarefas concluídas que precisam de revisões ou uma segunda opinião de outro profissional ou o cliente. Cada tarefa individual pode ser personalizada com seu próprio nome, descrição, data de vencimento e etiqueta colorida ou categoria.

Além disso, outros usuários do Trello podem ser atribuídos manualmente a tarefas específicas. Além de rastrear o progresso, as colunas de um quadro do Trello também podem ser usadas para deixar anotações a outros usuários, destacar anúncios importantes e fornecer links para recursos online.

2. Google Drive

O Google Drive faz parte do Google Apps, sendo responsável por sincronizar seus arquivos entre diferentes dispositivos e a internet, em seu espaço de armazenamento dentro do Google. Tudo isso simplesmente usando sua conta do Google. Com o Google Drive, você pode fazer upload de seus arquivos, criar novos dentro de pastas e também fazer download do aplicativo para o computador.

É uma integração incrível que libera você de ter muitos arquivos no seu HD e, ao mesmo tempo, permite que você tenha seus arquivos online para serem acessados ​​em qualquer lugar, a qualquer hora. Junto com todos esses aspectos, o Google Drive é um dos melhores armazenamentos em nuvem gratuito do mercado, principalmente por oferecer 15 GB, contra 2 GB de seu maior concorrente, o Dropbox. E se precisar de mais espaço, você também pode fazer upgrade para outros planos do G Suite, pagos.

Ao migrar para um sistema de armazenamento em nuvem, você fica mais livre para levar seus arquivos com você, sem a necessidade de carregar seu computador, por exemplo. Essa é apenas a ponta do iceberg de como o Google Drive pode ser incrível. Vamos ver alguns dos motivos pelos quais você deve começar a usar este Google app o mais rápido possível.

Mobilidade

O benefício mais valioso de ter tudo o que você precisa na nuvem é acessar seus arquivos em qualquer lugar. A única coisa que você precisa é fazer login no Google Drive com sua conta do Google no dispositivo desejado. Você pode trabalhar em qualquer lugar que precisar, sem se preocupar em se lembrar de compartilhar seus arquivos em uma pen drive ou HD externo.

Sincronização

Isso está relacionado à mobilidade que o Google Drive permite que você tenha, principalmente porque pode manter seus documentos sincronizados em diferentes dispositivos com a ajuda da internet.

Colaboração

Com o Google Drive, você pode colaborar de várias formas — desde o compartilhamento de uma pasta inteira até arquivos específicos. Essa pode ser uma ótima maneira de armazenar os arquivos da sua empresa e permitir que sua equipe colabore, economizando tempo e dinheiro que você gastaria com um sistema interno. Ele também possui um sistema de pesquisa de arquivos muito eficaz.

3. Gravador de Telas Online

Gravar uma tela costumava ser um verdadeiro desafio. Você tinha que usar ferramentas complicadas ou pagar um especialista em software para fazer isso, o que nem sempre era viável. Felizmente, a facilidade de uso do software de gravação de tela melhorou significativamente ao longo dos anos. Hoje em dia, você pode criar tutoriais com aparência profissional com o mínimo de esforço. Além dos tutoriais, existem vários outros motivos pelos quais você pode querer gravar sua tela.

Se você faz qualquer tipo de demonstração de produto, precisa ou oferece suporte técnico, ou usa videochamada, usar a captura de tela padrão do seu computador não será bom o suficiente para captar imagens de alta qualidade. Se você deseja uma maneira mais precisa de gravar a tela inteira ou se deseja capturar uma parte específica, um gravador de tela de alta qualidade atenderá ao objetivo. Vamos apresentar aqui quatro dos principais.

Hippo Video

O Hippo Video é uma plataforma de hospedagem de vídeo baseada em nuvem e uma solução completa para todas as suas necessidades de gravação de tela. Para usar a ferramenta, basta instalar a extensão do Chrome Hippo Video e você pode começar a gravar sua tela imediatamente.

Apowersoft

O Apowersoft é um gravador de tela online gratuito com base na web que permite gravar vídeo e áudio simultaneamente. Também permite escolher o tipo de entrada de áudio e fazer anotações em tempo real. Além disso, o aplicativo oferece vários formatos de vídeo que você pode usar para salvar seus vídeos gravados sem perder qualidade.

Screen-cast-o-matic

O Screen-cast-o-matic é uma ferramenta de gravador de tela online que suporta gravações de webcam e tela. Esse aplicativo não grava vídeos em HD e usa resoluções padrão que podem ser 800×600 ou 640×480, sendo ideal para upload rápido de vídeos. A versão gratuita permite ampliar, desenhar e adicionar sobreposições nos arquivos de vídeo, enquanto a versão paga oferece opções de edição e animação mais avançadas. Depois de gravar seus vídeos, você pode enviá-los diretamente para o YouTube, G-Drive ou Dropbox.

Loom

Aplicativo baseado em nuvem, o Loom permite gravar sua tela ou um aplicativo específico, com ou sem sua webcam, e narrar usando seu microfone. Quando você terminar de gravar, ele oferece recursos de edição fáceis, permitindo que você ajuste seu vídeo, adicione call-to-action (CTA) e miniaturas personalizadas.

Para compartilhar seu vídeo, será fornecido um link que será copiado automaticamente para sua área de transferência para compartilhamento. Além disso, a plataforma fácil de usar do Loom permite que você proteja seus vídeos com uma senha.

4. Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação e hub de colaboração para todos os fins. Inclui mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo, além de um conjunto de ferramentas para ajudar os grupos a compartilhar informações e trabalhar juntos. Ele possui aplicativos independentes para Windows, Mac, Android (smartphones e tablets), Linux e iOS e também opera em navegadores da web.

Um espaço de trabalho do Slack é a casa de sua equipe, semelhante a um painel. Grupos ou equipes podem criar um espaço de trabalho gratuito e, em seguida, atualizar o plano, se precisarem de recursos avançados, como espaços de trabalho ilimitados e tempo de atividade garantido. Os usuários do espaço de trabalho preenchem um diretório e podem se comunicar diretamente uns com os outros por meio de mensagens instantâneas. Os canais Slack são salas de chat em grupo compartilhadas para membros de um espaço de trabalho.

Os usuários podem se comunicar com toda a equipe ou determinados membros do time em vários canais. Dedique canais a equipes, projetos, tópicos de discussão específicos ou o que mais você escolher. Um criador de canal pode dar acesso ao canal a qualquer pessoa na área de trabalho compartilhada ou restringir o acesso a usuários convidados. Por exemplo, os membros da equipe que trabalham em um projeto dedicado podem ter seu próprio canal, enquanto a equipe inteira pode acessar um canal sobre problemas comuns.

5. Zoom

O Zoom é uma plataforma de videoconferência baseada em nuvem que pode ser usada para videoconferências, reuniões, conferências de áudio, webinars, gravações de reuniões e chat ao vivo. Embora a Zoom ofereça muitos produtos e serviços para organizações empresariais, incluindo Zoom Rooms (que são salas de conferências que executam software dedicado para tornar a reunião mais fácil), webinars de vídeo e até sistemas operacionais mobile — o produto principal da Zoom —, a forma como a maioria das pessoas conhece o serviço é pelo Zoom Meetings.

O Zoom Meetings são as conferências de áudio e vídeo que permitem que duas ou mais pessoas se comuniquem on-line. As reuniões do Zoom acontecem no aplicativo e podem ser iniciadas e compartilhadas por qualquer pessoa; essas reuniões podem até ser iniciadas gratuitamente através do aplicativo, se você o tiver instalado, ou através do site da Zoom. Você também pode usar o Zoom em seu telefone ou transmiti-lo para sua televisão.

Você não precisa de uma assinatura paga para começar a usar o Zoom. Na verdade, se outra pessoa configurar o Zoom Meeting e convidar você, tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções do convite por e-mail para começar a usá-lo. Você precisará clicar em um link para instalar o aplicativo Zoom e, em seguida, inserir o código da conferência para entrar na reunião para a qual recebeu o convite.

Para iniciar a sua própria Zoom Meeting, você precisa de uma conta Zoom, que pode ser criada gratuitamente. O Zoom oferece vários planos: o Basic é gratuito e permite hospedar reuniões com até 100 participantes, com um limite de 40 minutos por reunião. Você também pode ter um número ilimitado de reuniões individuais.

O Zoom combina videoconferência HD, reuniões de negócios on-line, webinars e recursos móveis em uma solução colaborativa. Mas, a melhor parte é que apenas uma pessoa precisa fazer o download do Zoom. Todos os outros podem simplesmente clicar no link da reunião (recorrente ou única) e acessar diretamente de seu telefone, tablet ou desktop. Também não há necessidade de uma infraestrutura de videoconferência cara.

6. The Brainstormer

O Brainstormer é um aplicativo estimulante para mentes criativas. Trata-se de uma ferramenta tátil para combinar aleatoriamente um enredo, um assunto e um cenário ou estilo. Ele pode fornecer aquele momento evasivo de inspiração para sua equipe ou simplesmente oferecer um esforço criativo. É uma ótima maneira de combater o bloqueio criativo, gerar novas ideias para um novo projeto ou reunir assuntos rápidos para rabiscar, esboçar ou registrar no diário.

O Brainstormer tem três rodas giratórias apresentando enredo/conflito, tema/cenário e assunto/local. Ao manipular as rodas — ou fazer um giro aleatório e deixar o destino assumir o controle — você gera combinações que fornecem sugestões criativas fantásticas para escrever, esboçar ou qualquer atividade criativa. E você tem a liberdade de editar as rodas para se adequar ao seu processo, como simplesmente ajustar as listas integradas à criação de cenários totalmente novos a partir do zero.

A roda do Character Builder cria combinações de atributos e fundos de arquétipos, e o World Builder combina tema, humor e local para criar configurações únicas. Mais rodas estão a caminho e você pode personalizar cópias das rodas integradas ou criar suas próprias do zero.

As ferramentas para home office se destinam a ajudar sua equipe a melhorar o fluxo de trabalho e aprimorar os recursos. Ao usar os aplicativos certos, você pode acelerar o tempo que leva para comunicar pensamentos, ideias e tarefas diferentes para sua equipe remota. Você pode tornar mais fácil para as pessoas acompanharem o que precisam fazer e pode garantir que todos recebam o apoio que procuram ao longo do caminho.

No final, você e sua equipe são os únicos que podem decidir quais aplicativos funcionam melhor. Afinal, você quer ter certeza de criar um sistema coeso que tornará sua vida mais fácil.

Agora que você já tem as informações certas para decidir quais ferramentas para home office adotar, conheça nossas soluções para mobilidade corporativa! Entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar!

Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!


Atualizar preferências