Os eventos online serão a realidade pós covid-19
Desde a era glacial o mundo vem se transformando constantemente. Essa é uma realidade. Porém, nas diferentes fases da História da Humanidade, diferentes também foram os fatores dessas transformações.
Nos dias atuais, que no futuro com maior ou menor destaque irão relatar os livros e documentários, o fator de transformação mais determinante, inegavelmente, é o COVID-19.
Essa nova realidade nos impôs mudanças na nossa forma de interagir com as pessoas, de olhar as relações entre países e economias, e fomos forçados ainda a reaprendermos alguns hábitos e rever comportamentos.
Todos os setores da atividade econômica foram afetados. Alguns tiveram um aumento repentino da demanda, evoluções foram aceleradas, enquanto outros setores tiveram sérias perdas.
Com o setor de eventos não foi diferente.
Proibidas até então, e mesmo depois da liberação, aglomerações serão evitadas. Isso é um problema e uma oportunidade.
Acreditamos que os eventos presenciais não irão desaparecer. Também acreditamos que podemos e iremos continuar conectando pessoas e negócios, colaborando decisivamente na realização de sonhos, na concretização de objetivos, no atingimento de metas ou, simplesmente, proporcionando entretenimento, todavia, agora também através de eventos online.
É verdade que num cenário de tantas incertezas, será difícil num primeiro momento, sabermos em qual tecnologia, estratégia ou modelo investir para realização de um evento online, mas vamos aqui nesse breve artigo, apresentar alguns elementos importantes e vantagens para que você tenha maior segurança na suas decisões e fornecer uma experiência enriquecedora em seus eventos online.
Confira as principais vantagens desse novo formato de eventos:
Agilidade na Organização
Para um evento online você não tem preocupações com espaço físico, mobiliário, alimentação, controle de acesso, segurança, licenças, limpeza, entre outros fatores. Portanto, com mais tempo e menos preocupações você poderá ter foco na experiência dos seus convidados.
Com um dispositivo como um tablet ou smartphone, eles poderão ter todo conteúdo de seus eventos em suas mãos, interagir em tempo real, colaborar com debates, fazer comprar online, responder pesquisas, … uma infinidade de ações. Então, use sua criatividade e o tempo extra e surpreenda.
Redução de custos
A transformação tecnológica nos oferece inúmeras possiblidades de automatizar muitos processos num evento online. De imediato, locações de espaços e todos os custos do evento presencial (infraestrutura, pessoal, etc, etc.) simplesmente desaparecem.
Também as plataformas digitais voltadas para eventos que já existiam, agora criam novas funcionalidades para a nova forma de consumo pós COVID-19. Então, literalmente agora é possível mais com muito menos.
Nos eventos presenciais, quando esses voltarem, essa tendência de utilização de tecnologias será ainda mais forte, afinal, as pessoas, em especial àquelas que eram mais resistentes ao digital, agora foram forçadas para essa nova realidade.
Mesmo na fase pré pandemia, já era possível realizar com um simples clique, tarefas que por muito tempo foram feitas no papel. Um bom exemplo é a realização do check in ou credenciamento de forma digital em eventos, tornando o processo ágil e rápido.
Visibilidade
Em qualquer evento, um dos principais objetivos é atrair o público alvo. Com tantos avanços tecnológicos sendo disponibilizados e a maior facilidade gerada aos organizadores e aos convidados de eventos online, seus eventos podem multiplicar muitas vezes de tamanho.
Com o bom e inteligente uso das mídias sociais, que assumem papel ainda mais importante em razão dessa nova realidade, os eventos online têm capacidade de atrair a atenção de muito mais gente.
Então, explore suas mídias sociais, inclua informações que sejam relevantes para o seu público, divulgue de forma digital seu evento online e nunca esqueça de enviar aos participantes convites e lembretes do seu evento online.
Aumento de vendas
Todo organizador quer que o seu evento seja um sucesso. Com essa forte tendência dos eventos online, quando seu objetivo for efetivar vendas através deles, o alcance de suas metas podem ser tornar mais provável.
Mas é claro que você, assim como no evento presencial, deverá ter uma boa estratégia de vendas, se dedicar ao processo criativo para gerar uma boa experiência online, credibilidade, geração de conteúdos interessantes e relacionados aos seus produtos. Com esses cuidados o sucesso de vendas será certo.
O poder das conexões
No online você poderá tornar seus eventos mais atrativos gerando maior interação entre os participantes, proporcionando conexões locais, regionais e até globais, afinal, o online conecta tudo e todos.
Mas você precisa pensar fora da caixa, afinal o contexto é novo e estratégias antigas provavelmente não terão os mesmos efeitos.
Num cenário global de tantos desafios, as pessoas agora tendem a buscar mais parcerias, conhecer novas tendências, negócios e oportunidades, afinal, tudo está mudando numa velocidade maior com a pandemia do COVID-19. Então, mãos a obra, ânimo e aproveite as oportunidades.