Trazer um produto novo ao mercado é um momento especial para qualquer empresa. Afinal, é a oportunidade de oferecer uma novidade ao público para expandir as vendas e o próprio negócio. Portanto, elaborar o planejamento de um evento de lançamento de um produto incrível é uma ótima ideia para divulgá-lo aos clientes em potencial.
No entanto, essa tarefa não é uma missão simples de colocar em prática, pois é preciso pensar em cada detalhe, certificando-se de que o público aprove a ideia e entenda todos os seus diferenciais.
Pensando em ajudar você a elaborar um evento de lançamento de produto de forma planejada e organizada, produzimos este artigo. Ao final da leitura, você vai conhecer as principais estratégias para conquistar os melhores resultados, garantindo que seu produto seja um sucesso, desde o início.
Qual a importância de elaborar um bom planejamento para seu evento de lançamento de produto?
A primeira impressão é a que fica. Certamente, você já ouviu alguém falar essa frase em algum momento da sua vida. Acredite, ela vale tanto para pessoas quanto para produtos. Como uma empresa apresenta e divulga um item que ela vende e a facilidade de os consumidores captarem a mensagem por trás dele, é o que fará com que os resultados apareçam.
Pensando nisso, é muito importante que você saiba elaborar cada passo do evento de lançamento de produto da sua empresa. Ele precisa ser objetivo, atrativo, contar com uma boa organização e oferecer conforto para o público presente.
Afinal, é por meio dessas características que os convidados irão conhecer a nova solução que você tem a oferecer. Por outro lado, caso ela seja apresentada de maneira inadequada, o público não conseguirá compreender sua relevância na jornada de compra. Dessa forma, poderá não desejar saber mais sobre ela.
O segredo do sucesso de um evento está em um bom planejamento de marketing. Ao analisar, cuidadosamente, cada passo do processo, torna-se mais simples garantir que a execução ocorra sem falhas. Confira as melhores dicas nesse sentido!
Como elaborar um bom evento de lançamento de produto?
Existem alguns passos que não podem ficar de fora do evento de lançamento de um produto. Eles devem incluir o conhecimento acerca do público, do mercado de atuação da empresa, do andamento dos esforços realizados durante o encontro e, é claro, de uma excelente divulgação.
Confira 11 estratégias que podem ajudar na organização do seu evento!
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Pesquise o seu mercado de atuação
Esse é o primeiro ponto a ser considerado no decorrer de um evento de lançamento de produto. Mesmo que você já tenha analisado o seu mercado durante o processo de criação da novidade, na elaboração do plano de negócios, por exemplo, é preciso saber como ele está no exato momento da apresentação.
A relevância desse ponto é clara: as mudanças da era digital são muito rápidas. Por isso, é importante acompanhá-las para oferecer uma boa experiência da sua reunião aos participantes. Ao saber quais são as necessidades do seu público, você se torna capaz de coletar dados atualizados que serão úteis na contemplação de suas dores, bem como na demonstração do item.
Mantenha-se atualizado, e aproveite cada oportunidade que surgir!
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Estabeleça objetivos e metas
Traçar objetivos e metas vai ajudar a organizar melhor o seu evento, assim como auxiliar sua empresa a identificar aonde quer chegar com ele.
Essa estratégia também contribui para o organizador entender o diferencial do encontro e o que ele gera de valor aos participantes.
Com todas essas informações, fica mais fácil fazer o planejamento acontecer da forma idealizada e colocar o próximo passo em ação.
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Planeje e organize seu evento com antecipação
Ao planejar um evento de forma antecipada, as chances dele ser bem-sucedido aumentam. Toda empresa que lida com esses encontros sabe que imprevistos podem acontecer durante a organização, e que é preciso saber resolvê-los. Afinal, existe um público esperando que a experiência seja a melhor possível.
No entanto, ao dedicar tempo para elaborar um bom planejamento, fica mais fácil de tratar de todos os detalhes e necessidades que envolvem este acontecimento.
Se a sua companhia costuma realizar muitos eventos ao longo do ano, que tal listar todos que sempre se repetem, para que você e sua equipe possam se preparar, de forma antecipada, para organizá-los?
E para as reuniões pontuais, que surgem conforme as demandas específicas da empresa, se planeje e reserve um prazo de segurança para lidar com alguns assuntos, como contratar fornecedores, divulgar o evento, alugar equipamentos, e outras questões.
Vale ressaltar que não existe um prazo ideal para planejar e organizar um evento. No entanto, saber algumas informações, como tamanho, quantidade de convidados, data e objetivos dele facilita todo o processo.
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Determine um orçamento
Determinar o orçamento para seu evento, vai poupar muitos aborrecimentos, assim como orientar você e sua equipe em muitas decisões.
Antes mesmo de iniciar o planejamento estratégico e montar um cronograma de ações – próximo item da lista – estabeleça o valor a ser investido.
Ter um orçamento estipulado vai, inclusive, facilitar a margem e os prazos de negociação com os fornecedores.
Atenção! Não ultrapassar o limite de orçamento ajuda no desempenho do evento. Afinal, de que adianta ter sucesso de público, se o acontecimento gerar prejuízo para os cofres da empresa, não é mesmo?
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Elabore um cronograma de ações
Essa é uma dica de ouro que todo organizador de eventos precisa saber.
Ter um cronograma detalhado vai ajudar, e muito, a montar seu encontro. É importante lembrar que esse documento vai orientar o time em todas as fases: pré, durante e pós-evento. É uma forma de garantir que tudo vai funcionar perfeitamente no dia do lançamento do seu produto.
O cronograma ideal é aquele que prevê, inclusive, o feedback do público e um relatório de análise de resultados após a finalização do encontro.
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Defina suas personas
A experiência do cliente é um dos maiores focos da atualidade. Ela deve ser considerada em todas as fases da jornada do consumidor, em especial, durante o lançamento do produto, sendo o primeiro contato que os potenciais compradores terão com ele.
Tendo isso em mente, dê o máximo de atenção possível ao processo de criação das personas (a representação fictícia do seu cliente ideal). Para defini-la, é preciso se basear em dados sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Ela manifesta também suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Todo o conteúdo direcionado à divulgação do evento dependerá da definição da persona. Afinal, ela irá nortear o marketing de conteúdo, o direcionamento de imagem, a linguagem a ser abordada no decorrer do encontro, e muito mais. É imprescindível priorizar esse ponto!
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Escolha fornecedores de confiança
Organizações que trabalham com fornecedores confiáveis têm mais chance de seus eventos serem um sucesso. No final das contas, eles só vão acontecer da forma planejada, se as empresas terceirizadas cumprirem com o acordado, seja em termos de prazos de entrega dos produtos ou serviços, seja com a qualidade deles.
Por isso, é essencial dedicar tempo e esforço para escolher fornecedores sérios. Lembre-se! De nada adianta ter os melhores ao seu lado, se não existe uma relação de parceria com eles.
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Divulgue seu evento
Durante a divulgação da data, hora e local do evento, seja online ou off-line, é importante tomar certos cuidados. O primeiro passo é que sua empresa esteja presente nas redes sociais mais frequentadas pelos potenciais consumidores. Afinal, é fundamental que as informações referentes ao encontro sejam vistas por eles.
Em seguida, a comunicação do evento deve estar clara e não gerar dúvidas. Em todo caso, é interessante deixar alguns canais disponíveis para esclarecer qualquer ponto sobre o encontro.
Finalmente, certifique-se de que as notícias sejam difundidas para o máximo de pessoas que possam se interessar pelo seu evento.
Se possível, invista no marketing de influência. Contratar influenciadores digitais que falem nas redes sociais sobre o lançamento do seu produto, ou até mesmo que marquem presença no local do evento, pode ser uma boa opção para viralizar esse momento.
Use o marketing digital a seu favor, e se coloque à disposição para receber sugestões sobre o que o público quer ver no dia. Isso pode fazer toda a diferença!
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Organize o credenciamento
O credenciamento atua como uma porta de entrada para a sua reunião. Investir em um sistema de credenciamento para eventos auxilia no controle do fluxo de pessoas e permite que você esteja ciente dos que estão presentes. Esse é um fator fundamental do encontro, visto que os dados coletados sobre o público podem nortear ações de live marketing, isto é, aquelas executadas durante o encontro.
Nesse momento, tanto contratar softwares específicos para a função quanto investir no aluguel de tablets e roteadores é uma ótima alternativa para seu evento. Eles permitem que a comunicação entre as partes flua, de forma automatizada, e facilite o processo de credenciamento.
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Implemente uma boa ferramenta de gerenciamento
A tecnologia é a melhor amiga de quem busca se orientar por dados e garantir resultados ágeis em seus eventos. Assim, ter uma ferramenta que gerencie as inscrições e proporcione o acesso rápido às informações dos convidados faz toda a diferença no sucesso do encontro.
A Tec Mobile oferta o Receptiva, um aplicativo de credenciamento de eventos desenvolvido para os clientes terem uma ótima experiência, uma vez que ele garante agilidade e controle durante o processo de credenciar os participantes.
Outra alternativa é a customização dos aplicativos para atender as necessidades de cada evento. No caso da recepção, com um app personalizado, é possível minimizar o tempo de espera da fila e de entrada das pessoas.
Existe também o software de pesquisa. Ele permite que os resultados de seus esforços sejam mensurados antes, durante e depois da reunião, de forma simples, organizada, objetiva e instantânea.
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Peça a opinião dos participantes
Lembra que você leu no item “Elabore um cronograma de ações” que todo evento deve contemplar o “pós” nesse documento? Chegou a hora de colocar essa dica em prática.
Não basta produzir um evento impecável em termos de planejamento e organização, se você não sabe a opinião dos participantes. Só eles podem validar, de fato, tudo que você e seu time fizeram para proporcionar a melhor experiência.
Sendo assim, quando seu evento terminar, peça a opinião do público, tanto de pontos positivos como negativos. E você pode fazer isso por meio de um questionário online, que poderá ser enviado por e-mail marketing personalizado. Desse modo, você economiza na impressão dos formulários e ainda agiliza o recebimento das respostas.
Com a análise das respostas, você vai saber o que pode melhorar nos próximos eventos.
Garanta que o evento de lançamento do seu produto seja um sucesso
Quando uma empresa elabora eventos orientados por dados, fatos, tecnologia de ponta, fornecedores confiáveis e pesquisas, a probabilidade deles serem bem-sucedidos é muito maior. Com todo esse suporte, é possível garantir uma ótima experiência aos participantes.
Já pensou finalizar seu encontro com 100% de aprovação do público? Contar com uma empresa especializada para auxiliar no planejamento do seu, é um grande diferencial. A Tec Mobile pode ajudar a elaborar seu evento de lançamento de produto conforme planejado.
Se você tem algum evento previsto para acontecer este ano, aproveite para organizá-lo com bastante antecedência e solicite um orçamento com a nossa equipe.
Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!