Credencial para eventos: qual a importância e como elaborar bons crachás?

Credencial para eventos: qual a importância e como elaborar bons crachás?

Sua empresa utiliza credencial para eventos? Se você trabalha nessa área, certamente sabe que manter a segurança e a ordem são fatores cruciais para levar qualidade ao seu público.

Com os famosos crachás, a verificação dos usuários fica mais simples, além de trazer profissionalismo para as feiras, palestras, workshops, festas e quaisquer outras cerimônias que você se proponha a realizar.

Pensando nisso, elaboramos um post para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Quer descobrir se este meio de identificação tem ou não benefícios? Então, continue a leitura do artigo!

Qual a importância de fazer uma credencial para eventos?

Quando assunto é produção de eventos, alguns dos requisitos indispensáveis para quem almeja obter sucesso são: organização e segurança. Esses elementos garantem, não somente que a experiência dos convidados seja positiva, mas também gera credibilidade para a empresa. Você concorda? Nesse sentido, a confecção de crachás tem se mostrado uma excelente ferramenta para a realização desse tipo de projeto. Eles podem ajudar, desde o controle da quantidade de participantes e segmentação de dados, até a redução de custos operacionais.

Por meio de uma credencial para eventos, você consegue diferenciar, por exemplo, produção, equipe de apoio e público. Isso será fundamental para delimitar os indivíduos que têm acesso livre em todos os ambientes ou não, bem como limitar a entrada nas áreas restritas. A segurança promovida por este instrumento também funciona como uma barreira poderosa contra a presença de estranhos. Isto é, quem não se inscreveu ou não comprou ingressos.

Imagine um evento em que o fluxo de pessoas é grande. Se não houver um planejamento de mecanismos de identificação, toda a logística é comprometida e esses aspectos passam a serem vistos de forma negativa pela audiência. O outro ponto interessante sobre os crachás nos eventos é que eles podem ajudar na parte de divulgação. Hoje, as credenciais podem ser extremamente personalizadas — com logotipo da empresa, espaço para patrocinadores, cores e fontes próprias, cordões exclusivos etc.

De certa forma, podemos dizer que elas ajudam a construir uma identidade para a marca. Portanto, torna-se uma excelente ideia, considerando que criar personalização é uma das competências mais perseguidas no mundo atual dos negócios. Se você ainda não está convencido dos benefícios que o uso das credenciais pode proporcionar aos seus eventos, ainda há mais uma vantagem, que costuma agradar bastante os organizadores: a economia de custos.

Ao compará-la com outros meios de identificação — camisetas, bonés, bandanas — os crachás apresentam um custo mais barato, sem perder a flexibilidade de deixar esse item de segurança com a cara do evento. Ademais, dependendo do modelo escolhido, eles podem ser utilizados por quantos dias forem necessários, com possibilidade de reaproveitamento em edições futuras.

Ainda no quesito redução de despesas, vale analisar que a necessidade de staff para controle da portaria também é menor, sobretudo, se a empresa adotar um modelo com leitura de código de barras ou QR Code. Desse modo, além de contratar menos pessoas, sua equipe pode focar em atividades que demandam a inteligência humana.

Como fazer um crachá eficiente? 

Um raciocínio bem relevante na hora de fazer o seu crachá é ter em mente que este item também é uma oportunidade para gerar valor e fixar a sua marca na cabeça dos participantes. Por isso, é importante analisar a qualidade do material — os cartões de PVC, por exemplo, são resistentes e muito fáceis de deixar com a cara da empresa. Normalmente, são desenvolvidos em softwares e apresentam alta qualidade de impressão.

Mas, também existe a alternativa do uso de papéis, mantendo o padrão desejado. Portanto, pesquise bem esse mercado e veja qual estratégia atende melhor o seu caso. Nesse contexto, alguns elementos não podem faltar no seu material. São eles:

  • foto;
  • nome completo;
  • função.

E naqueles destinados ao público, talvez seja interessante incluir um número de inscrição. Isso seria bem útil na hipótese de a sua empresa optar pela realização de sorteio de brindes, por exemplo. Afinal, em plena era de transformação digital, a tecnologia pode trazer um toque diferenciado de eficiência para suas credenciais. Os gestores de eventos podem inserir uma composição com QR Code ou código de barras, de modo que os participantes só precisem apresentá-lo para ter seu acesso liberado ao evento.

Com o auxílio dessas funcionalidades, elimina-se a necessidade de conferir dados em papéis. Enfim, é uma fonte de agilidade capaz de eliminar a tão temida formação de filas. Ademais, lembre-se de que a arte do material deve ser minimalista. Isto é, ter como prioridade as informações que vão compor a credencial, em vez de um produto muito carregado de elementos gráficos, pois isso acaba gerando poluição visual e dificultando a leitura dos tópicos mais relevantes.

De modo geral, os crachás são produzidos nas medidas padrão de 54 mm por 85 mm. No entanto, nada impede de você escolher as dimensões que se encaixam melhor à proposta da empresa. Quem vai utilizar esse espaço para angariar patrocínios, por exemplo, talvez precise de tamanhos maiores.

Por que contar com empresas especializadas?

Contar com o apoio de empresas especializadas na arte de crachás fará toda a diferença no resultado da estratégia do seu evento. Isso porque, quem trabalha nessa área tem a expertise necessária e está por dentro das principais tendências, dos melhores materiais e dos avanços que podem tornar o processo de identificação ainda mais eficaz. Tudo isso, oferecendo preços mais competitivos na preparação das credenciais dos seus eventos, além de ter em vista que elas operam um grande volume de materiais. Assim, os gestores otimizam tempo, dinheiro e podem dedicar mais esforços no foco do seu negócio.

Por todo o exposto, podemos concluir que o uso da credencial para eventos é um recurso chave para que busca uma performance de excelência e, é claro, otimização de resultados. Afinal, o segredo para desenvolver um bom trabalho nesse segmento está nos detalhes, e o controle da circulação de pessoas é um deles.

Gostou de saber mais sobre como fazer um crachá para eventos e qual a sua importância? Então, que tal compartilhar suas experiências conosco? Deixe um comentário!

Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!