Conserto de tablet: 4 desvantagens de mantê-los na lista de patrimônio | Tec Mobile
consertodetablet4desvantagensdemantelosnalistadepatrimonio
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Está pensando em comprar ou fazer conserto de tablet? É um fato que tais dispositivos estão na moda entre as pequenas, médias e grandes empresas. Entretanto, será que adquirir esses aparelhos é a melhor escolha para sua instituição?

Neste post, você entenderá como a utilização de tablets tem crescido nas empresas. Depois, verá quais são as principais desvantagens em adquiri-los. Por fim, descobrirá se é melhor fazer o aluguel desses dispositivos.

Está preparado para economizar e ter mais segurança na utilização de seus equipamentos de informática? Então, veja quais são as melhores dicas. Boa leitura!

A expansão do uso de tablets nas empresas

Os tablets estão na moda nas principais empresas, e não faltam motivos para justificar isso. Para começar, eles são mais portáteis que os notebooks, fazendo com que sejam transportados facilmente, sem se transformar em peso para os colaboradores. Dessa forma, mesmo em uma reunião em local diferente do que os funcionários normalmente trabalham, eles podem levar os equipamentos facilmente.

Além disso, se comparado aos tradicionais computadores, o custo é menor, aumentando a quantidade de equipamentos que podem ser adquiridos (ou alugados) pela instituição. 

Se você ainda acha pouco, há também a facilidade de adaptação. É mais fácil manipular um tablet do que um computador, já que a maioria das pessoas já usa um sistema operacional similar em seus smartphones.

Será, entretanto, que vale a pena deixar os tablets na sua lista de patrimônio? Confira agora quais são as principais desvantagens disso!

Desvantagens em manter tablets na lista de patrimônio

Está pensando em fazer compra de dispositivos como tablets? Descubra agora por que isso pode não ser uma boa ideia.

1. Alto custo com compra

Embora os tablets sejam mais interessantes que os notebooks, ainda assim, o custo é considerável. Para dar maior segurança, você deverá optar por assistência estendida, o que tornará o custo da operação ainda mais alto.

2. Grande custo com manutenção

Não adianta comprar um equipamento e deixá-lo parado e sem manutenção, não é mesmo? Por isso, a compra de tablets nem sempre é interessante, já que você precisará arcar com um alto custo para dar manutenção em cada dispositivo.

Às vezes, basta fazer pequenos procedimentos para consertá-los. Em outras, porém, a demanda de troca de peças, o que fará com que o custo seja ainda maior. Caso a empresa deseje diminuir custos e aumentar a eficiência dos dispositivos, é interessante considerar outras opções que não sejam a compra, como o aluguel.

3. Desatualização

Além dos problemas para dar manutenção nos equipamentos, outro é a desatualização contínua por que todos os dispositivos passam. Isso significa que o investimento rapidamente terá valor menor, já que outros tablets mais modernos estarão disponíveis.

Além do valor de mercado, os equipamentos terão mais dificuldade para corresponder com eficiência aos programas instalados. Ou seja, será mais comum, com o passar dos anos, ter programas travando ou com processamento mais lento do que a empresa espera.

Como a tecnologia é um fator importante para que uma organização se destaque no mercado, estar defasado significa que você estará um passo atrás da concorrência. Seu negócio não quer isso, não é mesmo?

4. Marcas de má qualidade

Para tentar fugir da desatualização, diversas empresas resolvem investir em marcas genéricas que garantem ter o mesmo desempenho com preços muito menores. Embora a tentação para comprar tais dispositivos seja grande, o melhor a fazer é se afastar.

Em primeiro lugar, dificilmente as marcas conseguem entregar o que prometem, dificultando o uso no dia a dia. Depois, a manutenção fica comprometida, já que nem sempre as peças estão disponíveis. Por fim, contar com a garantia legal é quase impossível, visto que esses aparelhos costumam ser de marcas no exterior, que não têm representantes no país, ou mesmo completamente paralelas.

Vantagens em alugar

Já que há várias desvantagens em comprar tablets, será que há vantagens em alugá-los de uma empresa séria? Nós acreditamos que sim. Veja, agora, os principais benefícios!

Redução de custos

A primeira grande vantagem do aluguel é a redução de custos. O alto investimento com a aquisição dos dispositivos não será necessário, já que eles serão apenas alugados. Com isso, sobra mais dinheiro para ser investido em outras áreas.

Aumento de segurança

Um problema comum é que os dispositivos adquiridos não tenham tanta segurança, já que os usuários costumam instalar aplicativos com vírus ou que aumentam a vulnerabilidade do sistema. Como o dispositivo pode não apresentar nenhum problema aparente, a tendência é de que ele continue sendo utilizado mesmo assim.

Ao alugar, os tablets são sempre revistos por uma equipe capaz de identificar falhas em sistemas. Assim, ao serem entregues para outra empresa, não terão nenhum problema, estando perfeitamente prontos para utilização. Além disso, no aluguel, você contará com as melhores marcas disponíveis no mercado.

Transferência de responsabilidades

Quando o seu dispositivo tem algum problema, é função da empresa ter uma equipe para dar manutenção nos aparelhos ou mesmo enviá-los a uma assistência. Ou seja, no final, a responsabilidade é toda da sua instituição.

Entretanto, se os tablets forem alugados, a responsabilidade será sempre da empresa que forneceu os dispositivos. A única preocupação da sua organização será fazer a locação e pedir substituição caso aconteça algum problema durante o período de utilização.

Isso significa que a empresa terá mais tempo para executar as ações de que ela realmente precisa, despendendo menos esforços em tarefas não necessárias para o alcance do objetivo final da empresa. Com isso, sua corporação tem mais segurança e tranquilidade.

Você já viu que o conserto de tablet não é algo tão interessante para as empresas. A compra dos dispositivos pode, além de aumentar os custos, diminuir a segurança no funcionamento dos aparelhos. Entretanto, antes de fazer contrato de aluguel com uma empresa, procure por uma que consiga atender a todas as necessidades da sua organização, como criação de softwares e aplicativos para atender às necessidades que seu negócio tiver quanto à pesquisa de dados.

Está procurando por uma solução completa? Entre em contato agora mesmo com a Tec Mobile e descubra como ela pode ajudá-lo com soluções personalizadas.

Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!


Atualizar preferências