Para garantir o sucesso de qualquer evento, é preciso que haja uma condução organizada, dinâmica e que torne o acontecimento memorável. Isso inclui um planejamento que se inicia no pré-evento, que é monitorado durante seu desenvolvimento e que se estende após seu fim.
A fim de ter efetividade na execução desses passos, é preciso buscar saber como engajar o público em eventos. Ou seja, por meio de dicas e técnicas específicas que tornam a cerimônia inesquecível para seus convidados, você será capaz de obter diversos benefícios — como melhores resultados para sua empresa e uma maior visibilidade de sua marca!
Se você deseja engajar seu target durante uma cerimônia, workshop, palestra ou reunião festiva — seja ela de natureza corporativa ou não, continue lendo este artigo.
A importância de saber como engajar o público em eventos
Eventos são, geralmente, acontecimentos que visam agregar valor à imagem de uma pessoa, marca ou empresa. Para que isso aconteça, é essencial que o público se engaje em relação a ele — lembrando-se por um longo período das boas experiências vividas e, preferencialmente, falando sobre elas. Portanto, organizações que desejam deixar sua marca no mercado devem investir em envolver e cativar seus convidados.
Para que isso seja feito de forma correta e garanta sucesso para a empresa, foram separadas, a seguir, sugestões para cada etapa do evento — antes, durante e depois dele. Assim, você poderá criar uma estratégia linear no que diz respeito a instigar e estimular a participação de seu público. Confira!
Antes do evento
Antes de qualquer evento ser realizado com sucesso é preciso que as pessoas o conheçam. Seu público precisa ter certeza de que algo importante está prestes a acontecer! Para estimular seus convidados a comparecerem ao local e dar início às estratégias de engajamento que serão descritas a seguir, é importante investir em divulgação. Para isso:
- promova ações presenciais, por meio de panfletos, brindes e materiais exclusivos que chamem atenção para o evento;
- busque compreender como boas práticas de buzz marketing podem impactar seu público e atraí-lo;
- produza materiais de divulgação, seja em vídeo, em blog posts ou em e-mail marketing. A escolha é sua;
- mapeie as principais informações em relação ao seu público, preparando-se para a próxima etapa de engajamento;
- ao conhecer seu público se tornará mais simples divulgar a conversa e dar início a uma estratégia que será aplicada no decorrer do acontecimento.
Durante o evento
Conforme dito, é imperativo que as marcas tornem seu evento inesquecível. Por isso, durante sua execução, algumas ações devem ser colocadas em prática a fim de agregar valor à cerimônia e criar propósito para o comparecimento dos convidados. Isso pode ser feito:
- por meio de interações diretas entre o público e o promotor da cerimônia. Seguir os convidados de volta nas redes sociais, agradecer elogios e se posicionar em relação a feedbacks são boas maneiras de fazer isso;
- ao gerar impacto com um sorteio. Ao investir em conhecer seu público é possível escolher os brindes perfeitos a serem sorteados, ao vivo, no evento;
- oferecendo qualidade aos convidados. Ainda que pareça algo secundário, o ambiente, os comes e bebes, a música e demais fatores relacionados diretamente à solenidade devem agradar o público. Pesquisas são fundamentais para saber o que seu público espera.
Ao seguir essas três dicas o engajamento por parte do público se tornará ainda maior durante a realização do evento. Confira, a seguir, dicas para colocar em prática após o fim da cerimônia.
Depois do evento
O investimento no engajamento do público não acaba com o fim do evento. No pós-evento é, também, interessante aplicar estratégias que confirmem seu sucesso e solidifiquem o impacto causado. Para isso:
- aposte em oferecer brindes que lembrem seus convidados de suas boas experiências logo ao chegarem em casa. Itens utilizáveis, como chaveiros e canetas que contenham o logo da empresa são boas opções;
- acompanhe as interações realizadas pelo público. Resposta aos feedbacks com transparência, honestidade e abertura para críticas, colocando-se como uma marca que escuta seus consumidores e visa melhorias contínuas;
- continue se comunicando com seu público por meio das redes sociais e dos outros canais disponíveis, mantendo-se presente em sua memória.
6 dicas para engajar o seu público
Confira, a seguir, 6 dicas e ferramentas que podem ser utilizadas para engajar o público em eventos na prática durante todas as fases.
1. Redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas dos eventos. Antes, durante e depois de sua realização será possível conversar e coletar feedbacks e informações sobre seu público por meio delas. Então, não deixe de acompanhar seus grupos no LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e demais canais.
2. Conteúdo de qualidade
Um conteúdo de qualidade é um excelente promotor da credibilidade e autoridade de sua marca. Ele serve tanto para atrair consumidores que visam confirmar sua relevância para seus eventos, quanto para educá-los e informá-los para que interajam com a empresa durante e após seu acontecimento.
3. Desenvolvimento de apps exclusivos
Apps exclusivos facilitam a comunicação de seus convidados com a empresa e podem, até mesmo, auxiliá-la na realização de ações promocionais e sorteios no dia da cerimônia. No pós-evento eles podem ser excelentes formas de trabalhar com o funil de vendas, segmentando os interessados na sua marca.
4. E-mail marketing
O e-mail conecta diretamente seu público a você. Afinal, para receber um e-mail marketing é preciso que haja consentimento por parte do consumidor. Aproveite o contato em todas as fases do evento para criar estratégias de coleta de leads. Use esse meio, também, para reforçar a importância do acontecimento na mente do consumidor.
5. Ações promocionais e sorteios
As ações promocionais, em especial as realizadas no dia do evento — como sorteios entre os convidados que já fizeram o check-in por meio do app Receptiva —, são excelentes maneiras de chamar atenção do seu público e criar engajamento por parte dele com a marca. Aposte em descontos, brindes, sorteios e ações presencias que geram impacto.
6. Pesquisas de satisfação
A melhor forma de monitorar os resultados de seu evento e contar um bom feedback que torne as próximas experiências ainda melhores é por meio de pesquisas de satisfação. Elas podem ser realizadas tanto online quanto offline e são um termômetro da satisfação de seus clientes. Invista nelas!
Saber engajar o público depende de uma série de fatores, como o perfil dos convidados, a aplicação de estratégias antes, durante e após o acontecimento e o acesso às ferramentas certas para garantir boas experiências. Porém, com todas essas dicas, esse processo se torna mais simples e eficiente.
É fundamental ter em mente a importância de adotar as melhores estratégias e ferramentas para melhorar o engajamento do público. Portanto, se você está buscando ter total controle sobre o credenciamento de sua cerimônia, é preciso contar com as funcionalidades certas.
Se você deseja entender ainda mais sobre como engajar o público em eventos, não deixe de entrar em contato com a Receptiva e conhecer um aplicativo exclusivo criado para a gestão de qualquer evento realizado por sua empresa. Assim, você pode unir essa tecnologia com as dicas acima para aprimorar seus resultados.
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