Você sabe como fazer campanhas no Google AdWords que tragam resultados realmente satisfatórios? Embora seja fácil criar os primeiros anúncios, nem sempre é simples atingir os objetivos traçados. Por isso, muitas empresas acabam desistindo de investir online.
Para que isso não aconteça com o seu negócio, neste post, você verá todas as etapas necessárias para que o seu investimento nas campanhas retorne em muitas vendas. Para começar, verá como funciona a construção da campanha, pensando também na redução de custos. Após isso, entenderá como analisar e otimizar os resultados.
Quer fazer boas campanhas? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!
Como construir uma boa campanha
Para construir uma boa companha no Google AdWords, que agora se chama apenas Google Ads, é necessário pesquisar e se planejar com antecedência. Dessa forma, você terá melhores resultados com custos mais baixos. Veja agora quais são os principais pontos que devem ser analisados na construção da sua campanha.
Análise da concorrência
Ao escolher a palavra-chave, os menos preparados tendem a escolher palavras-chave mais conhecidas. Uma casa de shows, por exemplo, provavelmente selecionaria o termo “shows” para que os seus anúncios de pesquisa fossem veiculados. Entretanto, isso faria com que o custo fosse maior.
As plataformas de links patrocinados normalmente funcionam como uma espécie de leilão. Isso significa que o valor que as empresas liberam para que o anúncio seja veiculado influencia diretamente a colocação na pesquisa.
No caso do Google Ads, há também o índice de qualidade. Ele considera se a página de destino e o anúncio construído contam com a qualidade esperada e fornecem a experiência que o usuário deseja ao acessar uma página.
Dessa forma, quanto mais empresas participarem do leilão, maior será a tendência de que seja relativamente caro anunciar para aquele termo. Por outro lado, quando os termos são pouco procurados, menor tenderá a ser o custo para anunciar. Ou seja, saber como a concorrência tem feito os anúncios é fundamental. Quer entender um pouco mais sobre isso? Confira agora!
Pesquisa de palavras-chave
Você já viu que, ao escolher as palavras-chave, analisar a concorrência é fundamental. Entretanto, isso não é tudo. Há empresas que tendem a escolher apenas palavras-chave pouco procuradas, mas isso pode afetar negativamente os resultados.
Quando as palavras escolhidas estão relacionadas apenas com termos pouco pesquisados, pode ser que os anúncios sejam pouco vistos. E não é isso que você deseja, não é mesmo? Por isso, tanto a quantidade de exibições mensais quanto o número de concorrentes devem ser avaliados ao escolher uma boa palavra-chave.
Dependendo do tipo de serviço ou produto que o seu negócio trabalha, uma alternativa para isso é procurar novos termos que ficam populares a partir de tendências. Muitas vezes, as palavras são procuradas apenas por alguns dias ou semanas. Então, aproveitar esse espaço de tempo pode fazer com que você tenha uma quantidade significativa de exibições com um menor preço.
Escolha do melhor local e horário
Sua loja vende apenas presencialmente e em horário comercial? Então, pode ser interessante fazer com que a maior parte do seu esforço financeiro aconteça no período em que a empresa está aberta e pode tirar as principais dúvidas dos consumidores. É possível determinar que alguns termos tenham um acréscimo no lance, dependendo do horário e dia da semana.
Outra possibilidade interessante está relacionada com o local de exibição. Se você fornece os seus produtos e serviços apenas em algumas cidades, não faz sentido veicular os anúncios para o país inteiro. Muitas pessoas podem até gostar das suas promoções, mas não conseguirão fazer a aquisição.
Então, segmente apenas os locais em que você atende, o que diminuirá os gastos da sua campanha com cliques improdutivos.
Análise do CPC
Depois de criar a campanha, é importante acompanhar se o Custo por Clique (CPC) compensa o gasto. Imagine, por exemplo, que você está anunciando uma caneta que gera R$ 0,30 de lucro por unidade vendida. Entretanto, para cada item comercializado, você investiu R$0,35.
Ou seja, nesse caso, o custo CPC não compensa. Assim, ou se deve montar uma estratégia mais eficiente para diminuir o custo por clique ou abandonar o item em questão.
Como analisar a campanha
Há duas formas para analisar os dados da sua campanha: com o próprio Google Ads ou com o Google Analytics. Veja agora como cada um deles funciona!
Ads
No Google Ads, há diversos relatórios sobre o desempenho da sua campanha. Uma das principais vantagens disso é a possibilidade de tomar decisões na mesma tela. Ou seja, se você viu que uma palavra-chave não está rendendo o esperado, é possível diminuir o lance ou desativá-la na mesma hora.
Analytics
Para entender melhor como os usuários que vieram do Google Ads tem se comportado no site, é preciso fazer a integração entre as duas plataformas. O processo é rápido e fácil, feito da tela de administração do Analytics.
Aqui, você tem mais dados para entender como é o comportamento desses usuários. Assim, fica mais fácil otimizar a página para ter melhores resultados. Em algumas ocasiões, você poderá entender que o público não se comporta como o esperado (não converte). Isso pode acontecer pelo fato de os usuários esperarem algo diferente do seu anúncio.
Como ajustar a campanha
Depois de analisar a sua campanha, é hora de otimizar os seus anúncios. Antes de tomar alguma decisão, é importante fazer testes. Eles servem para comprovar se as suas ideias estão corretas. Por isso, uma das melhores estratégias é utilizar o teste A/B.
Com ele, apenas um item de sua campanha será modificado para verificar se a mudança surtiu o efeito desejado. Caso tenha, ela poderá ser efetivada permanentemente. Senão, a campanha original deve ser restaurada.
Agora que você sabe como fazer campanhas no Google AdWords que realmente deem bons resultados, está na hora de colocar a mão na massa. Planeje todos os detalhes necessários, fazendo uma boa pesquisa de concorrentes para entender quais são as melhores oportunidades para anunciar. Além disso, pense como fazer um anúncio que prenda o leitor e o leve para a sua página.
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