O que não pode faltar em uma campanha de marketing eficiente?
Trabalhar com marketing é fundamental. Afinal, quem não aparece não vende. Entretanto, fazer uma boa campanha de marketing nem sempre é fácil. É necessário contar com o conhecimento e ferramentas para não errar e obter os resultados esperados.
Há empresas que até mesmo desistiram de trabalhar nesse sentido depois de chegarem a resultados não tão interessantes. Por isso, você verá agora quais são as ações que não podem faltar para você conseguir atingir os objetivos da sua empresa.
Quer melhorar seus resultados e conseguir mais interatividade? Então, acompanhe agora o que fazer!
Planejamento da campanha de marketing
Como em toda ação estratégica de um negócio, antes de agir é fundamental se planejar. Somente dessa forma, você entenderá o que fazer e quais ferramentas realmente trarão o resultado esperado. Veja agora o que é essencial na hora de planejar suas campanhas.
Defina o objetivo
Antes mesmo de começar a planejar sua campanha, você precisa se certificar de que o objetivo empresarial está bem claro. Caso contrário, será difícil para a equipe conseguir algum resultado, já que ninguém terá uma direção bem definida para seguir.
Onde a empresa deseja chegar com as campanhas? Quais resultados devem ser obtidos? Ao responder essas perguntas, é possível delimitar ao propósito das ações de marketing e todas as decisões estarão baseadas nele.
Faça pesquisas de campo
O primeiro passo para planejar sua campanha é fazer uma pesquisa de campo. Essa ação permite que você descubra informações importantes sobre seus consumidores. Quais são os ambientes em que normalmente está? O que ele lê? Quais são os programas de tevê que mais assiste? Entre as redes sociais, quais são as favoritas?
Com essas respostas, você terá mais condições de planejar suas campanhas de marketing.
Muitas empresas pulam essa parte, porém, obtêm resultados mais fracos do que poderiam. Isso se deve ao fato de acharem que já conhecem o público, mas a opinião que têm é devido ao mero achismo ou sentimentalismo.
Quando estiver presente em algum evento, aproveite a oportunidade para realizar a pesquisa presencialmente com o seu público. Para garantir uma coleta de dados eficiente e com menor risco de erros, use tablets nesse processo.
Entenda qual é o perfil do seu público
Com as informações coletadas na pesquisa, é hora de definir qual é a persona cliente do seu negócio. Embora pareça com a definição de público-alvo, ela vai além ao produzir um perfil semifictício, mostrando quais são as dores, problemas e anseios.
Em vez de trabalhar com uma faixa etária, defina uma idade específica. A mesma situação com a escolaridade e hobbies. Dessa maneira, é possível que todos os colaboradores tenham uma imagem específica em suas mentes.
Com isso, toda vez que a empresa precisar tomar uma decisão, ela poderá se basear nesse perfil para entender o que seu público realmente quer.
Determine os canais
Como você viu, na pesquisa de campo é necessário entender quais são os locais em que o público realmente está. Agora, é a hora de definir, baseado nessa informação, quais canais serão utilizados para veicular sua campanha. Ela pode ser digital, tradicional ou mista.
Defina qual será a periodicidade em que seus anúncios ou postagens aparecerão, bem como o orçamento destinado para a divulgação.
Faça campanhas em que o tom de voz seja parecido com o da persona, como se estivesse em uma conversa. Essa é uma forma interessante de conquistar a confiança. Além disso, com o remarketing, é possível aparecer em outros canais depois da primeira exibição.
Execução de campanhas
Agora que você já fez todo planejamento, é hora de executá-lo. Utilizar as melhores ferramentas, principalmente nos meios virtuais, garante que os resultados sejam obtidos de maneira mais rápida, otimizada e permanente. Veja algumas que você não pode esquecer.
Automação de Marketing
A automação de marketing permite que todos os processos sejam gerenciados em uma única plataforma, diminuindo o tempo necessário para executá-las e otimizando cada uma delas. Um bom exemplo de ferramenta é o RD Station Marketing.
E-mail Marketing
O uso de e-mail marketing é uma ótima estratégia para conseguir atrair e fidelizar seu público para os eventos desejados.
Com ferramentas de disparo de e-mails, como Mailchimp, é possível automatizar os envios, fazendo com que se considere a interação do usuário para o envio das próximas mensagens. Dessa maneira, é possível se comunicar com seus públicos em todas as fases de compra.
Landing Page
Também presentes no pacote da RD Station, criar Landing Pages é uma forma de otimizar os momentos de compra ou inscrição nos eventos. Chamadas de páginas rápidas, destacam de maneira eficiente quais são os pontos fortes dos produtos, serviços e programações, evitando distrações e incentivando, a todo momento, com que o consumidor finalize a ação desejada.
Marketing de Conteúdo
Empresas como a Rock Content disponibilizam ferramentas e sistemas de Marketing de Conteúdo. Quando um usuário entende a necessidade que um curso ou programação de eventos têm na vida dele, estará mais propenso a fazer a inscrição.
Por isso, é essencial entregar conteúdo que ajude essas pessoas a tomar decisões que as levem ao seu evento.
SEO
Entender como os motores de busca funcionam é essencial para conseguir atrair mais pessoas a partir das ferramentas de busca. Ferramentas como o Google Search Console são interessantes para descobrir erros e dificuldades que o Google encontrou ao inspecionar seu site.
Análises de comportamento
As suas páginas de internet precisam estar em constante evolução para contemplar as necessidades dos usuários. Nesse sentido, é fundamental contar com uma ferramenta de análise de comportamento, como o Google Analytics.
Com ele, é possível entender quais são as páginas do site que tem mais ou menos acessos, além de compreender mais sobre o público do seu site, onde ele mora e quais são suas preferências.
Monitoramento de redes sociais
O RD Station também é uma ferramenta interessante para monitorar as redes sociais. Essa ação é fundamental para encontrar possibilidades para a empresa, tanto de criação de novos serviços e produtos (e até mesmo eventos), quanto para melhorar o relacionamento com os consumidores nesses canais.
Análise de resultados
A análise de resultados é uma das partes mais importantes da sua campanha. Com ela, você poderá julgar se o processo foi bem-sucedido. Caso seja, é possível ter insights interessantes para otimizá-las.
Caso o resultado tenha sido insatisfatório, nem tudo está perdido. Você saberá exatamente o que não fazer nas próximas etapas ou, mesmo, em outras campanhas. Em marketing, uma derrota também é vitória caso você faça uma análise inteligente do cenário.
Por isso, descubra quais foram os erros que levaram sua empresa para o resultado obtido. Além disso, tente determinar o que pode ser feito para conquistar as metas estipuladas pela empresa. Busque entender, também, o que impactou no caso de sucesso para que seja reforçado em outras ações.
Campanhas digitais
No caso das campanhas digitais, é possível fazer o acompanhamento online e em tempo real dos resultados. Com isso, as mudanças podem ser realizadas enquanto a campanha ainda está sendo veiculada.
Isso, claro, diminui os custos com ações que não estão sendo lucrativas. Se os resultados não estão aparecendo, você pode e deve fazer mudanças para que eles cheguem e os objetivos sejam alcançados.
Como você viu, para fazer uma boa campanha de marketing, é necessário ter conhecimento e utilizar as melhores ferramentas do mercado. Por isso, faça um bom planejamento para obter os resultados que deseja e conseguir atrair mais pessoas para seus eventos e aumentar a venda de produtos e serviços e conseguir patrocínios.
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