Você sabe como a automação de marketing digital pode ajudar a conseguir melhores resultados nos seus eventos?
Ao usar os computadores e a Inteligência Artificial, a equipe tem seu trabalho poupado para focar as atividades mais necessárias. Além disso, é possível trabalhar com segmentações que garantam que o conteúdo chegue para a pessoa certa no momento mais adequado.
Para descobrir como isso funciona, você verá, neste post, o que é automação de marketing, quais são suas principais vantagens e como começar a colocá-lo em prática.
Ficou interessado e quer obter melhores resultados? Então, veja agora o que fazer e tenha uma boa leitura!
O que é a automação de marketing?
A automação de marketing é o que permite à empresa criar estratégias para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores (também chamados de leads) de maneira escalável e personalizada.
Ou seja, não importa quantos contatos a marca tem, pois eles entenderão que o tratamento é individual e de acordo com as necessidades deles.
A automação pode ser implementada nas mais variadas estratégias de e-mail marketing e redes sociais, por exemplo. Quando o assunto são eventos, ela pode se tornar uma grande aliada para fazer com que mais pessoas participem das programações, além de atrair um número maior de patrocinadores.
O grande objetivo da automação é auxiliar os possíveis clientes a se decidirem de forma inteligente (mas rápida) a comprar os serviços e produtos da instituição. No caso dos eventos, a comparecer nas atividades programadas ou mesmo auxiliar para que elas aconteçam.
As empresas que usam essa estratégia de marketing digital conseguem enviar conteúdos mais relevantes para os usuários, entendendo como os serviços da empresa podem ajudar a pessoa e aumentar o valor agregado da marca.
Qual é sua importância?
A automação de marketing alcança resultados interessantes para sua empresa. Veja agora!
1. Oferecer uma comunicação personalizada ao usuário
Uma das principais vantagens de usar a Internet para divulgar o trabalho da marca é usar a personalização. Com ela, você poderá alcançar os usuários certos com mensagens que possam, de fato, impactá-los.
Já imaginou alguém que procura eventos empresariais receber mensagens sobre festas? Além dos gastos desnecessários com o envio, os consumidores não terão uma experiência completa com a marca. Quando o conteúdo é relevante, as pessoas tendem a acreditar que o texto foi escrito diretamente para elas.
2. Disponibilizar conteúdos relevantes
Além de desenvolver um conteúdo que seja segmentado de acordo com as preferências dos usuários, é imprescindível que ele atenda às necessidades reais das pessoas. Ou seja, de nada adianta falar sobre algo de que elas precisam de forma incompleta ou tangencial.
Para isso, é necessário fazer uma pesquisa para entender quais são os tópicos e palavras-chave que seus potenciais clientes mais buscam na internet. Dessa forma, será mais fácil produzir conteúdo que seja relevante.
Na hora da produção, atente para não repetir informações que já estão disponíveis. O texto deve ser o mais original possível, fazendo com que o conteúdo ali contido seja inédito para seu público.
3. Otimizar a venda dos ingressos
Caso a retirada de ingressos vá ser realizada apenas fisicamente, é interessante disponibilizar um canal online para que os interessados possam adquirir os bilhetes de maneira mais rápida. Mais do que isso, você poderá efetuar a venda no momento de maior interesse do público, diminuindo o número de pessoas que mudam de ideia ou se esquecem de retirar as entradas.
Além disso, o conteúdo otimizado pode aumentar a quantidade de vendas realizadas. Ao mostrar que a programação mudará a vida dos participantes, mais pessoas se interessarão pelo evento e comprarão rapidamente as entradas. Tudo isso é possível coletando dados de forma adequada.
4. Aumentar a produtividade da equipe de eventos
Com o uso da tecnologia de automação, toda a equipe de eventos será mais produtiva. Ferramentas de colaboração mostram quais são as atividades pendentes para cada colaborador, aumentando a organização.
Além disso, será mais fácil ter uma estimativa mais realista de quantas pessoas estarão no evento e de qual é o perfil delas, fazendo com que a organização seja mais efetiva em produzir programações extraordinárias para os participantes.
Quais são as principais estratégias de automação?
Interessou-se pela automação? Veja agora quais são as principais estratégias para receber todos pontos positivos existentes.
Divulgação nas redes sociais
Você sabia que há hora certa para postar nas redes sociais? A resposta não é geral, dependerá do comportamento do seu público. Para tanto, é necessário utilizar as ferramentas de análise para definir em quais momentos os usuários mais interagem com suas postagens.
Depois disso, as ferramentas de automação são úteis para programar o que será postado em cada dia e horário, fazendo com que a programação de postagens seja seguida à risca, o que diminui o esquecimento.
Recomendações personalizadas de conteúdo
É comum que os sites contem com recomendações de conteúdo para o público. Entretanto, na maioria das vezes, elas são feitas de acordo com o texto atual, não com o histórico e perfil do internauta.
As ferramentas de automação conseguem resolver o problema e sugerir conteúdos que realmente serão interessantes para os consumidores. Assim, a retenção de usuários na página será maior, aumentando o relacionamento entre marca e cliente.
Envio de e-books e webinars via e-mail
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de automação em marketing digital. Com ele, é possível entregar conteúdos de acordo com a interação dos consumidores. Ou seja, o e-mail marketing da semana poderá estar vinculado àquilo em que o internauta clicou (ou não) na semana passada.
Também de acordo com o interesse, e-books e webinars podem ser enviados, fazendo com que a interação seja ainda mais rica e produtiva.
Como você viu, as ferramentas de automação de marketing digital são úteis para conseguir mais participantes. Entretanto, elas também são usadas como estratégia pós-evento. Assim, será mais fácil manter o contato com os participantes, nutrindo-os e garantindo que eles estejam presentes nas próximas realizações e façam negócios com a marca.
Quer mais dicas para melhorar sua rotina de eventos? Então, siga-nos nas redes sociais e receba conteúdo em primeira mão na sua timeline. Aguardamos por você no Facebook, LinkedIn e YouTube!
Interessou e quer pedir um orçamento? Diga-nos o que a sua empresa precisa!