A apresentação de vendas é, grosso modo, uma grande finalização do processo comercial, já que é o momento visado desde o início do projeto. É nessa parte que as ideias, propostas e argumentações são utilizadas de maneira dinâmica para serem apresentadas ao cliente.
Por isso, é um momento importante para vender seu produto ou serviço, já que, a partir da apresentação, o cliente definirá se gosta do produto e finalizará a venda ou se desistirá da ideia.
Por conta disso, você verá neste post quais são os pilares da apresentação de vendas e o que pode ser feito para potencializá-las. Quer conseguir mais engajamento? Então, veja agora mesmo o que fazer!
Quais são os pilares da apresentação de vendas?
Mostrar ideias
Um dos grandes focos da apresentação é mostrar ideias. Entretanto, o que definirá o resultado do processo é a maneira como elas são organizadas. Por isso, evitar encher o documento de informações é o ideal, apresentado apenas os detalhes importantes sobre o produto.
As ideias também devem ser apresentadas de maneira lógica, mostrando para o possível consumidor como a empresa e o produto funcionam.
Busque sempre organizar suas ideias seguindo uma certa lógica e as conectando como um todo. Caso a ideia não seja apresentada de maneira empolgante e organizada, o cliente poderá desistir antes mesmo da apresentação terminar.
Convencer
Mais do que ter ideias claras, é necessário que elas tenham poder de convencimento. Caso elas deixem o consumidor em dúvida, há grandes chances de ele não fechar o negócio e deixar para pensar depois. Por isso, seu documento deve ter argumentos fortes e inovadores.
Por esse motivo, a apresentação deve ter o convencimento como parte forte. Após a apresentação, o cliente deve ter a certeza de que o produto é bom e será importante para o seu dia a dia. Para tanto, dê exemplos e argumentos de como isso será possível.
Impressionar
Não é fácil impressionar o seu cliente, já que ele normalmente participa de muitas apresentações e tende a esquecê-las rapidamente. Por isso, elas devem entregar grande valor para chamar atenção e se tornarem inesquecíveis. Então, para que a venda seja concretizada é essencial se destacar no mercado.
Para tanto, você deve proporcionar um momento em que o consumidor terá grandes surpresas positivas, se sentindo impressionado.
Como potencializar as apresentações
Veja agora 4 motivos para potencializar as apresentações e conseguir melhores resultados.
1. Usar tecnologia para auxiliar
A tecnologia deve ser vista como grande aliada no momento das apresentações. Ela pode proporcionar ainda mais recursos para que o consumidor entenda e se impressione com os produtos e serviços comercializados. O tablet, por exemplo, é uma das maneiras de deixar as apresentações mais interativas e interessantes para seus futuros parceiros. Com a tecnologia, as oportunidades são inúmeras. Por isso, não a deixe de fora de suas apresentações.
2. Utilizar metáforas
As metáforas são utilizadas para produzir sentido figurado a partir de comparações. Assim, é possível mostrar para o futuro cliente qual é o valor do seu produto ou serviço. Quando apenas termos técnicos são utilizados, torna-se mais difícil conseguir explicar para eles por que a sua empresa poderá mudar os rumos do negócio deles.
3. Planejar as apresentações
Planejamento é necessário em qualquer processo de um negócio, não é mesmo? Aqui não é diferente. Antes de começar a produzir suas apresentações, defina quais são os objetivos que você deseja alcançar, bem como será possível fazer isso com a apresentação. Pense nas cores que devem ser utilizadas, no tom de voz das informações e na necessidade de inserir dados.
4. Organizar os argumentos
Os argumentos devem ser organizados para dar clareza ao futuro cliente. Ele deve sair da apresentação sem motivos para rejeitar a oferta. Porém, se a apresentação estiver confusa, a tendência é que as pessoas não consigam entendê-la corretamente ou mesmo que não tenha a força esperada. Ao organizar os argumentos, cada um deve ter a clareza necessária para produzir o impacto que você pensou.
Como vimos, a apresentação de vendas é muito importante para que você consiga comercializar com sucesso seu produto ou serviço. Por isso, preste muita atenção aos detalhes. Com eles, você terá mais oportunidades para conseguir o tão desejado sucesso.
Nesse sentido, storytelling pode ser interessante. Descubra agora quais são as técnicas mais adequadas.
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