Apps para eventos: saiba por que investir nessa tecnologia!
A tecnologia talvez seja, hoje, o aspecto de maior unanimidade quando o objetivo é gerar competitividade para uma empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação.
Diante de tal realidade, o desenvolvimento de apps para eventos é uma prática que vem ganhando bastante destaque, especialmente pelo seu poder de engajar o público antes, durante e após o acontecimento. Mas como, exatamente, um negócio se beneficia desse recurso?
Neste post, você vai conferir alguns motivos bem convincentes para investir nos aplicativos. Leia o artigo completo e entenda como os apps podem revolucionar suas produções!
Quais os principais benefícios do desenvolvimento de apps para eventos?
Para quem ainda tem dúvidas sobre o custo-benefício da implementação de aplicativos na rotina de organização de eventos, apresentamos, a seguir, algumas razões para se apostar nesse novo conceito o quanto antes.
Gera receita
As duas fontes de renda predominantes na área de eventos são a sua audiência e a parceria com empresas dispostas a financiar a ideia. De um modo geral, os aplicativos geram muita publicidade para as marcas parceiras e uma experiência mais prazerosa para os usuários.
Apesar de a busca por patrocinadores para um evento ser uma tarefa que apresenta vários desafios e exige boas habilidades de convencimento, o que um investidor procura são estratégias sólidas, que lhe permitam chamar atenção, e a oferta de retorno bem definida, seja ela financeira ou não.
Então, para que essa estratégia proporcione lucros, o mais importante é que o app seja visto como algo benéfico tanto pelo público como pelos parceiros.
Facilita a coleta de dados por parte dos produtores e expositores
Outra funcionalidade dos apps para eventos que merece atenção é a oportunidade que tanto os produtores quanto os expositores têm de conhecer melhor o perfil da sua audiência. Isso, porque, no momento do cadastro, é possível coletar dados valiosos para interações futuras e a oferta de serviços mais personalizados.
Com uma ferramenta digital, a empresa organizadora pode direcionar o fluxo de interações para, de forma criativa, angariar os dados que julgar pertinentes ao desenvolvimento do seu trabalho. Afinal, as ações se tornam mais efetivas quando se tem consciência daquilo que o seu público espera.
Ajuda na redução de erros
O sucesso de um evento está diretamente relacionado à excelência no seu planejamento e execução. Nesse contexto, cometer algumas falhas pode acarretar impactos negativos não somente para o episódio, mas também para a credibilidade da empresa organizadora de um modo geral.
Se não há processos eficientes na recepção, e o acesso ao local onde tudo vai acontecer é tumultuado, por exemplo, essa deficiência vai causar uma má reputação e, consequentemente, uma perda de público para produções futuras.
Da mesma maneira, se muitos erros são cometidos na emissão de certificados ou a venda de produtos dentro do local da sua realização é mal organizada, as pessoas vão sair dali insatisfeitas e compartilhar sua vivência com outros indivíduos.
Enfim, existe uma série de situações em que o trabalho humano está mais propenso a erros, e a melhor forma de aumentar o nível de eficiência é apostando nas tecnologias.
Hoje, podemos encontrar inúmeros apps para eventos que facilitam desde a elaboração do seu projeto — com o compartilhamento rápido e seguro de informações entre a equipe — até o contato direto com o público.
Ao apoiar-se em tais recursos, a organização consegue reunir nos canais digitais a parte de inscrição, gerenciamento de participantes, estruturação de todos os detalhes envolvendo as atrações, emissão de certificados e chamadas nas mídias sociais. A verdade é que quanto maior o grau de automatização de tarefas, maiores as chances de um trabalho bem-sucedido.
Reduz custos
Além de aumentar a eficiência dos processos, o uso de aplicativos proporciona uma redução significativa dos gastos com um evento. Em primeiro lugar, a necessidade de materiais impressos é praticamente eliminada.
Desse modo, também se torna dispensável a contratação de profissionais para a distribuição de panfletos, pois as campanhas de comunicação são feitas por meio das mídias digitais.
Ainda no quesito corte de despesas, outro ponto positivo do investimento nos apps é a oportunidade de realizar mudanças ou atualizar informações quando for conveniente, sem que isso implique em novos gastos, o que pode facilitar, inclusive, o acréscimo de outros patrocinadores ao longo do desenvolvimento do projeto.
Contribui com a sustentabilidade
Em uma era em que a sustentabilidade é uma característica cada vez mais demandada pelos consumidores, o emprego da tecnologia na realização de eventos também contribui para geração de valor nesse sentido, sobretudo pelo fato de reduzir de forma considerável o uso de papel.
Promove o engajamento do público-alvo
O sucesso de um evento está longe de ser determinado pela quantidade de público. Para manter-se nesse mercado, assim como em qualquer outro segmento, é preciso construir um relacionamento de longo prazo, ou seja, trabalhar com a métrica de engajamento.
Clientes satisfeitos e que se identificam com a marca estão mais propensos à fidelização. Assim, mais do que participar de realizações futuras da empresa, eles também atuam como seus defensores — e, certamente, vão angariar mais participantes. O aplicativo para eventos torna as interações mais interessantes, deixando as pessoas mais confortáveis em ter uma participação ativa.
Qual a importância de contar com uma empresa especializada para auxiliar nessa questão?
Embora os apps para eventos representem uma solução que traz simplicidade e eficiência para empreendimentos desse ramo, contar com o apoio de uma assessoria especializada faz grande diferença no sucesso da estratégia — e não é difícil entender o motivo.
Negócios que operam exclusivamente com esse tipo de tecnologia estão mais preparados para extrair o máximo de funcionalidades que esses recursos disponibilizam. Além do mais, eles acompanham de perto as principais tendências do mercado, garantindo que o seu empreendimento sempre saia à frente dos concorrentes. Ainda, vale mencionar a qualidade do suporte oferecido.
Os apps para eventos são uma importante ferramenta, que repercute não somente na excelência dos processos e metas do organizador — um melhor desempenho financeiro, por exemplo —, mas também representa uma forma de estar alinhado às expectativas do seu público, que fica mais aberto a uma conexão com a marca antes, durante e depois da produção.
Já conhece a Receptiva? Com ela, você faz a venda de ingressos do seu evento online, realiza todo o credenciamento e controle de acesso de forma digital e ainda pode fazer todo o controle de consumo interno do evento. Fale conosco e peça uma demonstração.