3 Ações de endomarketing para melhorar os resultados da sua empresa
Os seus colaboradores são um dos bens mais valiosos da sua empresa. Afinal, são eles que estão em contato direto com o seu cliente e com o seu produto, construindo a imagem da sua marca ao seu lado. Assim, apoiá-los e investir no talento e dedicação deles é uma estratégia fundamental para uma gestão com foco em resultados. Entenda como o Endomarketing pode te ajudar!
Endomarketing na prática: ações e vantagens
Desde a comunicação interna até as políticas de incentivos aos eventos corporativos, as ações de endomarketing têm como objetivo principal engajar e motivar seus funcionários, melhorar o ambiente e o relacionamento profissional, diminuir o índice de turnover, bem como reter os talentos da sua organização. Confira 3 exemplos que não podem faltar na sua empresa!
Pesquisas com colaboradores
Entender como seus funcionários avaliam o ambiente de trabalho e encaram o clima organizacional é um dos primeiros passos para o estabelecimento de medidas assertivas e um importante direcionamento para as suas tomadas de decisão.
Assim, realizar uma pesquisa, mesmo que informal e espontânea, é uma ótima estratégia para guiá-lo nas próximas etapas. Descubra como seus colaboradores se sentem em relação às atividades, demandas e responsabilidades, quais tipos de benefícios gostariam de ter, bem como seus hábitos e preferências.
Além de demonstrar atenção e interesse em ouvir a sua equipe, essa estratégia também permite que você possa traçar um perfil do seu time e fundamentar melhor suas próximas ações de endomarketing!
Cursos e treinamentos
A capacitação e especialização dos seus colaboradores é uma estratégia importante para ambos os lados. Uma relação de trabalho saudável, que promove o engajamento e a motivação das equipes é uma via de mão dupla, e não pode ser sustentada apenas em entregas e mais entregas.
Em conjunto à remuneração salarial, o seu funcionário busca reconhecimento, oportunidade e novos aprendizados. Dessa forma, promover cursos e treinamentos para os seus colaboradores, tanto dentro como fora da sua empresa, sempre será uma das mais eficientes ações de endomarketing.
Eventos
Palestras, workshops, feiras, congressos e coffee breaks, entre outros eventos motivacionais voltados para o público interno, podem trazer ótimos resultados para o seu negócio, promovendo a integração da sua equipe.
Mas você também não precisa se limitar a sempre ter que organizar os eventos. Possibilitar e incentivar seu colaborador a participar de eventos corporativos e representar a sua marca é, com certeza, um bom caminho para gerar empatia e engajamento!
Agora, independentemente da ação de endomarketing que decidir aplicar em sua organização, o principal é que estabeleça meios de ouvir e surpreender sua equipe, conectando conteúdo e entretenimento para um ambiente corporativo mais criativo, inovador e motivacional!