Estruturar um evento corporativo não é uma tarefa simples. O responsável por esse projeto deve se atentar a um grande número de fatores que podem colaborar positivamente e negativamente com a customer experience. Quando isso ocorre é possível atrair melhores resultados e maximizar o valor agregado à sua marca após o acontecimento.
Para ajudá-lo a entender os melhores métodos para otimizar a customer experience do seu evento, preparamos este guia. Da seleção dos equipamentos a melhor plataforma de sistemas de pesquisa: listamos todos os detalhes necessários para garantir que o retorno sobre o seu investimento esteja atrelado a uma experiência única para cada visitante.
Continue a leitura e veja como valorizar a customer experience ajuda no sucesso do seu evento corporativo.
O que é customer experience?
Customer experience é um conceito que pode ser traduzido como experiência do consumidor. Ele é tradicionalmente utilizado durante a jornada de compra de uma pessoa para designar a qualidade da experiência que ela tem ao lidar com a marca. Assim, é possível identificar como as estratégias utilizadas pelo negócio afetam a visão que o consumidor tem da marca e o seu potencial em engajar no futuro com ela.
Esse conceito surgiu na área do marketing e foi definido por Blake Morgan na Forbes como “a visão que o cliente tem da sua marca”. A análise desse fator, para Morgan, deve considerar principalmente a percepção do consumidor, afinal, nem sempre a mensagem da marca se traduz para o cliente como o time de vendas e marketing de experiência planejou.
O conceito de customer experience tem sido replicado em outras áreas nos últimos anos. Hoje ele ajuda negócios de todo o mundo a lidar com o relacionamento do consumidor com os seus produtos e a sua marca. Desse modo, todas as estratégias da empresa passam a ser um meio para fidelizar pessoas.
Para que serve?
O principal objetivo de uma estratégia focada no customer experience é criar uma experiência única para um consumidor ou cliente em potencial. Isso permitirá aos profissionais da empresa converter qualquer pessoa (independentemente da relação prévia dela com a marca) em um consumidor fidelizado e engajado nas estratégias do negócio. Ou seja, reduzirá o custo necessário para a empresa conseguir gerar vendas a médio e longo prazo, além de tornar mais sólido o seu posicionamento de mercado.
Quando falamos em eventos, a experiência do consumidor deve ser vista como uma forma de tornar o projeto algo único e capaz de agregar um grande valor à marca.
Se o evento for realizado para lançar um novo produto, por exemplo, o negócio deve focar em itens que vão além de garantir que os convidados entendam os principais pontos fortes da solução. É preciso, também, maximizar as chances de o cliente lembrar-se da sua marca a médio e longo prazo e divulgar o que foi apresentado naturalmente.
Quais são as vantagens do customer experience?
Investir na customer experience é fundamental para a empresa ter sucesso nos seus eventos. Isso vale inclusive para a realização de um evento online, algo que se tornou comum nos últimos anos. Garantir que todos estejam preparados para considerar esse fator nas etapas de planejamento e execução evita riscos e melhora todos os resultados obtidos.
Veja a seguir as principais vantagens de considerar a customer experience para eventos.
Mais reconhecimento do cliente
Marcas que têm boas políticas de relacionamento conseguem encontrar consumidores mais engajados em suas estratégias. Eles passam a se envolver organicamente com as suas promoções e a divulgar gratuitamente as suas campanhas. Desse modo, o negócio torna-se mais conhecido no seu mercado a médio e longo prazo.
Redução do custo de aquisição de leads
Uma empresa que tem consumidores engajados e fidelizados tem uma necessidade muito menor de fazer investimentos quando for vender um novo produto. Os seus clientes já terão uma boa visão da marca e das suas mercadorias. Além disso, farão a divulgação orgânica dos seus itens, gerando mais engajamento e facilitando o trabalho do time de vendas.
Maior valor agregado a marca
A valorização da experiência do consumidor permite ao negócio agregar valor à sua marca. Ela será reconhecida por colocar o cliente como uma prioridade até mesmo em eventos. Isso facilita a melhoria do seu posicionamento do mercado a médio e longo prazo, afinal, o relacionamento é um dos pontos mais importantes dos processos de vendas modernos.
Por que é tão importante?
Trabalhar em uma estratégia apoiada na customer experience mudará completamente o impacto que as decisões do negócio terão na sua lucratividade. O mercado atual é dominado por empresas que conseguem entregar produtos que encantam os seus consumidores.
Esse é o caso, por exemplo, de marcas como a Apple. A empresa de tecnologia não só produz equipamentos de alta performance, mas também cuida para que cada etapa do relacionamento dos clientes seja única: eventos de lançamento, processos de venda e suporte são pensados para que o usuário sempre sinta-se como alguém que é importante para a marca e é visto como uma prioridade naquele momento.
Isso permitiu à Apple atingir elevados níveis de satisfação com os seus clientes. Ao mesmo tempo, garantiu à marca um grupo de usuários fidelizados aos seus serviços. Desse modo, a empresa consegue manter bons índices de venda mesmo quando a concorrência lança softwares e aparelhos com recursos mais modernos e inovadores.
Segundo a Tamkin Group, quando o cliente tem uma boa experiência com uma marca, as chances de ela recomendar os seus produtos para outras pessoas é cinco vezes maior. Por outro lado, segundo o Monitor Deloitte, consumidores com experiências ruins falam mal de uma empresa com cerca de 16 pessoas (enquanto os satisfeitos divulgam a marca para cerca de 9 pessoas). Ou seja, clientes com uma boa customer experience são mais propensos a divulgar o seu produto e a reduzir o custo de aquisição de leads.
Para o negócio, isso se traduzirá em mais competitividade, lucratividade e valor agregado à marca. Ela ficará na frente da concorrência em pesquisas de satisfação, não precisará realizar grandes investimentos em marketing e as estratégias de vendas serão mais fáceis de serem executadas. Desse modo, todas as metas de venda serão atingidas com facilidade.
Como a customer experience ajuda nos eventos?
Na realização de eventos os impactos são semelhantes. Ao garantir um grande foco na experiência do consumidor a marca conseguirá criar um acontecimento único e diferente de tudo o que o convidado já viu. Assim, todas as pessoas que estiverem presentes sairão do evento com a certeza de que a marca merecerá atenção no futuro.
Em um evento de lançamento de produtos, por exemplo, o foco na experiência garantirá que as soluções sejam lembradas com facilidade pelos convidados. Além disso, os diferenciais de cada ferramenta apresentada serão valorizados: toda a mensagem será estruturada para ampliar a noção de como os benefícios podem ajudar na resolução de problemas a médio e longo prazo.
Já em eventos voltados para o público interno, como os workshops de treinamento, a customer experience pode ser mobilizada para ajudar o negócio a reforçar os conteúdos que são divulgados. Isso torna o engajamento dos convidados nos cursos e palestras muito mais profundo. Como consequência, todos sairão do evento com conhecimentos mais alinhados.
Em ambos os casos, valorizar a experiência do consumidor permite ao negócio agregar valor à mensagem e maximizar as chances de qualquer evento atingir os seus principais objetivos. Assim, cada centavo investido em equipamentos para eventos, na organização dos times, na busca por um sistema de credencial para eventos e marketing será aproveitado ao máximo.
Quais as melhores maneiras de aplicar customer experience em eventos?
Para aplicar o customer experience em eventos a empresa deve estar atenta às demandas dos seus convidados e montar um planejamento com visão abrangente sobre tudo o que pode contribuir para o sucesso do negócio a médio e longo prazo.
Invista no marketing de experiência
O marketing de experiência é uma estratégia inovadora que pode ser empregada pela empresa para otimizar as estratégias de divulgação do evento. Além disso, ele ajuda a estruturar uma mensagem que seja capaz de atingir de modo preciso o seu público-alvo. Assim, todos trabalharão com um discurso efetivo e que faça o convidado do evento ficar satisfeito a todo momento.
Tenha em mente que boas abordagens de marketing podem ser empregadas antes, durante e depois do evento. Todas as falas dos palestrantes e da equipe devem seguir o mesmo tom e terem as mesmas bases. Desse modo, a companhia conseguirá cuidar da experiência do convidado de modo contínuo.
Conheça o seu público-alvo
Conhecer o perfil dos seus convidados é algo fundamental para que o customer experience consiga atingir os resultados esperados e a empresa não tenha dificuldades para otimizar o evento. Quando o negócio sabe exatamente quem são, o que desejam e o que querem os seus convidados, cada ponto do evento é formulado de modo inteligente e mais preciso. Assim, o dinheiro investido no evento é mais bem-aproveitado e a marca terá um melhor ROI com o seu projeto.
Para estruturar um bom perfil dos convidados, o negócio pode utilizar dados de eventos semelhantes que tenham sido realizados no passado ou realizar pesquisas diretas. Quanto mais detalhados e organizados forem os dados, melhor. Dessa maneira, a empresa conseguirá garantir que todos os presentes sairão satisfeitos.
Tenha equipamentos de ponta
Os equipamentos utilizados no evento também influenciam na experiência dos convidados. Afinal de contas, eles são as ferramentas que ajudam convidados e equipe interna a executar o evento e a divulgar a mensagem. Por isso, eles também devem ser escolhidos considerando essa estratégia e como eles podem contribuir para o seu sucesso.
Dispositivos de internet, como roteadores, devem entregar um bom sinal de rede em todo o espaço do evento. Ele precisa ser estável e rápido o bastante para permitir que convidados possam divulgar o evento em suas redes sociais e qualquer aplicativo utilizado não tenha falhas de conectividade.
Já tablets que sejam utilizados para o credenciamento de convidados e para a realização de pesquisas precisam estar preparados para lidar com a carga de trabalho. Ou seja, os seus sistemas devem ser robustos e com aplicativos alinhados com as demandas do negócio. Nesse contexto, o negócio pode apostar no aluguel dos equipamentos para minimizar os riscos de não conseguir atingir os seus objetivos.
Trabalhe bem a sua mensagem
A empresa deve ter um grande cuidado com a estruturação das suas mensagens. O negócio precisa estar atento a como ela será formulada e entregue. Isso vale tanto para eventos online quanto para os presenciais.
Por isso, não deixe de analisar os dados do perfil de seus convidados para reforçar, nas suas falas, os pontos que sejam mais relevantes para quem estiver presente no evento. Do modo como conteúdos são apresentados ao que é destacado, tudo deve ser feito com um foco contínuo no alinhamento de expectativas. Dessa maneira, todos sairão do evento marcados pela boa apresentação dos conteúdos.
A realização de eventos corporativos é uma das melhores estratégias que uma empresa pode fazer para atrair valor e reconhecimento da sua marca. Eles são úteis para divulgar novidades, treinar equipes internas, criar laços com novos parceiros e reposicionar o negócio no seu mercado de atuação. Ao mesmo tempo, facilitam a atração de clientes e a sua fidelização.
Mas tudo isso só é possível se o negócio consegue montar um evento robusto e capaz de encantar os seus convidados. Do momento em que é liberada a credencial para eventos ao instante em que o último convidado fala, tudo deve ser único. Isso garante que o evento ficará na memória dos convidados e do mercado por um longo período.
Nesse sentido, a atenção ao customer experience é o que permitirá ao negócio atingir esses objetivos. Todas as etapas de planejamento e execução do evento terão um foco único e capaz de impactar positivamente cada convidado. Assim a marca não só terá um bom retorno sobre o investimento em seu evento, mas também conseguirá atingir mais pessoas e de modo mais profundo.
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