O mercado de eventos oferece um leque de possibilidades de atuação e crescimento. No entanto, quem deseja se destacar como um organizador de eventos de sucesso deve buscar, entre outros requisitos, dedicação no que faz.
Disciplina, persistência, capacidade de negociação, criatividade, liderança. Quer saber que outras ações podem ajuda a dar um salto na sua carreira? Neste post, você vai conferir seis dicas práticas de como se tornar um organizador de eventos de sucesso. Se liga em cada uma delas!
6 dicas para agregar mais valor no dia a dia do produtor de eventos
Conhecendo mais a fundo o setor de eventos, chegamos à conclusão de que algumas aptidões e conhecimentos geram autoridade para o profissional. A seguir, confira seis das principais dicas para ajudá-lo nesse processo!
1. Faça cursos sobre gerenciamento de tempo
No mundo dos eventos, saber gerenciar o tempo é um componente de fundamental importância para cada etapa do processo de desenvolvimento. A forma como o produtor lida com o seu cronograma é sinônimo de organização — além de funcionar como peça indispensável para o cumprimento de prazos e redução de falhas.
Imagine ter que lidar com diferentes orçamentos, contratos e fornecedores, sem nenhum plano sobre “como e quando” cada tarefa deve ser realizada. Neste caso, é bem provável que o organizador e a sua equipe fiquem perdidos, por diversas vezes, e isso pode comprometer toda a realização do evento.
Então, para se adquirir essa habilidade de gerenciamento, é altamente recomendado que os produtores façam cursos sobre o assunto, a fim de que conheçam e entendam como aplicar técnicas próprias para esse objetivo.
2. Busque atualização sobre as tendências e ferramentas utilizadas no mercado
A atualização é um dos pilares para atingir a excelência em qualquer carreira e, para o organizador de eventos, não é diferente. Quem deseja se destacar da concorrência e incentivar o engajamento do seu público, deve se manter bem informado sobre as mais novas tendências nesse segmento.
Então, a dica para você que quer se posicionar entre os melhores players do mercado é: investir em cursos, participar de feiras, conferências, palestras e aproveitar todas essas ocasiões para ampliar o seu networking. Isso abre espaço, inclusive, para a captação de leads.
A ideia é que, quanto mais qualificado for o organizador de eventos, maior será o seu potencial de criatividade e inovação. Assim, suas chances de executar bons projetos, naturalmente, serão maiores.
Hoje, existem inúmeras ferramentas tecnológicas que garantem a agilidade e a eficiência — desde o processo de criativo de um evento até o período após a sua realização —, tais como:
- bilheteria on-line;
- leitura de código de barras no credenciamento;
- sistema de divulgação nas redes sociais;
- programas de gestão etc.
E quando o produtor está por dentro de tudo o que pode trabalhar ao seu favor, tem-se como resultado a entrega de maior qualidade aos clientes.
3. Desenvolva a criatividade
Se você está em busca de agregar valor ao dia a dia da produção de eventos, a partir da entrega de um serviço diferenciado para o mercado, a palavra de ordem é: criatividade. Nesse contexto, o segredo é conhecer o que já existe disponível no seu segmento e tentar trazer mais dois ou três elementos que as pessoas ainda não experimentaram com outras empresas.
Outro aspecto interessante é utilizar referências do que você já consumiu ao longo da vida e que poderia ser melhorado. Lembre-se de que a chave para a criatividade é manter a cabeça aberta para novidades, sem ter medo de ousar. E essa mesma cultura deve ser desenvolvida entre os colaboradores.
Alimente a sua curiosidade com leituras, procure acompanhar as mudanças que estão ocorrendo em outras áreas — o único limite é prezar pela credibilidade. Ademais, você pode coletar insights valiosos, a partir da interação com a audiência nas mídias sociais.
4. Seja flexível
Considerando a dinamicidade do mercado de eventos, a flexibilidade se coloca entre as competências necessárias para uma carreira de organizador de eventos bem-sucedida. Por melhor que seja o seu planejamento e colaboradores, imprevistos podem surgir a qualquer momento.
Então, quanto maior for a sua capacidade de adaptação, mais rápido você encontrará uma saída para o problema. Ser flexível é uma característica que também favorece o poder de negociação do organizador. Com ela, você consegue enxergar melhor todas as possibilidades, para, então, tomar a decisão mais assertiva.
5. Aprimore a sua liderança
A maneira como o organizador de eventos conduz a sua equipe tem um reflexo direto no alcance dos objetivos e resultados. Um bom líder é aquele que tem o domínio da informação, sabe comunicar as metas e estratégias de forma clara, e, consequentemente, delega tarefas, de maneira correta, para sua base de colaboradores.
No fim das contas, não é sobre saber dar ordens, mas sim inspirar a sua equipe e extrair o máximo de potencial dela. A produção de eventos abrange a habilidade de lidar com pessoas. Portanto, se você ainda não desenvolveu isso na sua liderança, é hora de buscar aprimoramento.
6. Escolha bem os fornecedores
Para que um evento aconteça e dê certo, o produtor também depende do trabalho de diferentes fornecedores. Logo, para evitar dores de cabeça e preservar a imagem do seu negócio perante o público, é recomendado escolher bem as suas parcerias.
Se os seus eventos dependem de equipamento de som e iluminação, por exemplo, o ideal é contar com alguém que você sabe que não vai te deixar na mão e ter opções secundárias, para o caso de algum imprevisto.
Interessante, não é mesmo? Como você pôde ver, tornar-se um bom organizador de eventos depende de um alto grau de organização, cumprimento de prazos e muito mais! O desafio não é simples, porém com as dicas certas, o suporte das ferramentas e conteúdos adequados e o espírito de superação, para sempre entregar o seu melhor, é possível alcançar resultados surpreendentes.
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