A era digital transformou as formas de buscar e consumir soluções. Hoje, grande parte dos usuários de produtos de todos os tipos estão conectados. Dessa forma, usam a internet como meio principal antes de fechar uma compra. Para as empresas, contar com maneiras de vender mais e melhor é fundamental — e uma delas é o marketing de influência.
Mas você sabia que ele não é útil somente na hora de fechar uma compra? Indo além, ele pode ser um grande aliado dos eventos corporativos. Nesse momento, é fundamental saber como ele funciona e de qual maneira é possível aplicá-lo em seu caso particular.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura deste artigo!
O que é e qual o funcionamento do marketing de influência?
É provável que você já tenha ouvido falar dos influenciadores digitais. Eles são personalidades que usam as plataformas em que estão presentes para divulgar produtos e serviços de toda natureza — de acordo com sua opinião e seu público-alvo.
Esse tipo de solução ganhou o mercado nos últimos anos, levando o consumidor a confiar em marcas que, muitas vezes, eles nunca experimentaram. Isso acontece uma vez que o influencer, como também é chamado, desenvolve uma relação próxima com seus seguidores. É comum que ele seja honesto ao realizar os chamados “publi”, que são divulgações de materiais de parceiros.
Então, isso significa que o marketing de influência serve apenas para divulgar produtos e recebidos, certo? Na verdade, não é bem assim! É mais que possível contar com os influenciadores digitais na hora de divulgar e aprimorar a visibilidade de seu evento.
Como aumentar o sucesso de um evento usando o marketing de influência?
É preciso tomar algumas medidas antes de fechar a melhor estratégia e disseminar a ocasião. Elas foram separadas a seguir e são fundamentais na intenção de que você escolha os influenciadores ideais na hora de realizar a divulgação!
Defina os objetivos
O primeiro ponto a ser levado em consideração é o propósito do encontro. Você deseja maximizar as vendas? Promover um item em específico? Aumentar a visibilidade da empresa? Considerar as respostas para essas perguntas é essencial na hora de adicionar o marketing de influência ao seu hall de estratégias.
Sente-se com a equipe e analise o objetivo por trás do evento. Em seguida, formule pequenas metas a serem batidas ao longo de sua realização, buscando compreender como o influencer poderá ajudá-lo em cada uma delas.
Conheça a sua persona
A escolha da estratégia de marketing de influência ideal está diretamente relacionada ao público. Afinal, de nada adianta escolher influenciadores que não falam diretamente com sua persona, certo? Isso é dito, em especial, se o objetivo for o aumento da visibilidade da organização. Realize pesquisas e veja quais influencers fazem parte do dia a dia da sua persona.
Escolha o influenciador certo
Sabidos quais são os influenciadores mais próximos do público que você deseja conquistar, é hora de buscar pelos ideais ao evento. Nesse momento, é fundamental ter a certeza de que eles estão alinhados ao perfil da marca. Caso contrário, pode ser que os resultados não sejam tão bem-sucedidos quanto você imagina.
Na hora de fechar contrato com o profissional, é importante considerar que cada um negociará de uma forma diferente. Busque algo que funcione para as duas partes. Além disso, procure construir o planejamento junto ao influencer, alinhando os objetivos e garantindo que todos estejam na mesma página.
Determine o tipo de estratégia
Existem diversas opções a serem trabalhadas pelo marketing de influência. Em evento, algumas das opções são:
- divulgação, nas plataformas do influencer, de códigos de desconto para participar do evento;
- sorteios, cujo prêmio é o ingresso;
- disseminação do horário e da data, levando o público do influenciador até o espaço;
- a presença da personalidade, convidando os seguidores a irem até o local etc.
Defina quais dessas opções é melhor em seu caso. É possível utilizar mais de uma estratégia ao mesmo tempo, maximizando a eficiência desse tipo de marketing.
Adapte o evento à presença do influenciador
Caso opte por contratar o influencer para aparecer no espaço, certifique-se de que o ambiente esteja preparado. Isso é dito em termos de segurança, de espaço para que o profissional se sente e dos acordos internos feitos entre as partes.
Quanto maior a relevância do influenciador, maiores são as chances de que o público deseje tirar fotos e peça por autógrafos. É preciso que haja adaptação nesse sentido, evitando tumultos e tirando o foco da ideia por trás do evento.
Estruture o processo de vendas
Caso o marketing de influência seja usado na intenção de aprimorar as vendas, é preciso que as estratégias estejam bem alinhadas. Como o influenciador será útil nesse sentido? Defina se é preciso realizar alguma ação online de forma prévia ao evento ou não — usando apenas a presença do profissional na hora de atrair possíveis compradores. Finalmente, prepare a equipe para atuar lado a lado com o influencer.
Qual é a importância de analisar os resultados?
Esse tipo de marketing tende a trazer bastante sucesso aos que optam por ele. Contudo, é imprescindível que a devida mensuração seja realizada após o evento. Afinal, é somente por meio dela que você saberá se os objetivos delimitados foram atingidos e se essa é uma estratégia que funciona para você.
Busque por boas ferramentas de monitoramento. Em seguida, coloque os dados obtidos em gráficos, tabelas ou outros métodos de mensuração e leve-os ao conhecimento da equipe. Finalmente, confira a funcionalidade por trás da estratégia e, caso opte por utilizá-la novamente, corrija possíveis gargalos e aprimore resultados.
O marketing de influência pode ser um grande aliado de seus eventos. Nesse momento, é imperativo que você escolha os profissionais certos, alinhe metas e objetivos, conheça seu público e garanta que todos os detalhes estejam de acordo com as estratégias! As dicas acima são excelentes formas de obter sucesso. Conte com elas!
Se você deseja ter ainda mais êxito em seus negócios, não deixe de conferir sugestões de planejamento de marketing capazes de otimizar tanto seus eventos quanto os processos da empresa!
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