Interatividade para eventos: não faltam variedades e vantagens!
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Está procurando maneiras de realizar um evento marcante? Por conta do investimento necessário, sua empresa certamente quer obter retorno. Porém, para alcançar esse objetivo, é necessário boa organização. Como parte do planejamento, é importante encontrar maneiras de encantar os visitantes, o que faz das técnicas de interatividade para eventos uma ótima estratégia.

Se você conseguir transformar seu evento em uma ocasião inesquecível, além de fechar vendas imediatas, sua empresa continuará na mente dos participantes e será lembrada no momento ideal. Por isso, vale a pena entender o que é e como funciona a interatividade para eventos. Então, continue a leitura e fique por dentro das nossas dicas!

O que é interatividade para eventos?

Até algum tempo atrás, as empresas se comunicavam com clientes e potenciais compradores de maneira unilateral. Aliás, isso ainda acontece por meio do rádio e da televisão. Porém, esses veículos de comunicação estão cada vez mais longe de agradar a geração atual de consumidores.

Hoje em dia, os clientes não querem ouvir tudo sem poder dizer alguma coisa. Afinal, a internet e as redes sociais diminuíram a distância entre os compradores e as pessoas por trás das marcas. Dessa forma, agora o consumidor tem a chance de conversar com as empresas e conhecer a filosofia delas.

Assim, uma das principais características que tem marcado o relacionamento entre as marcas e seus clientes é a interatividade. Acontece que isso não fica restrito apenas ao ambiente virtual. Consumidores gostam de aproveitar presencialmente as experiências proporcionadas pelas empresas que eles admiram.

Então, ao organizar um evento, é melhor deixar de lado a antiga ideia de visitantes caminhando passivamente pelos corredores. O ideal é planejar formas de as pessoas participarem, seja por meio da comunicação, seja por meio da interação com objetos e ambientes.

Em eventos interativos, os visitantes podem contribuir com seus próprios conhecimentos e experiências, fazer networking e, claro, se distrair com as atrações que fazem parte da ocasião. Por acrescentar interatividade ao seu evento, sua marca continuará fazendo parte das lembranças dos participantes por muito tempo.

Por que vale a pena investir na interatividade em eventos?

Como você pôde perceber até agora, a interatividade para eventos se tornou uma necessidade para quem quer se destacar e fazer bons negócios. Veja alguns benefícios de investir nessa estratégia.

Ampliação da visibilidade da marca

A publicidade tradicional baseada na comunicação de mão única está perdendo eficiência e já não serve mais para manter uma empresa na mente de potenciais clientes. Por outro lado, realizar um evento interativo aumenta as chances de os participantes procurarem mais informações sobre a marca, a fim de conhecer melhor os produtos ou serviços oferecidos.

Construção de autoridade

Quando uma marca consegue envolver os participantes em experiências inovadoras e interativas, ela transmite a ideia de que realmente entende do assunto. O bom disso é que potenciais compradores confiam mais em quem mostra que é especialista.

Proximidade com o cliente

Por oferecer uma experiência interessante, o cliente em potencial é naturalmente atraído à sua apresentação. Essa aproximação dá a oportunidade de o visitante ter contato com as pessoas por trás da empresa e desenvolver até mesmo admiração pela marca.

Apresentação eficiente do produto

A interatividade abre as portas para que o cliente se aproxime do produto, a fim de conhecê-lo de perto. Se ele puder tocar, manusear e testar a peça, melhor ainda. Assim, você conseguirá estimular mais do que apenas a visão do visitante. Por atiçar sua curiosidade, as chances de fazer negócio serão bem maiores.

Como aplicar a interatividade em eventos?

Já que vale a pena realizar um evento interativo, você deve estar pensando em formas de implementar essa estratégia. Então, dê uma olhada nas sugestões que nós separamos.

Conheça o público participante

Antes de mais nada, é importante ter em mente a quem será dirigido o evento. Sem esse foco, não será possível oferecer atrações que sejam realmente interessantes. Por isso, é importante determinar quem serão os participantes, a faixa de idade deles e qual será o objetivo dessas pessoas no momento em que se inscreverem.

A partir do momento em que você tiver uma boa noção do público-alvo, será mais fácil definir o conteúdo que será oferecido.

Divulgue o evento

Se você vai investir em um evento incrível, é claro que é preciso fazer uma boa divulgação. Você pode usar panfletagem, embora o marketing digital possibilite um direcionamento muito mais eficiente da comunicação. Além disso, a produção de vídeos e até mesmo um site específico para a divulgação do evento podem ajudar a provocar a curiosidade dos convidados.

Disponibilize totens interativos

Totens equipados com tablets podem ser utilizados para cumprir diversos objetivos. Por exemplo, eles podem entreter quem está passando por ali ou até mesmo fornecer informações diversas sobre o evento. Esse tipo de interação enriquece a experiência que os participantes estão usufruindo.

Realize jogos e quizzes

Aqui está outro recurso que pode ser implementado com o apoio de tablets. Entretanto, não se trata de simplesmente disponibilizar um jogo qualquer para que os visitantes passem tempo nele. É preciso direcionar essa estratégia de forma que ela esteja alinhada com o seu negócio.

É possível adquirir games personalizados com a marca, a identidade visual e textos que façam referência a sua empresa. Essa interatividade divertida é capaz de causar uma forte impressão na mente do potencial cliente.

Alie interatividade à tecnologia

A tecnologia permite um grau muito elevado de interatividade. Com o apoio de certos equipamentos, mesmo sem um funcionário por perto, o participante pode ficar à vontade para explorar informações sobre produtos e serviços da empresa. O próprio fato de manusear um aparelho desses para consultar algo interessante já traz a boa sensação de aprender algo novo e fixa ainda mais a marca na mente do usuário.

Neste artigo, você viu como a interatividade para eventos, aliada à tecnologia, pode tornar a ocasião muito mais interessante. Permanecer na memória de potenciais clientes é uma forma de garantir futuros negócios. Tudo depende de um bom planejamento e um investimento que é pequeno em comparação com o retorno esperado.

Que tal colocar um pouco de tecnologia no seu evento e fazer dele uma ocasião incrível? Entre em contato com a gente agora mesmo e fale com um de nossos consultores!

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