Pesquisa de mercado em diferentes regiões: 5 problemas - Tec Mobile
Investigación de mercados
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

O sucesso de uma pesquisa de mercado está muito ligado ao planejamento do projeto, especialmente se ele abranger diferentes locais e regiões. Se não for definida e seguida uma metodologia bem organizada e fundamentada, métodos tecnológicos de coletar e processar as informações entre outros detalhes importantes, isso pode causar grandes problemas e prejuízos.

Nesse artigo, nós listamos 5 dos principais problemas gerados pela falta de planejamento e da consideração das melhores soluções para a realização de uma pesquisa de mercado:

1. Mais equipamentos e recursos para a coleta de dados

Se você ainda costuma realizar suas pesquisas de mercado no papel isso é muito preocupante. É uma realidade global desse mercado fazer pesquisas de forma digital, pois além de mais econômico e rápido, a informação coletada tem muito mais credibilidade e isso tem um impacto importante para seu negócio.

Nos projetos onde as entrevistas devem ser realizadas em diferentes regiões, o desafio sem tecnologia é monumental. Afinal, gasta-se muito mais com mão de obra, deslocamentos e outros recursos para a coleta de dados.

Nesse movimento já consolidado de fazer as pesquisas de modo digital, muitas empresas decidem comprar seus próprios equipamentos, especialmente tablets. Porém, seu maior problema vem após todo o processo: além de alto investimento inicial, depois da pesquisa de mercado ser concluída, você terá em suas mãos diversos produtos que se tornarão obsoletos rapidamente, deverá ter colaboradores para zelar por esses equipamentos, encontrar uma forma de guardá-los com segurança….

No mais, imagine quando sua demanda está em alta. Vai sempre ter que comprar mais e mais tablets?

Enfim, essa certamente não é uma boa ideia.

2. Demora na apuração dos resultados da sua pesquisa de mercado

Realizar uma pesquisa de mercado em diferentes regiões com papel e caneta já não é nada fácil, além de algo ultrapassado, como já dissemos. Utilizando esse método, fatores super importantes certamente estarão prejudicados como o confiável processamento das informações coletadas e a ágil apuração dos resultados.

Caso você conte com tablets próprios para a realização das pesquisas digitais, problemas como incompatibilidade entre a versão do sistema operacional com o software onde o script foi programado, duração de bateria, e ainda, dispositivos ultrapassados que podem parar de funcionar no meio do projeto são variáveis que você deve considerar para que não tenha dificuldade tanto na coleta correta quanto na ágil apuração dos dados…

3. Maiores custos na realização da pesquisa de mercado

Mais mão de obra, mais recursos e, inevitavelmente, mais gastos. Quanto mais ampla e abrangente for a pesquisa de mercado, maiores serão as preocupações e os custos se não houver planejamento e a devida consideração das melhores opções de acordo com as necessidades do projeto.

Especialmente se sua empresa tiver que adquirir novos tablets, o valor de investimento inicial não será baixo. No caso dos papéis, além de não ser uma escolha econômica, também não é nada sustentável!

Você deve ainda considerar que tratando-se de informações que exigem serem preservadas por um certo período, ainda será necessário muito espaço físico para guardar tantas e tantas folhas e papel ao longo do tempo.

4. Preocupações com a logística e o cumprimento dos prazos

Transportar os equipamentos, de forma segura, para garantir toda a estrutura adequada para a realização de uma pesquisa de mercado em diferentes regiões, com certeza, é uma das principais preocupações dos institutos de pesquisa e empresas de coleta de dados.

A decisão de realizar as pesquisas no papel, bem como a de adquirir tablets novos e fazer a distribuição tempestiva deles para as praças onde serão feitas as entrevistas, fazem com que a responsabilidade nesse processo decisório se torne dramaticamente grande e, quando não organizado, dificulta o cumprimento dos prazos e a realização de todas as etapas do projeto.

5. Menor controle durante os processos e problemas técnicos

Tanto as pesquisas realizadas em equipamentos próprios como aquelas em papel trazem preocupações e têm suas particularidades. No caso do papel, por exemplo, a chance de erros por falha humana é grande, além de não haver a informação em tempo real. Não obstante, seu projeto vai demandar muito mais trabalho e cuidado em meio a tantos resultados transcritos, ao invés de digitais.

Já no primeiro caso, o cuidado vai muito além dos materiais. É preciso garantir toda a estrutura adequada para que a pesquisa de mercado seja bem-sucedida, incluindo a conexão com a internet, a prevenção de problemas técnicos e a segurança dos dados, caso os tablets sofram algum dano ou até mesmo sejam extraviados.

Concluindo nosso artigo, esses pontos chave apontados devem ser sempre tratados com especial atenção em todos os projetos de pesquisa de mercado e opinião. Para esses possíveis problemas há certamente soluções disponíveis no mercado e acessíveis do ponto de vista financeiro. Essas alternativas, aliás, podem gerar maior economia de recursos em seus projetos tornando sua empresa muito mais competitiva e alinhada com as exigências do mercado.

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